Campanha de Jhúlio Sousa evita estratégia de colar cartazes nas ruas de Poção de Pedras
A campanha do candidato a prefeito Jhúlio Sousa nas eleições deste ano em Poção de Pedras adotou uma tática fora do comum: não colocar cartazes nas casas. Tradicionalmente, os moradores de Poção de Pedras no período da campanha têm o hábito de contar, rua por rua, quantos cartazes cada candidato possui para avaliar quem está na frente na corrida pela prefeitura. Essa "pesquisa" é a mais respeitada e levada a sério.
A decisão de Jhúlio Sousa de não participar dessa tradição local pode ser considerada arriscada, já que a ausência de cartazes pode passar a impressão de que ele tem menos votos, ou até mesmo sugerir que Francisco Pinheiro, seu adversário, é o único candidato para um observador de fora.
Eu imagino que a estratégia de Jhúlio Sousa, busca evitar a competição visual, os custos com a confecção de cartazes, além de não precisar oferecer nenhum tipo de benefício para que moradores aceitem exibir seu material de campanha nas paredes da frente — algo que em muitos casos envolve até o pagamento de valores.
Curiosamente, os aliados de Jhúlio estão adotando uma lógica arriscada para claramente beneficiar seu candidato a prefeito: ao contar o número de casas com cartazes de Francisco Pinheiro, eles propagam que as casas restantes, sem cartazes, pertencem a eleitores de Jhúlio Sousa. Exemplo: Se na Rua São Sebastião tem 50 casas com cartazes do Francisco Pinheiro, então as 80 casas restantes são eleitores do Jhúlio. Com base nessa matemática, que desconsidera indecisos, moradores que não votam em nenhum dos dois, casas desocupadas, eleitores dos outros dois candidatos a prefeito, Padre Baltazar, Dra. Bruna Lima, ou comércios, os aliados de Jhúlio acreditam que têm 25% a mais de votos do que Francisco Pinheiro.
Essa lógica pode não refletir a realidade do eleitorado, mas é uma propaganda da campanha de Jhúlio Sousa. Resta saber se a ausência de cartazes será vista como uma estratégia inteligente ou se acabará prejudicando sua visibilidade e apoio popular. E você, eleitor de Poção de Pedras, o que acha dessa estratégia? Será que a tradição de medir o apoio pelos cartazes deveria ser mantida ou a escolha de Jhúlio Sousa pode atrapalhar sua candidatura?
8 Comentários
O jhulio na eleição passada não usou cartazes. Quase ganha a eleição. Foi só 337 votos de diferença
ResponderExcluirJhulio está no caminho certo... É 10
ResponderExcluirO 40 tá lascado....
ResponderExcluirMais de 90% das casas não tem cartaz. Votam em branco? São os nulos? Acorda blogueiro. Teu 40 tá perdido a dias...
ResponderExcluirVai ser taça no 40. 3 mil votos
ResponderExcluirSe e de voces e pq não cola o tal 40 eu não boto cartaz não sou indeciza sou 10
ResponderExcluirAtaca aí vai ser alta não moro aí sou de outra cidade vejo que julhio vai da uma lapada de mais de 2,000 votos cascaria aqui na minha cidade fez promessas e não cumpriu.
ResponderExcluirCalma ele vai lhe ajeitar
ResponderExcluir