Compartilhe essa Notícia:

Em Natal, 700 computadores foram doados para escolas e associações do estado; Blitz da Telefonia Móvel, em parceria com Anatel, fiscaliza sinal de celular em 20 locais.

Com o objetivo de melhorar a conectividade e promover a inclusão digital no Rio Grande do Norte, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi a Natal nesta segunda-feira (8) para participar da entrega de 700 computadores a escolas e associações do estado e para realizar a Blitz da Telefonia Móvel na cidade.

“Essa é uma das missões que o presidente Lula nos deu de levarmos conectividade para todo o Brasil. E, através dessa Estratégia Nacional das Escolas Conectadas, estamos levando banda larga, levando internet para todo o Brasil. Porque hoje a internet é um item essencial na vida de todo mundo e é claro que não é diferente na vida da educação na vida das escolas. Hoje a gente tem que investir na internet para essa infraestrutura chegar nas escolas e para uso pedagógico para as escolas”, disse Juscelino.

A cerimônia de doação foi realizada na Escola Municipal Prof. Carlos Bello Moreno, que recebeu 20 desses equipamentos, que serão utilizados para fins pedagógicos. Os 700 computadores fazem parte do programa Computadores para Inclusão, que proporciona a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em unidades de ensino e associações.

Por meio do programa, equipamentos de instituições e empresas públicas que não estão mais em condições de uso, por estarem obsoletos ou com alguma avaria, são encaminhados para Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) para serem preparados para novo uso por estudantes - majoritariamente jovens em situação de vulnerabilidade social - durante as aulas de formação profissional.

O Computadores para Inclusão já doou 37,2 mil equipamentos para 2,6 mil Pontos de Inclusão Digital em 779 municípios em todo o Brasil. Mais de 145 cursos foram oferecidos, capacitando mais de 33 mil alunos para a era digital.

Mais cedo, o ministro inaugurou a 1ª fase da Infovia Potiguar, que interliga diversos municípios do Estado e leva internet de alta velocidade aos moradores do interior.

Fiscalização

O ministro Juscelino Filho também participou do início da Blitz da Telefonia Móvel em Natal, uma parceria do Ministério das Comunicações com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para avaliar problemas de conectividade nas cidades, em especial nas chamadas regiões de “sombra”, checando a qualidade do sinal e velocidade de download das faixas 4G e 5G.

Ao todo, serão feitas medições em 20 pontos até quarta-feira (10). O sinal é medido por técnicos da Anatel. A partir das informações, é elaborado um relatório que é enviado para as operadoras, que têm até seis meses para sanar os problemas encontrados. A meta do Ministério das Comunicações é de que todas as capitais recebam a iniciativa até o final deste ano.

“A Blitz da Telefonia chega hoje aqui a Natal para que os técnicos da Anatel fiquem os próximos dias percorrendo uma rota que foi previamente montada com base nas informações que eles apuram, de acordo com as reclamações que chegam nos canais de atendimento. Eles preparam essa rota para fazer uma aferição mais apurada desse serviço para que o serviço chegue com a melhor qualidade para toda a população”, destacou Juscelino Filho.

A Blitz é uma resposta do Ministério das Comunicações aos problemas na telefonia móvel relatados em todo o país e faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, o ConectaBR. Os locais foram escolhidos tendo como base as reclamações feitas pela população dos municípios.

O programa tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, que passou de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários