Compartilhe essa Notícia:

Em extensa agenda nas duas cidades, o deputado inaugurou importantes projetos de inclusão digital. Entre eles, os CRCs, que vão capacitar jovens e adultos e recondicionar computadores

O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil/MA) e o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, inauguraram, nesta quinta (16) e sexta-feira (17), dois Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), nos municípios de Codó e Timon/MA. A agenda incluiu ainda o início das atividades itinerantes da Carreta Digital pelo interior do estado, a inauguração de pontos de inclusão digital e a entrega de 300 computadores.

“Codó e Timon são duas cidades grandes e importantes para o Maranhão. Esse conjunto de benefícios e investimentos é resultado do trabalho que ajudamos a construir quando liderei, por dois anos e cinco meses, o Ministério das Comunicações, missão dada pelo presidente Lula, fazendo com que projetos e ações chegassem a todo o país e ao nosso estado. São entregas importantes, que vão beneficiar milhares de jovens e adolescentes com acesso à informática, capacitação técnica e até uma futura profissão”, afirmou Juscelino Filho.

O ministro das Comunicações, Fred Siqueira, reforçou a importância das iniciativas de inclusão digital. “É uma honra vir ao Maranhão expandir os projetos do governo Lula, iniciativas tão importantes para o país. Hoje, não existe desenvolvimento social sem inclusão digital, e temos ido aonde é preciso chegar. São entregas de projetos para estudantes e para toda a população de Codó e Timon, importantes para o Maranhão e para o Nordeste. Nossa gestão tem dado continuidade ao legado do deputado federal Juscelino Filho, e aqui está a prova disso: estamos implantando o CRC, a Carreta Digital e também ampliando a Estratégia Nacional das Escolas Conectadas”, disse.

Os CRCs funcionarão em parceria com o Instituto Gustavo Hessel (IGH), instalados no Colégio Militar 2 de Julho - Nagib Buzar, em Codó, e no Centro Esportivo e Cultural da Fundação Cidadania, em Timon. A expectativa é beneficiar mais de dois mil jovens em um ano. O projeto recupera computadores usados que, após o recondicionamento, são doados a escolas, associações e iniciativas sociais, ampliando o acesso à tecnologia e à inclusão digital. A meta é recondicionar cerca de 2 mil máquinas.

O programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, já formou milhares de alunos em cursos de informática e doou 65 mil equipamentos em todo o Brasil. No Maranhão, foram mais de 10 mil máquinas, mais de 9 delas no governo do presidente Lula. O estado já contava com um CRC instalado em São Luís, fruto da parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

*Carreta Digital -* Codó e Timon são os primeiros municípios do interior do estado a receber o projeto itinerante Carreta Digital. Em cada cidade, a formação gratuita em informática e cidadania digital terá duração de dois meses, e vai atender uma média de 800 estudantes de baixa renda, em cada, oferecendo cursos profissionalizantes de Robótica e Montagem e Configuração de Computadores de Alto Desempenho (PC Gamer). Antes, a iniciativa passou por escolas de São Luís.

*Escolas Conectadas -* Na Escola Renê Bayma, no povoado Km 17, em Codó, foi celebrada a marca de 10 mil escolas conectadas pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas. A EACE é a responsável por levar sinal de internet banda larga de alta qualidade às escolas da zona rural e localidades de difícil acesso, como quilombolas, indígenas e ribeirinhas.

O prefeito de Codó, Chiquinho Oliveira, ressaltou a transformação na educação com o apoio e as emendas viabilizadas por Juscelino Filho. “Codó passa por uma verdadeira transformação na educação e em todas as áreas. Hoje é um dia importante, que reforça o compromisso do deputado Juscelino Filho com nossa cidade, trazendo mais esse incremento que vai formar as futuras gerações e abrir portas para o mercado de trabalho”, observou.

Já o presidente da Fundação Cidadania de Timon, Chico Leitoa, destacou o impacto do projeto para o município. “São 16 anos de nossa instituição e esse momento ficará marcado na nossa história e na da cidade pelo avanço que esse grandioso projeto está trazendo para o nosso povo. É uma felicidade, um sonho realizado graças ao esforço do deputado Juscelino Filho, que já fez muito por nosso município, um verdadeiro pai para Timon nos últimos anos. Ele, que já tinha doado computadores e um laboratório de informática, agora nos presenteia com esse centro de tecnologia e formação profissional”, disse.









⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários