Compartilhe essa Notícia:

Estado é um dos beneficiados na primeira etapa deste projeto que oferecerá cursos e oficinas para que estudantes da rede pública iniciem em uma profissão na área tecnológica

 

Acompanhado de centenas de estudantes do Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, no bairro da Isabel Cafeteira – Cohab Anil III, em São Luís, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, lançou na sexta-feira (14), o projeto Carreta Digital, que vai ofertar cursos profissionalizantes, nesta primeira etapa, a mais de três mil alunos da rede estadual de ensino, até o final do ano, no Maranhão. Como presente para a escola, Juscelino Filho também inaugurou um laboratório de informática com 20 computadores. 

“É uma alegria estar aqui no meu Maranhão, para trazer ações, serviços e melhorias aos nossos maranhenses, com projetos importantes do governo do presidente Lula, como é o Carreta Digital, que vai promover inclusão digital com cursos de capacitação profissional aos nossos estudantes da rede estadual na capital e do interior do Maranhão, preparando-os para o mercado de trabalho. Esse é nosso compromisso: romper as barreiras das desigualdades e ajudar a construir um estado cada vez mais próspero e de oportunidade a todos”, declarou Juscelino Filho, sob aplausos dos alunos, pais e convidados presentes no evento.

A carreta vai percorrer várias escolas da rede pública na capital e em municípios do interior do estado. As turmas vão aprender robótica, montagem e configuração de computadores de alto desempenho (PC Gamer), como programar um robô e até montar um PC Gamer de última geração e manutenção de celulares, em um verdadeiro laboratório tecnológico que leva o conhecimento para onde é mais necessário, de forma gratuita. Ao final das aulas, todos recebem um certificado que, no futuro, pode ser o pontapé inicial para uma carreira na área de tecnologia.

O vice-governador do Estado, Felipe Camarão, falou da grande transformação social que o projeto, capitaneado pelo ministro das Comunicações, fará no Maranhão. “Juscelino Filho com esse projeto Carreta Digital está promovendo a maior transformação na vida dos nossos jovens maranhenses: dando oportunidade, junto com o presidente Lula e o governador Carlos Brandão, de aprendizado e conhecimento para a garantia de um futuro melhor às nossas crianças e adolescentes”.

A diretora do C. E. Cônego Ribamar Carvalho, Davina Jansen, disse que a Carreta Digital vai dar um salto na qualidade do ensino naquela unidade. “Agradeço ao ministro Juscelino Filho, orgulho do nosso estado, em nome de todos os alunos e professores que fazem esta escola. Estamos empolgados por sermos pioneiros a receber esse projeto que vai incentivar nossos alunos para uma futura profissão”.

Representando a Assembleia Legislativa, os deputados estaduais Osmar Filho (PDT) e Neto Evangelista (União Brasil), parabenizaram o ministro Juscelino pelo trabalho à frente do MCom, e o olhar especial com o Maranhão. “É muito bom ver o empenho do ministro que sempre coloca o Maranhão na frente dos projetos e ações do governo federal”, enalteceu Neto, “não só por essa iniciativa, mas por todos os benefícios e programas de inclusão social e digital para nosso estado e todo o Brasil, que o tem colocado entre os melhores ministros do governo Lula”, complementou Osmar.

“O Maranhão, na gestão do ministro Juscelino Filho, já recebeu mais 5,5 mil computadores aqui no Maranhão. Ele, também, junto com toda bancada maranhense e de apoio ao presidente Lula aprovou, esta semana, o pagamento do Pé de Meia aos estudantes. Agora, ele presenteia o Maranhão com a Carreta Digital. Inclusão digital é justiça social, e nisso o ministro Juscelino tem nos honrado com sua atuação pelo nosso estado”, enfatizou o deputado federal Ivan Júnior (União Brasil).

Sobre o projeto

A Carreta Digital é executada pelo MCom em parceria com a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP). As aulas começaram em setembro de 2024, no Distrito Federal e já passaram pelos estados de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina. Nesta primeira etapa, a iniciativa vai beneficiar, também, os estados de Roraima e Rio Grande do Sul.

Computadores para a Inclusão

Ainda no Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, o ministro Juscelino Filho inaugurou um novo laboratório de informática com máquinas recuperadas pelo programa Computadores para a Inclusão. Para equipar o espaço, foram doados 20 computadores recuperados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Estiveram presentes no evento, os secretários estaduais Natássia Weba (Ciência e Tecnologia), José Antonio Heluy (adjunto da Educação); a vereadora Clara Gomes (PSD) e o diretor executivo do IFMA, Gedeon Reis.










⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários