Compartilhe essa Notícia:

Foram encaminhados 2,5 mil equipamentos a escolas públicas e instituições sociais do país, em comemoração ao Dia Nacional da Inclusão Digital


O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, oficializaram nesta terça-feira (26) a doação de 2,5 mil computadores a escolas públicas e instituições sociais, em comemoração ao Dia Nacional da Inclusão Digital - celebrado na quarta (27).

É um dia para festejar as ações do Governo Federal, do Ministério das Comunicações, que está mudando vidas por meio destes computadores, da conectividade, da internet, principalmente para aqueles que mais precisam. Avançar, promover inclusão digital, é nossa principal missão. Olhar para as pessoas que vivem em locais de difícil acesso e poder transformar realidades”, disse Juscelino.

Esta é a maior destinação de equipamentos feita de uma só vez na história do programa Computadores para Inclusão, e levou a iniciativa a atingir a marca de 40 mil máquinas distribuídas no país. O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participou da cerimônia.

“Quando falamos em inclusão digital, não estamos falando apenas de inclusão digital, mas de cidadania e de conhecimento. E o Ministério das Comunicações está de parabéns por fazer com que a cidadania e o conhecimento cheguem até as pessoas, para que elas tenham voz e vida ativa a partir da inclusão digital. É o que torna o Brasil democrático”, enfatizou Vieira.

Os 2,5 mil computadores entregues aos Pontos de Inclusão Digital são resultado, em sua maioria, de uma doação de 2,6 mil equipamentos da Caixa que não estavam em condições de uso, por estarem obsoletos ou com alguma avaria. Eles foram então encaminhados para os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) parceiros do Programa, onde foram preparados para novo uso por estudantes - majoritariamente jovens em situação de vulnerabilidade social - durante as aulas de formação profissional.

“Falar de conectividade, de levar internet e computadores às pessoas, é dizer que o Brasil é dos brasileiros. Para além da entrega dos computadores, é o Governo Federal se conectando às instituições, entidades sociais que lutam por esse país. Significa desenvolvimento, direitos humanos e cidadania em nome da soberania nacional”, afirmou Almeida.

Computadores para Inclusão

Os equipamentos serão destinados a Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em todos os estados, além do Distrito Federal. Eles fazem parte do primeiro lote de máquinas que serão recolhidas de agências da Caixa, por meio de acordo de cooperação técnica. Nos próximos dois anos, a expectativa é chegar a 40 mil computadores doados.

Até 2022, o Programa Computadores para Inclusão tinha uma média de 2,4 mil doações por ano. Já no ano passado, o Ministério das Comunicações dobrou o total de doações anuais e destinou 5,7 mil computadores. Para 2024, a meta do MCom é chegar a 12 mil máquinas doadas por meio da iniciativa.

Parceria

Durante o evento, o Ministro Juscelino Filho também oficializou a assinatura de um acordo de cooperação entre o Ministério das Comunicações e o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB), com a presença do diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola, Victor Bicca.

Com objetivo de aumentar a oferta de qualificação profissional nos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), a Coca-Cola disponibilizará uma plataforma educacional a jovens inscritos em cursos oferecidos pelos centros. Eles terão acesso a formações adicionais, com foco em empreendedorismo e mercado de trabalho.

Instituições sociais

Pescadora da colônia Z-18, de Lagoa do Carro, município pernambucano, Maria das Neves dos Santos, conhecida como Maria das Águas, foi uma das representantes de entidades sociais que receberam os certificados de doação de computadores pelo Ministério das Comunicações.

Em seu discurso, Maria das Águas revelou a importância desta terça-feira. Além da comemoração pelo Dia Nacional da Inclusão Digital, a pescadora também celebra os 66 anos de idade e o recebimento de computadores para a colônia.

“Vivemos em uma área distante da capital, Recife, com muitos problemas de acesso a internet. É a primeira vez que vamos ter internet e computadores para as nossas pescadoras e pescadores”, disse.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. quantos bilhoes foram roubados ne ? tem muita campanha politica que sera paga e fazendas que irao aumentar , mas isso e o brasil .

    ResponderExcluir