Juscelino Filho enaltece ações do MCom em audiência na Câmara
Em reunião da Comissão de Comunicação da Câmara Federal, o deputado falou dos avanços alcançados nos dois últimos anos e da atenção do governo Lula com o Ministério
Na quarta-feira (2), o deputado federal Juscelino Filho (União Brasil/MA) participou de uma audiência pública na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, na qual o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, tratou dos planos, metas e estratégias do MCom para o biênio 2025/2026. Na ocasião, Juscelino enalteceu os avanços alcançados nos dois últimos anos e a atenção dada pelo governo Lula ao Ministério.
“O governo Lula tem dado atenção diferenciada para o setor. Nunca se teve um volume significativo de recursos assegurados a serem investidos pelo PAC em projetos de inclusão digital, que buscam fazer a inclusão social e reduzir desigualdades, olhando para onde ainda não chegou infraestrutura e onde o poder público está atuando para que todos os brasileiros tenham acesso a serviços básicos. O governo tem feito um esforço conjunto para superar todos os desafios e para que as políticas públicas cheguem a essas regiões, levando desenvolvimento e oportunidades aos cidadãos”, destacou Juscelino Filho.
O parlamentar agradeceu a presença do atual ministro Fred Siqueira. “Fico feliz em ver todo o trabalho que fizemos e que, agora, o Fred vem dando continuidade, em uma pasta importante para o avanço do país. Conte comigo aqui no Congresso Nacional e com essa Comissão para que possamos pautar e aprovar matérias importantes para ajudar a gestão e principalmente aqueles que mais precisam do olhar de todos nós, homens públicos”, acrescentou Juscelino.
Juscelino relacionou resultados alcançados durante os dois anos e quatro meses em que esteve à frente do MCom, entre eles, o avanço do 5G e do programa Norte Conectado. “O 5G hoje é uma realidade no país e uma das melhores tecnologias do mundo, ainda em implantação e que deve chegar a todas as cidades brasileiras até 2028. Também temos a expansão do Norte Conectado por toda a Amazônia, que orgulha o Brasil, hoje o maior programa de infraestrutura subfluvial do mundo, com um olhar sustentável de 12 mil km de infovias, conectando todas as capitais dos estados do Norte”, disse.
O parlamentar destacou, em seu legado, a ampliação do programa Computadores para Inclusão, “programa que tem muitos anos de existência, mas que nunca teve a dimensão como no governo Lula, e que está possibilitando levar milhares de computadores para laboratórios em escolas públicas, fazendo com que estudantes possam ter o primeiro contato com o mundo digital”, comemorou, citando, ainda, o Wi-fi Brasil, Comunidades Conectadas, Internet Brasil, Carreta Digital, entre outros.
Mais ações - Juscelino Filho também mencionou, em sua fala, o destravamento do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), cujos recursos agora estão sendo utilizados em programas de inclusão digital. “Criado há mais de 20 anos, nunca tinha investido nenhum centavo no setor de telecomunicações. Conseguimos destravar e já são mais de R$ 2,5 bilhões contratados para o setor de telecomunicações”.
O fortalecimento da radiodifusão também foi citado por Juscelino. “A radiodifusão tem um papel fundamental de passar informação com credibilidade para a população brasileira. Tivemos um avanço de outorgas de retransmissão, de novas outorgas e novas concessões para todas as regiões do nosso país. Também não podemos deixar de falar dos investimentos do Novo PAC na TV 3.0, que será um grande marco do presidente Lula, com conectividade, qualidade e gratuita para a população brasileira”, lembrou.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou que é uma honra dar sequência a todo legado deixado por Juscelino Filho em pouco mais de dois anos. “Defendemos um ministério forte pela importância que o setor tem para o país. Estamos dando continuidade ao grande trabalho realizado pelo deputado Juscelino Filho à frente da pasta. Muito foi feito por ele e temos buscado ampliar e dar visibilidade às ações e projetos”, afirmou.
0 Comentários