Ministério das Comunicações participa de debate na Anatel sobre relação do consumidor com a inclusão digital
Secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, falou que um cidadão informatizado toma melhores decisões de consumo e focou nos desafios da pasta para promover a inclusão digital no país.
O secretário das Telecomunicações, Hermano Tercius, fez a abertura dos debates e destacou que a prioridade do Ministério das Comunicações é promover a inclusão digital de todos os brasileiros. O secretário lembrou que uma das principais barreiras da conectividade no Brasil ainda tem relação com a falta de letramento digital das pessoas.
“A gente sabe que precisa apartar esse problema e discutir o letramento precário. O número me impacta porque são mais de 70% dos brasileiros enfrentando esse problema para acessar uma internet e tomar suas decisões como consumidor.”, disse Hermano Tercius.
O representante do Ministério explicou que o programa Computadores para Inclusão surgiu para combater o problema, que envolve a inclusão digital e a dificuldade das pessoas em acessar a internet.
“É um programa que impacta. Ele existe há 14 anos. Nos primeiros 12 anos de projeto, ele formou 22,4 mil. Nos dois últimos anos, pegamos esse programa e o intensificamos. A nossa meta é capacitar profissionalmente e digitalmente, até o fim deste ano, 28,3 mil brasileiros. Precisamos promover uma conectividade universal e significativa dos brasileiros com políticas públicas de efeito”, afirmou Tercius.
Ao finalizar sua participação no evento, o secretário de Telecomunicações falou que o Ministério das Comunicações faz diagnóstico de tudo que a iniciativa privada, de forma significativa, executa na área para que o ministério, enquanto governo, crie políticas públicas para decolar os projetos voltados para a inclusão digital dos brasileiros.
O workshop sobre o Aumento da Conscientização do Consumidor, além de tratar de políticas públicas para melhor inclusão digital, também servirá para uma troca de experiência, com o objetivo de identificar as melhores práticas internacionais sobre a proteção do consumidor e mecanismos de capacitação das pessoas para o acesso à internet, incluindo estratégias para aumentar a conscientização do consumidor sobre o mundo da conectividade.
O evento também abordará aspectos de segurança cibernética e servirá para aumentar o conhecimento sobre questões de proteção do consumidor no âmbito da rede de regulação digital. Importante destacar que é aberto ao público e será realizado em inglês, espanhol e português, com tradução simultânea. As inscrições podem ser feitas no seguinte link: https://www.itu.int/net4/CRM/xreg/web/Login.aspx?src=Registration&Event=C-00013842.
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