Compartilhe essa Notícia:

Estrada digital levará internet a 460 mil pessoas nos estados de Roraima e Amazonas; pequenas cidades na floresta amazônica estão entre as beneficiadas

Ministério das Comunicações confirmou nesta segunda-feira (25) que os trabalhos de implantação da Infovia 04 – responsável por conectar Vila de Moura (AM) e Boa Vista (RR) – vão poder entrar na sua segunda fase. A Entidade Administradora de Faixa (EAF) recebeu do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) as licenças ambientais necessárias para o trecho terrestre da obra. Até então, a primeira etapa tinha sido concluída no trecho fluvial do percurso.

Em agosto deste ano, o Ibama tinha autorizado o lançamento dos cabos subaquáticos no leito do rio Branco para a implantação subfluvial. O projeto faz parte do programa Norte Conectado e deve beneficiar cerca de 460 mil pessoas em quatro cidades – três em Roraima e uma no Amazonas. A estrada digital levará internet de qualidade para escolas públicas, hospitais, prefeituras e universidades.

“Temos urgência para melhorar a infraestrutura de telecomunicações no Norte do país. As pessoas que vivem em áreas remotas precisam de internet de qualidade para acessar serviços públicos básicos, como o SUS. Começamos esta infovia em agosto com a parte da implantação dos cabos sob as águas dos rios amazônicos e vamos seguir até completar essa conexão”, disse Juscelino Filho, ministro das Comunicações.

De acordo com a EAF, a Infovia 04 é composta por um total de 647 quilômetros de cabos de fibra ótica, sendo 515 km subaquáticos. Quando estiver concluída, a infovia vai conectar Boa Vista (RR) a Vila de Moura, distrito de Barcelos (AM), passando por outros municípios de difícil acesso, como Santa Maria do Boiaçu, distrito de Rorainópolis (RR), e Caracaraí (RR).

Os trabalhos começaram em Santa Maria do Boiaçu, com uma plataforma fluvial lançando os cabos de fibra ótica no leito do rio até Caracaraí. Em seguida, foi realizada parte de Vila de Moura a Santa Maria do Boiaçu, concluindo o trecho sob as águas. A conexão entre Caracaraí a Boa Vista, de 132 km, agora será feita por terra.

A Infovia 04 vai levar internet de banda larga, num primeiro momento, a 40 escolas, três prefeituras, dois pontos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quatro unidades de saúde e quatro pontos de defesa.

Infovias

A Infovia 04 é a quarta do tipo a ser viabilizada pelo governo brasileiro. A primeira foi a Infovia 00, que saiu de Macapá (AP) e passou pelas cidades paraenses de Almeirim, Monte Alegre, Santarém e Alenquer.

A Infovia 01 ligou Manaus (AM) a nove municípios, sendo quatro no Amazonas (Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes) e cinco no Pará (Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa).

Já a Infovia 03, inaugurada neste ano, interligou Belém (PA) a Macapá, levando cabos de fibra ótica aos municípios paraenses de São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre e Breves. Num segundo momento, serão interligadas também as cidades de Ponta de Pedras (PA) e Afuá (PA).

No total, serão viabilizadas 28 infovias no país. O objetivo da iniciativa é ampliar a capacidade de tráfego de dados e a disponibilidade de banda larga em municípios de difícil acesso.

Conhecidas também como “estradas digitais”, as infovias contam com um investimento total de R$ 2 bilhões pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Os recursos são do Orçamento Geral da União, dos ministérios das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e do leilão do 5G.

As infovias permitem o tráfego de dados de forma mais rápida e eficiente em diferentes localidades. Elas vão impulsionar a conexão de equipamentos públicos, como instituições de pesquisa, hospitais, escolas, órgãos do sistema de Justiça, e vão permitir, ao mesmo tempo, que a iniciativa privada, por meio das operadoras de telefonia, impulsione o mercado, fomentando o crescimento econômico nessas localidades.

Norte Conectado

A Infovia 04 integra o programa Norte Conectado, que tem como finalidade expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de 12 mil km de cabos de fibra ótica submersos em rios, melhorando a conectividade nas áreas da educação, saúde, pesquisa, defesa e Judiciário.

O investimento no Norte Conectado é de R$ 1,3 bilhão, com 10 milhões de pessoas beneficiadas e 59 municípios atendidos no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. No total, a implantação da rede pelos rios do programa vai preservar 68 milhões de árvores.

Cada infovia é feita de cabos compostos por 24 pares de fibra óptica. Cada par possui capacidade de até 20 Tb por segundo, ou seja, pode transmitir simultaneamente o equivalente a 200 mil vídeos de streaming em HD com altíssima qualidade. Os cabos foram feitos para durarem pelos menos 25 anos submersos nos rios.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários