Compartilhe essa Notícia:

O ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes confirmou à Polícia Federal (PF) que esteve presente em reuniões com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tratar de minutas de teor golpista contra as eleições presidenciais de 2022.

Freire Gomes relatou aos investigadores que Bolsonaro apresentou um documento que decretava Estado de Defesa e criação de uma comissão de regularidade eleitoral para apurar a legalidade do processo de votos.

O militar contou que, a princípio, foi apresentado aos comandantes das Forças Armadas o plano golpista. No entanto, posteriormente, quando perceberam que os militares não iriam aderir a qualquer ato contra a democracia, membros do governo iniciaram ataques pessoais contra eles.

Walter Braga Netto, candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022, chegou a chamar Freire Gomes de “cagão” numa mensagem interceptada pela PF por ele não aceitar o suposto plano de golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele também estimulou ataques ao então comandante do Exército.

Os investigadores apuram o papel dos ex-comandantes do Exército Marco Antônio Freire Gomes e da Aeronáutica Carlos Baptista Júnior no plano golpista supostamente elaborado por Bolsonaro. Freire Gomes também disse aos agentes da PF recordar de que o então comandante da Marinha, Almir Garnier, se colocou à disposição de Bolsonaro.

Reunião gravada

A PF aponta que, em 5 de julho de 2022, ocorreu uma reunião da “alta cúpula” do governo Bolsonaro com a “finalidade de cobrar dos presentes conduta ativa na promoção da ilegal desinformação e ataques à Justiça Eleitoral”.

As imagens foram encontradas em um computador apreendido na casa de Mauro Cesar Barbosa Cid, tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. Participaram do encontro, entre outros membros do governo, Jair Bolsonaro, Anderson Torres, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Mário Fernandes e Walter Braga Netto.

“E eu tenho falado com os meus 23 ministros. Nós não podemos esperar chegar 23, olhar para trás e falar: ‘O que que nós não fizemos para o Brasil chegar à situação de hoje em dia?’ Nós temos que nos expor. Cada um de nós. Não podemos esperar que outros façam por nós. Não podemos nos omitir. Nos calar. Nos esconder. Nos acomodar. Eu não posso fazer nada sem vocês. E vocês também patinam sem o Executivo”, disse Bolsonaro, na época.

Depoimento à PF

O general Freire Gomes prestou depoimento no começo do mês à PF, que durou mais de sete horas, para responder aos questionamentos sobre a minuta golpista disputada pelo primeiro escalão do governo Bolsonaro.


Fonte: Metrópoles 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

13 Comentários

  1. Eu só vejo que esse bandido do bolsonaro já era pra estar atrás das grades há a muito tempo, e ainda hj rola essa mulecagem de adquirir provas
    Se já tem provas suficientes pra esse indivíduo morrer na cadeia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa raiva toda contra o Bolsonaro, é resultado dos boletos atrasados ou é o pé de pano atacando de novo? kkkkkkk.

      Excluir
  2. Bolsonaro montou uma organização criminosa muito grande no governo,mais a casa dele tá caindo, Jajá ele vai preso,pena que não fica muito tempo, quando for preso logo vem um advogado falando que ele está com a saúde indebilitada,e tem de ir pra prisão domiciliar

    ResponderExcluir
  3. PRA QUER PROVAS MAIS CLARA DE QUEM ESTÁ NO COMANDO DO BRASIL, JUSTIÇA VC É DAQUELE QUE ACREDITA, JUSTIÇA SÓ DE DEUS.

    ResponderExcluir
  4. será se essas urnas sao tao seguras que em eleicao pra conselheiros tutelares as mesmas urnas foram utilizadas e foi analudas devido manipulacao kkkkk, so acredita nas urnas quem, gosta de ser enganado , TSE e alexandre quem elegeram o Molusco 9 dedos

    ResponderExcluir
  5. Pública aí carlinhos que o idosos vão pagar imposto de renda, publica a volta do dpvat ou que lula é vergonha mundial .kkkk

    ResponderExcluir
  6. Pública aí que não tem picanha nem abobora só preço alto de todas as mercadorias

    ResponderExcluir
  7. Pública aí que os vazeiros estao quase parando por falta de passageiros

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus nunca vão se conformar kkkkkkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lula é ladrão. Ele foi delatado, investigado, julgado, condenado, preso e cumpriu pena por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. E foi solto com uma canetada do min. do STF Édson Fachin que foi colocado lá pelo pt exatamente pra isso.

      Excluir
  9. Provas pé de cobras, só falam, mas nunca mostram uma prova concreta

    ResponderExcluir
  10. O gado tão ficando tudo doido vendo que a casa tá caindo pro lado do vaqueiro deles, Bolsonaro agora tá lascado, quando tava na presidência tava latindo grosso, agora tá latindo fino mansinho

    ResponderExcluir
  11. A VONTATE É TÃO GRANDE DE PRENDER UMA PESSOA SÓ SE PRENDE COM PROVAS, TIPO LULA.

    ResponderExcluir