Compartilhe essa Notícia:

O deputado reforçou a urgência e a importância das intervenções, que vão garantir mais mobilidade, segurança e desenvolvimento para o sul do Maranhão

Na terça-feira (2), o deputado federal Juscelino Filho (União Brasil/MA) se reuniu com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, em Brasília/DF, para tratar da duplicação da BR-010, entre Imperatriz e Açailândia, e das intervenções viárias na BR-222, no contorno urbano de Açailândia. As obras vão melhorar o fluxo do tráfego, reduzir acidentes e garantir mais segurança a milhares de motoristas.

“Boas notícias para Açailândia, Imperatriz e toda a região. A segunda fase da duplicação da BR-010 e o contorno rodoviário de Açailândia serão mais duas obras históricas do governo do presidente Lula, que, se Deus quiser, iniciam em 2026 e beneficiarão todo o Maranhão”, afirmou Juscelino. 

Segundo o DNIT, o projeto executivo está concluído e a obra consta no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2026. “A obra já possui dotação orçamentária específica. Agora, vamos fazer nossa parte, junto com a bancada federal, o Ministério dos Transportes e o DNIT, para assegurar a aprovação e liberação do orçamento e iniciar a licitação logo no começo do ano. Quem precisa passar pelo trecho urbano da BR-222 até a BR-010 sabe o transtorno diário que é o fluxo intenso de veículos e caminhões”, reforçou o deputado Juscelino, agradecendo ao ministro Renan Filho (Transportes), ao diretor e à equipe técnica do DNIT pela atenção com o estado.

O diretor-geral do DNIT, Fabrício Oliveira, confirmou o cronograma. “A previsão é licitar e emitir ordem de serviço no início de 2026, assim que abrir o orçamento. Será uma obra fundamental para Açailândia e Imperatriz. O Ministério dos Transportes e o DNIT também já autorizaram a nova etapa das obras da Travessia Urbana de Imperatriz. Vamos mudar a realidade do sul do Maranhão”, afirmou.

As obras fazem parte da segunda fase do programa executado por Ministério dos Transportes e DNIT, que também inclui a construção da nova etapa da Travessia Urbana de Imperatriz. O investimento do Novo PAC é de aproximadamente R$ 278 milhões, com execução prevista para 36 meses.

Em fevereiro, o DNIT concluiu a primeira fase das melhorias na travessia, que garantiram 4,4 km de duplicação, 9 km de vias laterais, três pontes sobre o Rio Cacau, dois viadutos, além de ciclovia, pontos de ônibus, faixas elevadas e revitalização completa da sinalização. A etapa teve aporte de R$ 168 milhões, também via Novo PAC.

Importância da BR-010 - Uma das rodovias mais estratégicas do país, a BR-010, conhecida como Belém-Brasília, é importante para o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste. Com os novos investimentos do governo Lula, a expectativa é de haja forte impacto positivo na economia regional e nacional, atraindo negócios e ampliando oportunidades nos setores de comércio, logística e serviços.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários