Compartilhe essa Notícia:

A feira, que acontece anualmente em Las Vegas, reúne novidades tecnológicas do setor

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, está participando do NAB Show, em Las Vegas, o maior evento de radiodifusão do mundo, para debater os últimos passos para adoção da TV 3.0 no Brasil. A feira reúne as principais novidades tecnológicas do setor, com a presença de empresas e produtores de mais de 160 países.

“A implantação efetiva da TV 3.0 é um processo de longo prazo, semelhante à migração da tecnologia analógica para a digital, mas hoje estamos criando os alicerces para implementação dessa tecnologia no futuro. A previsão é que a TV 3.0 esteja apta a iniciar sua implantação, de forma voluntária, a partir de 2025”, disse Juscelino.

No domingo (14), Juscelino se reuniu com a presidente do ASTC (Comitê de Sistemas Televisivos Avançados, em tradução livre da sigla em inglês), Madeleine Noland, sobre o padrão tecnológico norte-americano (ATSC 3.0), que é um dos que concorrem para implantação no Brasil. O ministro também acompanhou uma demonstração sobre as funcionalidades da tecnologia.

Mais cedo, Juscelino também fez a palestra de abertura da SET’30, organização brasileira de profissionais e empresas de mídia e entretenimento, para debater as tendências tecnológicas emergentes na transmissão televisiva. Além disso, se reuniu com Curtis LeGeyt, CEO da NAB (Associação Nacional de Radiodifusores, em tradução livre da sigla em inglês).

Nesta segunda-feira (15), a agenda contou com visita ao estande da Sony e reunião com emissoras de TV e a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão).

A delegação do Ministério das Comunicações é também formada pelo secretário de Comunicação Social e Eletrônica, Wilson Diniz Wellisch; pelo diretor de Inovação, Regulamentação e Fiscalização, Tawfic Awward Junior; e pelo chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Jeferson Nacif.

TV 3.0

O ministro anunciou no mês passado que o novo padrão de televisão aberta vai estar pronto para transmissão no próximo ano, com o objetivo de revolucionar o setor com uma integração completa dos canais de TV com a internet.

A navegação será mais interativa, passando a ser feita apenas por aplicativos, abandonando o atual sistema por números. Isso permitirá que os canais ofereçam, além do que já é transmitido ao vivo por sinal aberto, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e muitas outras possibilidades.

A qualidade da imagem irá, no mínimo, quadruplicar. O padrão atual, que é a TV Digital com Full HD, passará a ser transmitido pelo ar em até 4k, ou até 8k caso seja assistido pela internet. Isso significa que a imagem terá ao menos quatro vezes mais pixels, trazendo mais informações por espaço, melhorando a cor e a nitidez. O contraste também vai ser aprimorado, por meio de tecnologias de HDR (High Dynamic Range).

Com som imersivo, a tecnologia vai permitir que o telespectador tenha a sensação de estar no ambiente que está sendo assistido. O telespectador poderá, por exemplo, escolher entre ouvir apenas o microfone do cantor com a banda ou destacar o som da plateia.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários