Compartilhe essa Notícia:

Além disso, foi realizada Blitz da Telefonia Móvel para avaliar a qualidade do serviço.

Em mais duas agendas na cidade de Macapá (AP), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, acompanhou nesta sexta-feira (3) ações de conectividade e de inclusão digital. No Parque de Exposições Engenheiro Agrônomo Roberto Ferreira da Silva, local em que acontecia a Caravana Federativa, Juscelino entregou 1 mil computadores e participou da solenidade de formação de 600 alunos.

“Nós hoje estamos juntos com a Caravana Federativa, aproximando o governo do Estado e os municípios com as ações do governo Federal. E o Ministério das Comunicações se soma aos demais ministérios fazendo a entrega dos computadores para o Amapá”, disse Juscelino.

Os computadores foram doados para o estado para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) para ampliar ações de incentivo à conectividade e a formação de novos alunos.

Além da doação dos computadores, também aconteceu a formatura dos 600 jovens e adultos que foram capacitados em cursos promovidos pelo Computadores para Inclusão (CRC) da Unifap. A parceria entre a Universidade e o Ministério começou em 2022, com o recondicionamento de computadores e formação de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“Hoje trazemos aqui para o estado do Amapá mais oportunidade de Educação. As escolas públicas do Amapá serão conectadas com banda larga para as crianças terem acesso a inclusão digital. E vamos avançar com o programa Computadores para Inclusão, que hoje entregamos 600 diplomas”, destacou o ministro.

Os cursos oferecidos vão desde a capacitação básica em informática até temas mais avançados como Inteligência Artificial e programação. Desde o início do programa, o Ministério das Comunicações já formou mais de 36 mil alunos e destinou mais de 3 mil toneladas de resíduos descartados de forma correta.

O coordenador do CRC do Amapá, Rafael Pontes, ressaltou que os novos computadores vão dar mais oportunidades para as pessoas. “Hoje é um dia espetacular para o Amapá. Os 1 mil computadores vão beneficiar 16 municípios e com isso vamos ampliar a inclusão digital. Essa parceria entre o Ministério das Comunicações e a Universidade Federal do Amapá gera uma política pública de formação e capacitação, que vai mudar a realidade de comunidades vulneráveis e permitir que eles possam desenvolver atividades de capacitação gerando emprego e renda para essas pessoas”.

Blitz da Telefonia Móvel

Na Praça da Bandeira, na região central de Macapá, o ministro Juscelino Filho participou da Blitz da Telefonia Móvel que, desde a última terça-feira (30), avalia a qualidade do serviço prestado pelas operadoras móveis que atendem a região.

“Chegou a informação que, aqui na região da Praça da Bandeira, algumas operadoras não estão prestando um serviço de qualidade. Por isso, estamos neste ponto com os técnicos da Anatel”, disse Juscelino, que completou que a política pública começou o ano passado, por conta das reclamações sobre a qualidade do serviço de telefonia que estava chegando para a população.

“Este é serviço essencial para a vida de todos e, baseado nisto, resolvemos criar, por meio de uma portaria ministerial, a política nacional da qualidade da banda larga móvel Conecta BR. A Blitz é parte dessa política que tem percorrido o Brasil”, enfatizou. Macapá é a sétima capital que recebe a fiscalização.

A Blitz é uma parceria entre o Ministério das Comunicações com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para avaliar problemas de conectividade nas cidades, em especial nas chamadas regiões de “sombra”, checando a qualidade do sinal e velocidade de download das faixas 4G e 5G.

O governador do Amapá, Clésio Vieira, reforçou a importância de ter um serviço de telecomunicação de qualidade. “O serviço prestado pelas operadoras de telefonia é um dos itens de mais reclamações nos Procons de todo o Brasil. Essa fiscalização é boa para todo mundo, mas principalmente para o usuário final que consome o serviço de telefonia móvel”, pontuou.

Ao todo, foram testados 16 pontos entre as cidades de Macapá e Santana. São mais de 635 mil pessoas atendidas pela telefonia móvel nesses municípios. Com o resultado dos testes, será possível avaliar como está a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras, conforme explica o secretário de Telecomunicações (Setel) do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius.

“Hoje encerramos a Blitz da Telefonia aqui na região metropolitana de Macapá. Junto com a Anatel, foram feitas as medições e vamos conseguir fazer uma fotografia da cobertura e da qualidade do 4G e 5G da região. Isso favorece diretamente o cidadão amapaense, que vai sentir no seu dia a dia uma melhora na qualidade da conexão e na ampliação da cobertura. Isso muda diretamente a qualidade de vida do cidadão”, destacou o secretário.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários