Após denúncia do Fantástico, Paulo Ramos já estava sendo investigada pelo TCE por possíveis fraudes no EJA
A matéria exibida pelo Fantástico no último domingo (23) revelou um escândalo nacional envolvendo possíveis fraudes no Educação de Jovens e Adultos (EJA) em diversas cidades brasileiras. No entanto, a cidade de Paulo Ramos, no Maranhão, já estava sob investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) desde o ano passado, como parte de uma auditoria iniciada após solicitação do Ministério Público Federal (MPF).
A fiscalização do TCE foi divulgada em agosto de 2024 pelo blog do Gilberto Léda, apontando que Paulo Ramos estava entre os 20 municípios maranhenses investigados por um crescimento atípico no número de matrículas no EJA. Os auditores analisam se os dados informados no Censo Escolar de 2022, 2023 e 2024 são reais ou se houve manipulação para inflar os números e captar mais recursos do Fundeb, que financia essa modalidade de ensino.
Além de Paulo Ramos, outras cidades maranhenses que fazem parte da auditoria são: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Araguanã, Brejo, Cândido Mendes, Carolina, Centro do Guilherme, Coelho Neto, Lajeado Novo, Magalhães de Almeida, Matões do Norte, Milagres do Maranhão, Pastos Bons, Pedro do Rosário, Santana do Maranhão, São Francisco do Maranhão e Turilândia.
Com a repercussão nacional da denúncia do Fantástico, a expectativa é que o caso ganhe ainda mais atenção dos órgãos de controle. Se forem comprovadas irregularidades, as prefeituras envolvidas podem ser responsabilizadas e obrigadas a devolver os recursos ao Fundeb. A população de Paulo Ramos, agora, aguarda esclarecimentos sobre a real situação do EJA no município.
0 Comentários