Compartilhe essa Notícia:

Advogados alegam que ministro não pode ser interessado na causa e juiz.


A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), seja afastado da relatoria das investigações que apuram a existência de uma organização criminosa que teria atuado numa tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. 

Em petição protocolada nesta quarta-feira (14), a defesa argumentou que Moraes não pode ser interessado e ao mesmo tempo juiz do caso. Isso porque o ministro aparece nas investigações como alvo dos supostos golpistas. 

Em paralelo, os advogados também pediram a devolução do passaporte de Bolsonaro, apreendido no âmbito da Operação Tempus Veritatis, autorizada por Moraes. O ex-presidente, é um dos alvos e foi proibido de deixar o país ou de se comunicar com os demais investigados.

Ao todo, foram cumpridas 48 medidas cautelares contra diversos investigados, incluindo ex-assessores diretos de Bolsonaro e militares da ativa e da reserva.

Pedido

A defesa de Bolsonaro sustenta que a própria PF, em petição, atestou “de maneira indubitável” que Moraes seria vítima central dos atos investigados, com os investigadores “destacando diversos planos de ação que visavam diretamente sua pessoa”.

Segundo os advogados, Moraes teria determinado medidas cautelares contra pessoas que supostamente lhe infligem receio pessoal, “ou seja, assumiu, a um só tempo, a condição de vítima e de julgador”, diz a peça da defesa. 

O pedido foi direcionado ao presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, e é assinado por sete advogados, entre os quais o criminalista Paulo Cunha Bueno, e Fabio Wajngarten, ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, que depois passou a representar o ex-presidente. 

Em relatório encaminhado ao Supremo, a PF informa ter colhido indícios de que Bolsonaro recebeu e pediu alterações em uma minuta de decreto para realizar um golpe de Estado. O documento, segundo o relatório policial, previa intervenção na Justiça Eleitoral e a prisão de Moraes.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

6 Comentários

  1. Esse bolsonaro já pra ter sido era banido da sociedade brasileira. Essa lástima fez tudo de ruim e ainda exigindo algo da justiça, um carniça desse que só induz violência entre as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Depois do dia 22 Flávio Dino assume a pasta.

    ResponderExcluir
  3. Tá bom boneca!! Aguenta a peia seu cabra vei safado!!

    ResponderExcluir
  4. Vamos descobrir quem paga pro blogueiro postar sobre esse cara q não hosta de nordestino

    ResponderExcluir
  5. Alexandre de Moraes age rasgando a constituição brasileira, passando por cima das leis apenas para perseguir adversário político, um juiz "deveria" ser IMPARCIAL, se quisesse fazer política deveria se CANDIDATAR AO CARGO POLÍTICO

    ResponderExcluir
  6. Toda vez que a polícia federal investigava ele e os filhos ou alguém próximo a ele,ele afastava o delegado, agora tem que aguentar o pau, não tá mais no poder pra fazer o que quer

    ResponderExcluir