Joselândia: Barragem do Rio Flores está sucateada e ameaça a segurança dos municípios da nossa região
A falta de manutenção na barragem preocupa a população. |
Em Joselândia, a Barragem do Rio Flores vem mostrando sérios sinais de desgaste na sua estrutura, ameaçando a segurança dos municípios de nossa região devido ao seu total abandono.
A barragem possui duas comportas, sendo que a última é a vávula expessora, ela não abre e nem fecha devido à falta de manutenção. Os retentores estão bastante danificados e, nessa altura, a barragem possui muita água. Caso a válvula demore para ser aberta, ela não dará conta de secar a barragem para que o pior não aconteça.
O vídeo abaixo mostra uma das válvulas derramando óleo:
A situação está preocupando vários produtores rurais, inclusive 50 produtores de banana que trabalham nas proximidades e se sentem ameaçados pela situação.
Os danos na barragem podem ocasionar em sérios riscos ambientais, sendo que o medo maior é que as águas vazem e acabem alagando os municípios de Pedreiras e Trizidela do Vale.
2 Comentários
Pelas informações, essa barragem é uma bomba relógio. Parece que a catástrofe de Brumadinho não é exemplo suficiente pra alertar o cumprimento de responsabilidades. A falta de manutenção provoca sucateamento irreparável. Não precisa ser especialista pra saber os danos que uma enchente de surpresa provoca, o exemplo recente do Rio Grande do Sul é claro.
ResponderExcluirUma vergonha
ResponderExcluir