Compartilhe essa Notícia:

Neste domingo, 26 de outubro, dia da votação para o segundo turno das eleições, o município de Lago do Junco comemorara 53 anos de emancipação política e administrativa. O Blog do Carlinhos saúda a todos juncoense pala passagem de sua data magna e desejamos que o município continue segundo no cominho do progresso e do desenvolvimento. Parabéns Lago do Junco.
 
Um pouco da história de Lago do Junco

O povoamento de Lago do Junco foi iniciado em 1918 por Gonçalo Rodrigues, que lá se fixou com o objetivo de trabalhar na agricultura. A partir de 1925, com a chegada de contingentes de migrantes nordestinos, passaram a ser desenvolvidas atividades nos setores do extrativismo e da agropecuária, o que tornou o lugar num centro de comércio e exportação de grande importância na região do Mearim. Esse crescimento econômico e populacional estimulou Hosano Gomes Ferreira, político local de grande prestígio, a lutar pela emancipação de Lago do Junco, o que ocorreria em 26 de outubro de 1961, pela Lei 2151. Foi desmembrado do município de Ipixuna, hoje São Luís Gonzaga.
Continua...

Educação

No município de Lago do Junco existem duas Escolas Famílias Agrícolas (EFAs). A primeira é a Escola Família Agricola Antonio Fontenele, na comunidade São Manoel; a outra é o CEFFA (Centro de Formação Familiar por Alternância) Manoel Monteiro que está localizado cerca de dois quilómetros da comunidade Pau Santo. No CEFFA Manoel Monteiro oferece-se o Curso de Ensino Médio Profissionalizante na área agropecuária.







Políticos que homenagearam Lago do Junco hoje nas redes social



Informações da Wikepedia, fotos do facebook

Bandeira de Lago do Junco
 

Logotipo da Administração do prefeito Osmar Fonseca em Lago do Junco

Histórico

O seu povoamento teve início em 1918, com a chegada do sr. Gonçalo Rodrigues que, informado da expansão da Região do Mearim, ali se fixou, na tentativa de desenvolver a lavoura. A partir de 1925, acentuou-se a chegada de novos nordestinos, pelas razões acima mencionadas, que vieram proporcionar uma melhoria sensível na povoação.

Desenvolveu-se a agropecuária e extrativismo e aparecerem as primeiras casas de comércio, quando teve início a exportação de produtos agrícolas, para outros centros consumidores.

Dentre os interessados pela emancipação do lugar, há que se destacar o sr. Hosano Gomes Ferreira que, possuidor de grande prestígio político, fez valer essa prerrogativa, realizando o sonho dos habitantes do lugar.

O nome de Lago do Junco teve origem na existência de um lago na região, onde se encontrava grande quantidade de capim, chamado 'Junco'.

Gentílico: juncoense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Lago do Junco, pela lei estadual nº 2151, de 26-10-1961, desmembrado de Ipixuna. Sede no atual distrito de Lago do Junco ex-povoado. Constituído de 3 distritos: Lagoa do Junco, Lago dos Rodrigues e Riachão criados pela mesma lei do município. Instalado em 27-12-1961.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Riachão.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 1-VII-1983.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município aparece constituído do distrito sede. Não figurando os distritos de Lago dos Rodrigues e Riachão.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte:IBGE


LEI DE CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE LAGO DO JUNCO

LEI n° 2.151 de 26 de Outubro de 1961. Cria o Município de LAGO DO JUNCO E dá outras providências.



O Governador do Estado do Maranhão

Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art.1° - É criado o Município de Lago do Junco, constituído dos distritos de Lago do Junco, Riachão, Lago dos Rodrigues e povoados Pau Santo, Luduvico, Centros do Aguiar, do Município de Ipixuna, deste desmembrado, de acordo com os limites fixados na presente Lei.

Art.2° - O Município de Lago do Junco terá a categoria de termo judiciário e ficará subordinado à Comarca de Pedreiras.

Art.3° - É elevado à categoria de cidade e convertido em sede do município, com a denominação de Lago do Junco, o atual distrito de Lago do Junco.

Art.4º - O município é constituído dos atuais distritos de Lago do Junco, Riachão e Lago dos Rodrigues.

Art.5º - O território do Município de Lago do Junco terá os seguintes limites:

1- Com o município de BACABAL:

Começa no divisor de águas Mearim -Grajaú, exatamente no ponto em que o mesmo é atravessado pelo alinhamento reto que une o lugar denominado Vila Velha, sito à margem direita do Rio Mearim, ao Centro do Lago da Cabeça, na Bacia do Rio Grajaú; do ponto assim determinado, segue pelo dito alinhamento em direção ao lugar Vila Velha, até o ponto em que o mesmo se cruza com o talvegue do Igarapé Ipixuna, também conhecido por Igarapé Grande, afluente da margem esquerda do Rio Mearim.

2- Com o Município de IPIXUNA:

Começa com o alinhamento reto que une o centro do Lago da Cabeça, na basta do rio Grajaú, ao lugar denominado Vila Velha, sito à margem direita do rio Mearim, exatamente no ponto em que o mesmo se cruza com o talvegue Igarapé Ipixuna, também conhecido como Igarapé Grande, afluente da margem esquerda do Mearim; desse ponto de cruzamento segue pelo talvegue de Ipixuna, à montante até o ponto em que o mesmo se cruza com a reta leste-oeste, verdadeiro, que tem como um dos pontos a confluência do Rio Mearim, com o Igarapé Insono, de sua margem direita.

3- Com o Município de PEDREIRAS:

Começa no talvegue do Igarapé Ipixuna, também conhecido por Igarapé Grande, afluente da margem esquerda do rio Mearim, exatamente no ponto em que o mesmo se cruza com a reta leste-oeste verdadeiro, que tem como um dos pontos, a confluência do rio Mearim, com o Igarapé Insono, de sua margem direita; desse ponto de cruzamento, segue pela mencionada reta, até o seu ponto de contato, com o divisor de águas Mearim - Grajaú.

4- Com o Município de LAGO DA PEDRA:

Começa na reta leste-oeste verdadeiro, que tem como um dos pontos a confluência do rio Mearim, com o Igarapé Insono, de sua margem direita exatamente em seu ponto de contato com o divisor de águas Mearim - Grajaú; desse ponto de contato, segue, pelo mencionado divisor de águas até o ponto que o mesmo se cruza com o alinhamento reto que tem como extremidades o lugar denominado Vila Velha, sito à margem direita do rio Mearim e o centro da Cabaça na Bacia do rio Grajaú.

Art.6º - VETADO.

Art.7º - A


Informações adicionais

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Uma cidade sofrida, está sendo sucateada por um ditador, que estar usando só para Lavar o dinheiro. O dinheiro que entra dos programas PDDE os diretores coitados são humilhado e encabrestado por esse VENEZUELANO, O VEREADOR QUE O DIGA, NÃO É ZECA?

    ResponderExcluir
  2. Impressionante... como essa dor de Graxa é grande... não acaba nunca. CHUPA GRAXEIRO

    ResponderExcluir