Mérito do prefeito Dr. Júnior foi colocar Peritoró entre os 20 municípios mais pobres do Brasil
Peritoró, município localizado no coração do Maranhão, infelizmente conquistou um título constrangedor em 2025: entrou pela primeira vez na lista dos 20 municípios mais pobres do Brasil, segundo o Índice de Progresso Social (IPS). Com nota 45,18, Peritoró é hoje o segundo município mais pobre do estado e um dos piores do país em qualidade de vida.
O dado foi divulgado nesta quinta-feira (29) e levou em consideração 57 indicadores sociais e ambientais, como saúde, educação, habitação, renda, saneamento, entre outros. O ranking é liderado por cidades paulistas entre as melhores, e revela um contraste gritante com a realidade de regiões como o Médio Mearim.
Estamos apenas no quinto mês do segundo mandato do prefeito Dr. Júnior, que é médico e foi reeleito com a promessa de transformar a cidade. No entanto, o que se viu até agora foi uma gestão que levou Peritoró a um patamar inédito de miséria e abandono. Nunca antes o município havia figurado entre os 20 piores do país. É a primeira vez — e isso precisa ser registrado como um marco negativo da atual administração.
As promessas de desenvolvimento, saúde de qualidade, geração de renda e educação eficiente ficaram apenas no discurso. O que os dados mostram é o resultado concreto: Peritoró caiu drasticamente nos indicadores sociais e ambientais.
Ao lado de Peritoró, também aparece Marajá do Sena, que voltou a figurar entre os piores colocados do país, com nota 44,92. Ainda assim, o destaque deste levantamento vai para Peritoró, pois nunca esteve nessa situação e agora aparece como símbolo do retrocesso administrativo.
O povo está vendo. E os números confirmam.
0 Comentários