Ministério das Comunicações participa da 10ª Reunião de Ministros das Comunicações dos Brics, na Rússia
0
Comentários
Em 2025, presidência será do Brasil com foco em ações de cooperação com outros países do grupo.
O Ministério das Comunicações, representado pela secretária-executiva Sônia Faustino, pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Jeferson Nacif, e Regina Carmesini, gestora da Secretaria de Telecomunicações, participou da 10ª Reunião de Ministros das Comunicações dos Brics nesta sexta-feira (27), em Innopolis, na Rússia. O encontro ocorre anualmente para troca de experiências na implementação de políticas públicas em tecnologias da informação e comunicações, para desenvolver projetos conjuntos e emitir declaração que reflete os consensos estabelecidos.
“A presidência de turno da Rússia, aqui dos Brics, decidiu por três temas prioritários para o grupo de comunicações: inteligência artificial, competências digitais e infraestrutura pública digital. São três temas de interesse do governo brasileiro e demais países do bloco e em torno desses temas os técnicos estiveram trabalhando ao longo da presidência russa, do começo do ano até setembro, culminando nessa reunião ministerial”, disse Jeferson Nacif.
Esse encontro marca a conclusão dos trabalhos do Brics ICT Working Group em 2024, sob a presidência russa. O Brasil presidirá os Brics em 2025. “Para além da declaração ministerial e dos encontros dos ministérios que fazemos na presidência dos Brics, existem outras duas ações bem concretas neste grupo de comunicações. O primeiro é o BIFN, que é instituto de redes do futuro que agrega institutos e academias de telecomunicações dos países dos Brics. No Brasil, é o CPqD, sediado em Campinas”, destaca Jeferson Nacif.
O outro citado por ele é o Centro de Inteligência de Desenvolvimento de Inteligência Artificial, em que o governo chinês oferece cursos, capacitação e desenvolvimento de aplicativos comuns para países dos Brics.
“É claro que, na presidência brasileira, gostaríamos de explorar as ações concretas de cooperação, para além das declarações e no âmbito governamental que a gente oferece espaço e tempo para que ministérios e reguladores possam absorver as melhores experiências de um e de outro. Essas duas citadas mostram que há espaço para florescerem outras iniciativas mais concretas”, complementa Nacif.
Agenda
Antes da 10ª Reunião de Ministros das Comunicações dos Brics, os representantes do Ministério das Comunicações cumpriram agenda na Rússia.
Na quarta-feira (25), a secretária-executiva, Sônia Faustino, encontrou-se com a diretora do Escritório Regional da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para a Comunidade dos países Independentes (CIS), Natalia Mochu, com quem tratou das prioridades dos países dessa região com vistas à presidência brasileira dos Brics em 2025.
Mochu mencionou a similaridade entre Brasil e Rússia quanto ao exercício de liderança nas suas respectivas regiões, percorrendo os principais assuntos de interesse da região sobre os quais a UIT busca colaborar, como desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações em regiões isoladas ou de difícil acesso; a busca pelo desenvolvimento de maturidade em segurança cibernética; e a elaboração de indicadores que meçam as habilidades digitais com um olhar especial para aqueles que possuem necessidades especiais, idosos e mulheres.
Neste sentido, Sônia Faustino explicou alguns dos projetos de políticas públicas do governo, como o de conexão das escolas públicas e o programa Norte Conectado, ambos financiados com recursos do leilão do 5G, baseado num arcabouço regulatório que poderia servir de modelo para os países que enfrentam desafios semelhantes aos do Brasil.
Sônia Faustino ainda se encontrou com o embaixador do Brasil em Moscou, Rodrigo Baena Soares, e conheceu a Inferit, fábrica de equipamentos eletrônicos e computadores do Grupo Softline. O grupo Softline pode ser entendido como um modelo de integração produtiva nacional, ainda assim enfrentando problemas comuns ao Brasil como mercado cinza de hardwares e softwares.
0 Comentários