Compartilhe essa Notícia:

Preita Eudina e o '1º Damo' Totota
Ainda tem políticos bons nesse mundo, meu povo, não vamos perder a Esperança!! De que forma a prefeita de um município de 6 mil habitantes pode se tornar exemplo para prefeitos da região. Leia o ensaio!

Na próxima segunda-feira, 08, o Blog estará em Bernardo do Mearim, acompanhando a importante inauguração do Hospital Municipal daquele município. Bernardo do Mearim, é deveras, um município abençoado. Com apenas 6 mil almas, esse município recebeu um hospital do Estado que faz inveja aos maiores municípios da região. A postagem que coloquei ontem, me fez lembrar dos últimos encontro que tive com o povo de lá, mas especificamente com a prefeita Eudina e o primeiro ‘damo’, o grande Totota.

Na semana que antecedeu o Carnaval, eu passava por Bernardo do Mearim, indo na direção de Poção de Pedras. Havia certa agitação na Prefeitura e decidi parar e talvez encontrar a prefeita e seu marido. Ao me aproximar do prédio da prefeitura, me deparei com o primeiro ‘damo’ saindo agoniado de um das portas.

- blogueiro que surpresa!! – Exclamou ele abrindo um sorriso de felicidade ao ver-me. É um tipo de reação que nos faz muito bem. Senti que minha presença era bem-vinda!

Ele me agarrou pelo braço e me puxou para o interior do prédio, gritando:

– Eudina! Eudina, advinha quem está aqui!

Continua....
Encontrei a prefeita cercada de funcionários num departamento que mais parecia um arquivo público. Depois soube que estavam fazendo uma faxina na prefeitura.
Sentei com o casal e ouvi deles somente boas noticias em um pouco mais de um mês de administração: todas as estradas vicinais foram recuperadas, escolas sendo reformadas, a construção do muro de arrimo para melhorar a visão da principal avenida da cidade, as ruas estão passando por uma operação tapa-buracos, os salários de todos os servidores já tinham sido pagos e a prefeita garantiu que o mês de dezembro também seria pago. Boas notícias de Bernardo, pois em contrapartida, naqueles dias, Poção de Pedras estava sob o decreto de Estado de Emergência.

E no meio da conversa Totota perguntou-me pelo meu carro.

- Tá estacionado lá fora, por quê?

- Rapaz, espero que tu não esteja muito apressado, por que tu vai ter que levar eu e a prefeita a um povoado para vermos como está o conserto de uma bomba do poço artesiano de lá que queimou.

- E cadê o teu carro, Totota? – perguntei surpreso.

- Nós não temos carro, Carlinhos. – respondeu ele muito sério.

Balancei a cabeça ironizando.

- Totota para de brincadeira, cadeir a tua Hilux nova?

Ele abriu um sorriso alto.

- Hilux?!! Que Hilux, rapaz?! Nós temos é um Unozinho que se acabou no tempo das campanhas, servindo de ambulância para o povo. Não temos carro, Carlinhos, e precisamos ir no povoado ver se o poço foi consertado e vamos no teu carro.

- Será uma honra, Totota, levar você e a prefeita.

E partimos em direção a um povoado que não ficava tão distante da sede.

Os operários consertavam a bomba e ao ver a prefeita foram logo pedindo um refrigerante para matar a sede. O Totota de tão apressado que estava parece que se esqueceu da carteira.
Prefeita Eudina inspeciona o conserto do poço

- E agora, esqueci o dinheiro! – dizia Totota quase num choro!

- Toma aqui, Totota – disse eu entregando uma quantia de dinheiro que achei ser suficiente para o lanche.

- Obrigado, Carlinhos, você veio do Céu mesmo! – Exclamava ele, pegando o dinheiro – Não te preocupa, quando nós voltarmos a Bernardo te pago tudo  – E saiu apressado na direção de um pequeno comércio para comprar o lanche dos operários.

À noitinha, voltamos para Bernardo, deixei o casal na prefeitura. Totota correu para buscar sua carteira, devolveu-me o dinheiro e disse que não me permitiria ir embora, ainda. Eu tinha que jantar com eles. Eu queria seguir viagem, mas o casal insistia, aceitei o convite. Jantamos num pequeno e agradável restaurante na saída da cidade, em direção a Trizidela do Vale. No meio da comilança, perguntei por que eles não compravam um carro novo.

- Estamos dando prioridade as estradas vicinais antes das chuvas e o pagamento do funcionalismo. A verdade é que nem eu e nem os vereadores receberam seus ordenados até que os servidores do município estejam em dias. – contou a prefeita Eudina.

Operação Tapa-buraco à noite
- Mas estamos pensando em comprar um carro, mas esse carro não pertencerá a gente, mas será do  município, e tem que ser um carro forte para a prefeita Eudina chegar até os povoados mais distantes da zona rural. – Explicou Totota. – Infelizmente nesse momento a prefeitura não tem condições, mas quando organizarmos tudo, quem sabe!

Fiquei comovido com essas palavras. Depois do jantar Totota me levou para acompanhar o trabalho de tapa-buracos que estava sendo realizado à noite.

- Parabéns, a vocês! – disse eu ao casal.

Totota ficou animado e falou algo que tinha haver com a notícia do momento:

- Carlinhos e essa briga lá na Praça de Igarapé Grande! Amigo, fui eu quem construi aquela Praça, eu, o Totota. Investiga para você ver. Mas assim como ajudei o meu pai, ajudo a minha mulher, é ela que eu desejo que apareça. E adoro quando chamam ela de bonita no teu Blog, é tudo verdade, é a mulher mais linda do mundo!!

Sorri da graça do meu Amigo Totota, me despedi do casal e depois de 5 horas de visita, deixei Bernardo do Mearim tendo plena certeza que o munícipio estava em boas mãos.

Passado mais de um mês, no Seminário promovido Pelo TCE-MA em São Luís, encontrei um assessor da prefeita Eudina.

- Cadê a prefeita Eudina e o Totota? – perguntei-lhe.

- Totota não veio ao Seminário. A prefeita não se sentiu bem e fui deixar ela na Rodoviária para pegar um ônibus para Bernardo do Mearim. – respondeu o assessor.

- A prefeita voltou de ônibus? Ela ainda não comprou um carro?

- Não, dona Eudina, nossa prefeita anda de ônibus. – Explicou o assessor.

Acredito que hoje, eles já tenham adquirodo um carro de primeira linha, o salário de prefeito comporta essa despesa ou mesmo que veículo venha pertencer a prefeitura, é uma necessidade, quase uma obrigação para que a administração representada principalmente pela prefeita possa chegar aos povoados do município ou as repartições públicas em São Luís, com mais rapidez e agilidade. Mas me surpreendeu que passado dois meses de administração, Dona Eudina e Totota ainda estavam sem carro oficial. Isso porque, meus leitores, a regra geral é que o prefeito, quando acaba de ser eleito, em outubro mesmo, a primeira ação dele é se apresentar numa concessionaria e adquirir um veículo de primeira linha, das marcas S10 e ou Hilux. Quando não, compram postos de combustíveis, fazendas, apartamentos e depois é com a Polícia Federal nos couros deles.

Esse tipo de atitude não teve dona Eudina, prefeita de Bernardo do Mearim, uma mulher simples que veio para fazer história e se tornar exemplo em nossa região.

Bernardo do Mearim está, deveras, bem governado por dona Eudina, e com o auxilio primoroso de Totota, o grande primeiro ‘damo’!

Ainda tem políticos bons nesse mundo, meu povo, não vamos perder a Esperança!!

O poço com a bomba queimada


Estradas vicinais recuperadas no primeiro mês de governo


Muro de arrimo na entrada da Principal Avenida
"Blogueiro que surpresa!!"
Prefeita Eudina vistoriando a operação tapa-buraco
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

13 Comentários

  1. Mulher, pq vc nao veio ser candidata aqui em Poçao de Pedras? Tamo e morto com o Cascaria no gonverno.

    ResponderExcluir
  2. Essa e a Minha Prefeita. Tenho orgulho de ter Eudina Costa como Prefeita de Bernardo do Mearim - MA

    ResponderExcluir
  3. Esse totota é mesmo o cara q lindo me emocionei felicidade casal mostrem para o nosso brasil q vale apena ter dignidade e vc prefeita q grande mulher vc vai longe

    ResponderExcluir
  4. eita prefeita linda, olha se vc se canditar em poção e chapa batida e ponta virada.cuidado com o cascaria eu já vi ele disendo que vai lançar candidato ai em bernARDO, PENSE NUMA PRGA RUIMMMMMMMM

    ResponderExcluir
  5. Ahêêêê Poção de Pedras sem sorte, nam. Tinha um Prefeito mais ou menos, pelomenos pagava em dia o povo tirou. Agora vem e C*A+R4N#I%S&S*A pra ka. Tomos mortos mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Copia Cascaria. Ate rimou. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Faz como ela, Cascaria! Nao tem dinheiro pra nada. O Gildasio roubou.

    ResponderExcluir
  8. TENHO UM AMIGO LÁ DE BERNARDO DO MEARIM QUE É ACESSO DE IMPRENSA O NOME DELE E JOSIVALDO FIZEMOS TEC. EM JORNALISMO JUNTOS ELE E GENTE BOA,

    ResponderExcluir
  9. JOSELÂNDIA TA PRECISANDO DE PESSOAS ASSIM... #PARABÉNSPREFEITA

    ResponderExcluir
  10. Se fosse só em joselandia era bom mais não é só ai colega

    ResponderExcluir
  11. PREFEITA, ALIÁS PROFESSORA A SENHORA ESTA SE TORNANDO UM ÍCONE NA POLÍTICA DA NOSSA REGIÃO, QUIÇÁ DO MARANHÃO. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  12. Bernardo do mearim está de parabens com uma prefeita dessas.

    ResponderExcluir