Compartilhe essa Notícia:

Deoclides Macedo consegue
liminar no TSE e elege
Julião Amim para a Câmara Federal
O presidente do TSE, Dias Toffoli, concedeu liminar validando os votos do ex-prefeito de Porto Franco,  Deoclides Macedo (PDT), que não teve os seus 56.171 votos contabilizados pela Justiça Eleitoral, devido a cassação de seu registro pelo TRE-MA, por ser ficha-suja.

Macedo teve suas contas rejeitadas pelo TCE-MA, mas aprovadas pela Câmara Municipal de Porto Franco.

Com a liminar do presidente do TSE, os seus votos são contabilizados, modificando o quadro dos deputados federais eleitos pelo Maranhão, permitindo que o PDT eleja mais um deputado, no caso Julião Amin, que ocupa a vaga até então destinada a Alberto Filho, do PMDB.
Continua...

Amin que foi convidado pelo futuro governador, Flávio Dino, para assumir a secretaria do Trabalho, já anunciou que permanecerá na secretaria a partir de fevereiro – quando da posse no Congresso Nacional – abrindo a vaga para Deoclides que com a validação dos seus votos ocupa a primeira suplência.


Com informações do Blog do Garrone
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

7 Comentários

  1. Será que isso é SIMPLES ASSIM, como é que o TRE-TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL-MA, dar DIPLOMA, com todas as prerrogativas a ALBERTO FILHO, e se não me falha a memoria, e por que que o TSE, dar ganho de causa a quem tem problemas com a JUSTIÇA, não estou entendendo mais nada, senhores que tem a caneta mão. NÃO ESTOU ENTENDENDO MAIS NADA.

    Edmilson Moura.
    Blog Rebelde Solitário ou Rebelde Solitário

    ResponderExcluir
  2. Simples... vou tentar esclarecer. A nossa constituição federal em seu Artigo 31 estabelece o seguinte:

    Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    § 1º - O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

    § 2º - O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

    Portanto, o papel dos Tribunais de Contas, é de somente auxiliar o Poder Legislativo, nesse caso, as Câmaras Municipais emitindo "pareceres". Cabe ao legislativo julgar as contas de prefeito.
    Dessa forma, nenhuma corte pode ir de encontro o que está em nossa Carta maior.

    Grande Abraço.
    Diego Contador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito DIEGO.
      A Câmara Municipal é o Tribunal do Povo, constitucionalmente competente para julgar processos de prestação de contas dos Prefeitos Municipais (exceto convênios). Os Juízes, Vereadores, são escolhidos diretamente pelo povo para tal missão. É o povo fazendo o julgamento. Semelhante, porém mais democrático que o Tribunal do Júri, que julga os processos relativos a crimes dolosos (praticados com intenção de matar) contra a vida, onde os juízes são escolhidos por um Juiz de Direito, não pelo povo, de onde emana todo poder.

      Excluir
  3. TC com deputado Alberto filho ta tranquilo disse vai para seu segundo mandato

    ResponderExcluir
  4. Alberto Filho tomou no copo! entenderam?

    ResponderExcluir
  5. Deputado Alberto filho vai para segundo mandato ele ficha limpa da olhada blog do lorimar.

    ResponderExcluir
  6. BASTA VOCÊ VER O QUE ESTÁ EM RELEIA DA MATÉRIA, NO LOUREMAR FERNANDES, E VAMOS NA INTEGRA..

    TSE confirma condenação de Deoclides Macedo e torna nulos 56 mil votos

    Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votaram na noite desta quinta-feira (9) em Brasilia, o recurso do candidato Deoclides Macedo (PDT).

    Os ministros entenderam pelo improvimento do recurso e mantiveram a condenação imposta ao candidato. Os votos dados a Deoclides de nada valem. Dessa forma, como se especulou, não haverá mudança na formação do quadro de deputados federais do Maranhão.

    Deoclides é ex-prefeito de Porto Franco e obteve 56. 123 votos. Os ministros foram unanimes em acompanhar o voto da relatora Maria Thereza de Assis Moura.

    E como diz o VERBO a história, isso ainda tem muito pano para as mangas.

    Edmilson Moura.
    Blog Rebelde Solitário ou Rebelde Solitário.

    ResponderExcluir