Governador do MA anuncia retomada do abastecimento de água em Imperatriz, após análise do Rio Tocantins
0
Comentários
O abastecimento havia sido paralisado parcialmente horas após a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados do MA e TO, nesse domingo (22). No rompimento, três caminhões que transportavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas caíram nas águas junto de outros 5 veículos de passeio.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou que a captação de água para abastecimento da cidade de Imperatriz será retomada imediatamente, após a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitir parecer técnico que dispensa riscos de contaminação pelas águas do rio. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (24), por meio de uma rede social.
O parecer veio depois da queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligava os estados do Maranhão e Tocantins, no domingo (22). No rompimento, três caminhões transportavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas caíram nas águas junto de outros 5 veículos de passeio.
De acordo com as últimas informações da ANA, não há, ainda, informação sobre o rompimento efetivo das embalagens dos defensivos agrícolas, que, em função do acondicionamento da carga, podem ter permanecido intactas.
Horas após o desabamento da ponte, que deixou quatro pessoas mortas e 13 desaparecidas confirmadas até o momento, a Caema informou que o abastecimento em Imperatriz estava parcialmente interrompido devido à paralisação da captação de água do Rio Tocantins.
Na publicação, Carlos Brandão ainda afirmou que o governo do Maranhão está dando apoio a outras análises realizadas pela ANA, para, segundo ele, garantir a segurança integral de todos.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) também emitiu nota informando sobre a retomada dos sistemas de captação, produção e tratamento de água do Rio Tocantins.
Segundo ela, o abastecimento será normalizado gradualmente, na medida em que for recuperada a pressurização das redes, depois das autoridades ambientais do estado e da união realizarem testagens que asseguraram a retomada da produção de água em Imperatriz.
A CAEMA ressaltou dizendo que permaneceu pronta para retomada da operação desde o primeiro instante, dependendo exclusivamente do aval dos órgãos de controle ambiental.
0 Comentários