Compartilhe essa Notícia:

Com foco em temas como conectividade, inclusão digital e inteligência artificial, o colegiado foi criado oficialmente. Objetivo é dialogar e trabalhar por avanços na agenda do setor


O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil/MA) lançou, nesta terça-feira (16), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a Frente Parlamentar Mista de Telecomunicações e Soluções Digitais, da qual será presidente. A iniciativa terá como missão primordial estabelecer um canal permanente de pautas em torno do tema, reunindo deputados, senadores, empresas, entidades do setor e sociedade civil.

Entre os temas a serem tratados, estão assuntos que representam interesses setoriais e sociais voltados à conectividade, modernização da infraestrutura tecnológica e inclusão digital, abordando temas como expansão do 5G, radiodifusão, inteligência artificial, cibersegurança, regulação de plataformas e economia digital.

É um marco. A Frente chega para atuar de forma organizada, fortalecendo um setor que possui extensa, complexa e impactante cadeia produtiva, decisiva para o desenvolvimento nacional. Assumimos o compromisso de coordenar os trabalhos, em nome do parlamento brasileiro, promovendo um debate plural e construtivo para modernizar a infraestrutura de comunicação, aprimorar o ambiente regulatório, estimular a inovação e acelerar a economia digital, sobretudo para incluir os brasileiros que ainda estão fora do mundo digital. Quando o Brasil investe em tecnologia e em inclusão digital, mudamos vidas”, afirmou Juscelino Filho.

Em seu discurso, o deputado destacou avanços de sua atuação como ministro das Comunicações. Citou, entre outros, a inclusão do eixo Inclusão Digital do Novo PAC, com R$ 28 bilhões em investimentos, a retomada do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), com mais de R$ 3 bilhões para projetos de inclusão digital, além de programas como Escolas Conectadas, Norte Conectado e a modernização da radiodifusão.

Lideramos a agenda do governo Lula na área, trabalhamos lado a lado com o setor para garantir investimentos e entregas ao país, reduzindo desigualdades e levando conectividade, cidadania e oportunidades para milhões de brasileiros. Agora, de volta à Câmara, com a instalação da frente, vamos fazer um ambiente regulatório mais competitivo e conectado com o futuro”, reforçou.

Os senadores Eduardo Gomes (PL/TO) e Efraim Filho (União Brasil/PB), que ocuparão as funções de vice-presidente e tesoureiro da Frente, respectivamente, enalteceram a relevância e legitimidade do colegiado sob a presidência do deputado Juscelino Filho. “A Frente terá capacidade de promover um debate soberano, mantendo o ecossistema do setor vivo e produtivo, sob a liderança, o compromisso, e a vontade do deputado Juscelino Filho em promover essa interlocução entre todos os atores”, disse Eduardo Gomes. “A conectividade faz parte das relações humanas. Essa será uma frente atuante que se forma não só como promessa, mas estruturada e legitimada pelo histórico de atuação do deputado Juscelino Filho no Parlamento e no Ministério das Comunicações”, acrescentou Efraim.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, enfatizou a importância da Frente para a inclusão digital. “Destaco a liderança e o papel do deputado Juscelino Filho, que assume a presidência com a missão de dar continuidade às pautas prioritárias do setor, garantindo que as políticas públicas de conectividade cheguem à vida de milhares de brasileiros”, citou, lembrando o alcance e o impacto social do programa Computadores para Inclusão, durante a gestão de Juscelino Filho no MCom, que ultrapassou 60 mil doações no Brasil.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, avaliou que o setor vive um novo momento. “A Frente chega em um período transformador do ecossistema digital brasileiro, sob a liderança do deputado e ex-ministro Juscelino Filho, para fortalecer o setor com diálogo e boas decisões legislativas”, observou.

Também integram a Frente Parlamentar de Telecomunicações e Soluções Digitais, a deputada federal Luísa Canziani (PSD/PR), vice-presidente na Câmara dos Deputados, e o deputado federal Vitor Lippi (PSDB/SP), secretário-geral.








⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários