Compartilhe essa Notícia:

 Além de causar riscos à população, empinar moto é infração de trânsito gravíssima. Última operação apreendeu 40 motos em Vitória do Mearim e Arari, com cinco prisões, em ação conjunta das polícias civil e militar, além do Ministério Público.

Ao menos 258 motos já foram apreendidas no Maranhão, somente em 2024, em operações contra motociclistas que empinavam moto em vias públicas, segundo levantamento do g1 Maranhão, com base no resultado das operações realizadas ao longo do ano. A manobra, conhecida como 'grau', é considerada infração gravíssima e traz riscos a pedestres e motoristas no trânsito.

Somente este ano, também foram registrados vários acidentes, prisões, e ao menos uma pessoa morreu por empinar moto em via pública, o que provocou ações por parte do Ministério Público do Maranhão, secretarias municipais de trânsito, além das polícias civil e militar.

Só em São Luís, de janeiro até setembro deste ano, empinar moto em via pública resultou em ao menos 19 infrações de trânsito, segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).

O que diz a lei

Segundo o Artigo 244, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda também resulta em multa e suspensão do direito de dirigir. O motociclista ainda pode ter o veículo recolhido junto com o documento de habilitação.

Apesar disso, ainda é comum ver, nas ruas e avenidas, motoqueiros empinando a moto e colocando a própria vida em risco, além de pedestres e motoristas. Nas redes sociais, também há perfis que exaltam a prática ilegal em vias públicas.


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários