Ministério das Comunicações negocia acordo com a China para desenvolvimento de infraestrutura digital
1
Comentários
Representantes da pasta receberam, nesta quinta-feira (7), delegação da Administração Nacional de Dados da China.
OMinistério das Comunicações recebeu nesta quinta-feira (7) a delegação da Administração Nacional de Dados da China para debater a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para formalizar o compartilhamento de experiências na área de infraestrutura e transformação digital, Internet das Coisas, novas tecnologias, além de um intercâmbio técnico e profissional entre os dois países.
A Administração Nacional de Dados da China já tem memorandos assinados com Peru, Uruguai, Chile, Paquistão e Vietnã. A entidade apoia iniciativas de cidades inteligentes e desenvolve a infraestrutura digital. O órgão chinês tem a responsabilidade de criar sistemas e padrões para a economia digital do país. Suas funções incluem integrar, compartilhar, desenvolver e aplicar recursos de dados.
Em agenda na China no mês passado, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e sua comitiva se reuniram com representantes do governo e de diversas empresas de tecnologia e pesquisa em busca de oportunidades comerciais e investimento de empresas chinesas no Brasil. A ida à China promoveu a discussão entre os dois países sobre o mercado de telefonia, satélite e as prioridades do Brasil para a reunião dos Brics no ano que vem.
Ainda este mês, o presidente da China, Xi Jinping, deve fazer uma visita ao Brasil às vésperas da cúpula do G20, que vai acontecer no Rio de Janeiro. No ano passado, o presidente Lula foi recebido pelo líder chinês em Pequim. Na ocasião, os dois países assinaram mais de 20 acordos em diferentes áreas, como agricultura, meio ambiente e ciência e tecnologia. Em 2024 celebra-se os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China.
A China é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil e no Brics, o grupo dos grandes países em desenvolvimento. Os participantes da reunião de hoje na sede do Ministério das Comunicações destacaram a importância da troca de experiências para fortalecer novas parcerias em projetos que elevem o patamar das relações diplomáticas Brasil-China.
O secretário das Telecomunicações, Hermano Tercius, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Jeferson Nacif, e o assessor do Departamento de Política Setorial, William Zambelli, representaram a pasta. Chefiando a delegação chinesa, Liu Liehong, da Administração Nacional de Dados, possui mais de 25 anos de experiência e já assumiu cargos de liderança em empresas de eletrônicos e tecnologia.
1 Comentários
Podem fazer qualquer coisa, mas quando chegar a hora, todos serão chamados pra ajustes de contas. "A lava jato 3 está a caminho". AGUARDEM!
ResponderExcluir