Compartilhe essa Notícia:

Dezenas de estabelecimentos e caminhões foram abordados em várias regiões do estado.


A Secretaria de Fazenda do Maranhão (Sefaz-MA) realizou na última quarta-feira (22) a segunda fase da operação Alerta Garrafão, intensificando a fiscalização no interior do Estado. Foram abordados dezenas de estabelecimentos e caminhões, especialmente na região de Caxias, Imperatriz, Bacabal, Santa Inês e Timon.

A operação fiscalizou simultaneamente os garrafões com água em caminhões, depósitos e distribuidoras, identificando a quantia de aproximadamente mil garrafões de água mineral e adicionada de sais, de 20 litros, sem selo fiscal. Outros dois mil garrafões sem o acompanhamento das referidas notas fiscais também foram apreendidos.

O uso do selo fiscal de controle em vasilhame que contenha água mineral natural ou água adicionada de sais é obrigatório no Maranhão desde 1º de julho de 2016 e foi regulamentado pela Lei n° 10.356/2015 e o Decreto Estadual nº 31.625/2016.

O descumprimento da obrigação sujeita o infrator a multa de R$ 90,00 para cada garrafão sem o selo fiscal ou com selo fiscal irregular, de acordo com o inciso XXIV, art. 80, da Lei 7.799/02.

A obrigatoriedade do selo fiscal, segundo a Sefaz, traz bons resultados no controle da comercialização e o pagamento do ICMS incidente sobre a venda de água mineral no regime de substituição tributária. Auxilia, também, no combate à concorrência desleal de empresas irregulares, dificultando a entrada clandestina de produtos no mercado.

Para os consumidores, o selo mostra a segurança da procedência do produto, garantindo o consumo de uma água de qualidade.

As próximas fases da operação Alerta Garrafão, contarão com a participação de outras instituições fiscalizatórias e terá abrangência em toda a cadeia produtiva, envasadoras, distribuidoras e depósitos nos municípios do Maranhão.

A operação Alerta Garrafão é uma operação de fiscalização coordenada pela Sefaz-MA, por meio da ação do setor de fiscalização de substituição tributária e participação das unidades de Planejamento (UPCAF), Trânsito (Cotaf-Trânsito) e Unidades Regionais de Fiscalização (Ufres), no qual equipes de auditores fiscais, com o apoio da Polícia Militar, fiscalizam o comércio de água de 10 litros e de 20 litros sem selo fiscal no estado do Maranhão.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Deve ter muita água de açude e igarapé, só filtrada. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Acontece muito águas que se dizem mineral com gosto pior do que água de poço sem filtragem......

    ResponderExcluir
  3. Sacanagem tá grande, vendendo água de poço como se fosse mineral

    ResponderExcluir
  4. Gente so fake News isso . Esse caminhão e do meu pai, não tá preso coisa nenhuma !!!

    ResponderExcluir