Compartilhe essa Notícia:

A honraria, proposta por Juscelino quando comandou o MCom, faz parte das celebrações dos 95 anos do ex-presidente José Sarney, concedida pelos Correios em alusão à sua contribuição para a democracia brasileira


Ao lado do ex-presidente da República, José Sarney, aniversariante e grande homenageado da noite, o deputado federal Juscelino Filho (União/MA), participou do lançamento do selo postal institucional "Homenagem à Redemocratização do Brasil”, realizado pelos Correios do Brasil, na quinta-feira (26), no Centro de Convenções - Centro Histórico de São Luís. A honraria marca a importância da democracia brasileira, materializada com o selo postal, proposta do deputado Juscelino Filho, quando esteve à frente do Ministério das Comunicações (MCom), e demonstra o reconhecimento a José Sarney e Tancredo Neves, homens públicos que lutaram pela construção de um país com justiça e igualdade.

“Hoje é um momento histórico para o Brasil e em especial para nosso Maranhão. É uma honra estar ao lado do ex-presidente Sarney e prestar essa homenagem ao maior político e líder do nosso país, por sua grande contribuição nos 40 anos da redemocratização do Brasil. Sarney é uma das figuras centrais da política brasileira: homem de Estado, intelectual, defensor da cultura e dos direitos civis. Ele fez da política um compromisso com o país e sempre levou o nome do Maranhão com muito orgulho. Aos 95 anos, carrega uma biografia ativa, construída com a presença, palavra e influência ao longo de décadas vividas. É impossível falar da política brasileira nos últimos 60 anos, sem passar pelo nome de José Sarney”, destacou Juscelino Filho.

O parlamentar agradeceu ao MCom, em especial aos Correios. “Agradeço aos Correios por aceitarem minha proposta de produzirem esse selo comemorativo, à época, como ministro de Estado. Juntos, José Sarney e Tancredo Neves, proporcionaram a volta da esperança ao povo brasileiro, após duas décadas de ditadura; e o órgão cumpre um grande papel na preservação da história nacional. Que essa homenagem renove em todos nós, o compromisso com a democracia brasileira”, disse, enaltecendo o novo ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, que assumiu a pasta nesta quinta-feira (24).

O selo traz uma foto do ex-presidente José Sarney, primeiro civil a assumir a Presidência da República após o regime militar; e de Tancredo Neves, líder político e símbolo das Diretas Já, eleito presidente em 1985, mas que faleceu antes de tomar posse. A imagem é de Sonja Rêgo, cedida pelo acervo da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

O ex-presidente da República, José Sarney (MDB), que tem recebido diversas homenagens em razão do seu aniversário de 95 anos, quando também completa quatro décadas desde a redemocratização do país, falou da importância do reconhecimento dos Correios, a partir da proposta do deputado Juscelino Filho. “As homenagens que tenho recebido pelo Brasil nos 40 anos da democracia tem me trazido alegria; mas essa, de iniciativa do ex-ministro Juscelino Filho, é a mais especial e me tocou profundamente por ser concedida aqui no meu Maranhão, minha terra, meu chão, minha paixão”, discursou, emocionado, o ex-presidente.

A secretária executiva do MCom, Sonia Faustino, falou do simbolismo que o ato de lançamento do selo traz ao povo brasileiro. “Expresso toda gratidão e alegria pela contribuição do ex-presidente José Sarney com a redemocratização do país e render essa homenagem no dia do seu aniversário é também fortalecer a democracia no Brasil, para que todos tenham oportunidades e igualdade de direitos”.

Selo eterniza momento da história política 

Considerado veículo de memória e instrumento de comunicação de amplo alcance, o selo perpetua a memória coletiva, homenageia a luta de milhares de brasileiros por direitos e justiça, e reforça o compromisso das instituições públicas com os valores democráticos.

Para o superintendente dos Correios no Maranhão, Thiago Serra, “com o lançamento do selo postal, a empresa cumpre seu papel social, uma vez que representa um momento simbólico para o Maranhão e o Brasil, na data em que completa 95 anos o nosso ex-presidente José Sarney, grande nome da democracia”.

O evento contou com a presença de autoridades dos poderes Judiciário e Ministério Público, líderes religiosos, toda a classe política do Maranhão e de diversos estados do país.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. E muito fácil nesse governo, o cara rouba ,pede demissão do cargo,e assume outro,esse é o Brasil

    ResponderExcluir
  2. Quando dois ladrões se encontram

    ResponderExcluir