Compartilhe essa Notícia:

As eleições para a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Esperantinópolis, que inclui a escolha do presidente, estão completamente abertas. Muitas conversas nos bastidores, muito disse-me-disse-me e poucos resultados práticos saindo dessas reuniões.

O prefeito eleito Dr. Raimundinho elegeu apenas dois vereadores, Chiquinho Boa Vontade e Leílson. Comentou-se nos bastidores que ele almeja colocar Leílson na presidência do legislativo municipal, e na busca de concretizar esse objetivo, o médico oncologista empreendeu-se em diálogar com vereadores do grupo de seu adversário político, Aluísinho do Posto.

Segundo os boatos, Dr. Raimundinho teria fechado acordo com quatro vereadores: Kleber Branco, Lula, Risomar e Francinaldo, somando ao dois de seu grupo, Leílson e Chiquinho, teria os necessários seis votos para eleger o presidente da Câmara de Vereadores e ficar sossegado com o controle do legislativo municipal dentro de seu grupo.

Entretanto, as coisas não são tão fáceis ao nosso querido prefeito eleito, como apareceu no início, em que alguns vereadores de Aluisinho correram na direção dele. Uma coisa é o apoio político durante o mandato, outra coisa é costurar esses seis votos de vereadores em direção ao seu candidato a presidente. A explicação dessa problemática é bem simples: dentre esses seis vereadores contabilizei três nomes interessadíssimos pela cadeira de presidente da Câmara: Leílson, Cleber Branco e Lula.

O vereador Lula junto com os colegas Francinaldo e Risomar formaram um grupo, um bloquinho para se fortalecerem nesse proposito. Esses três vereadores estão mais afinados entre eles do que com o Dr. Raimundinho.

Aluisinho do Posto não tem ficado parado nessa disputa. O empresário, que ficou em segundo lugar ao pleito de prefeito, reuniu-se com os vereadores que foram eleitos em seu grupo logo depois da eleição e, como líder apontou o vereador Gordo Vieira como o candidato a presidente da Câmara de Vereadores do grupo. Entre os nove vereadores eleitos ou reeleitos do grupo, apenas o vereador Lula se posicionou imediatamente contra a candidatura de Gordo Vieira e deixou a reunião afirmando que não votaria no candidato de Aluisinho.

Duas razões motivaram a revolta do vereador Lula: sentia-se magoado com Aluísinho do Posto por ter ficado com dúvidas de sua lealdade no último pleito, ele votou em Aluisinho, mas o empresário duvidou publicamente de seu voto, então, Lula não estaria mais disposto a seguir as orientações de Aluisinho. Outra razão é mais prática: Lula deseja ser o próximo presidente da Câmara.

Passado o tempo, o vereador Gordo não se firmou como um candidato forte para unir o grupo e vencer a disputa na Câmara. Segundo fui informado, Aluisinho percebendo que o nome do Gordo não emplacava convidou o ex-prefeito e vereador eleito Chico Jovita substituí-lo nessa disputa. Na óptica do empresário, Chico Jovita teria mais determinação quando a briga é pelo poder e ele tem mesmo! Chico Jovita não perdeu tempo e já está no encalce de vereadores pedindo abertamente votos e se declarando candidato do Aluisinho.

Então, considero Gordo, momentaneamente fora da peleja e Chico Jovita assume o seu lugar no que restou do grupão.

Acredito que Dr. Raimundinho pode contar com o apoio de três vereadores: Kleber Branco, Leílson e Chiquinho.

O bloquinho formado por Risomar, Francinaldo e Lula é bem achegado ao Dr. Raimundinho, mas, como disse, seus componentes têm pretensões sérias de indicar um deles candidato a presidente.

Esse bloquinho tem tudo para ser bem cortejado, veja o porquê:

Aluisinho do Posto, que conta com o apoio dos vereadores Sinaldo, Braqueara e Gilson Vieira, faria o possível e impossível para reconquistar o apoio importante desses três vereadores no intuito de garantir a eleição de Chico Jovita na Câmara ou Dr. Raimundinho indicaria um deles, provavelmente o vereador Lula para disputar a presidência da Câmara de Vereadores e Lula, em agradecimento, seria o fiel escudeiro de Dr. Raimundinho no legislativo.

Leilson, Cleber Branco e Gordo Vieira ficariam de fora dessa peleja pelo segundo cargo mais poderoso de Esperantinópolis.

Pois bem, essa foi a minha visão da intricada eleição da Câmara de Vereadores de Esperantinópolis.

Conheça os vereadores de Esperantinópolis para a legislatura de 2013 a 2016:





⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. a melhor opçao e o LEILSON com certesa e gente nova de pensamentos radiantes e um jovem muito cheio de responsabilidades, essa e sua Leilson.parabens por sua vitoria. com carinho sua prima.

    ResponderExcluir