Compartilhe essa Notícia:

Condenado por tráfico na Indonésia, brasileiro Marco Archer é executado

Marco dentro da cadeia na Indonésia (Foto: Rogério Paez / Arquivo pessoal)

Instrutor de voo livre foi morto por pelotão de fuzilamento em prisão.
No país asiático, tráfico de drogas tem pena capital.

Continua...
Marco Archer dentro da cadeia na Indonésia (Foto: Rogério Paez / Arquivo pessoal)
O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi executado na madrugada deste domingo (18) na Indonésia– 15h31 deste sábado (17), pelo horário de Brasília. O método de execução de condenados à pena de morte no país é o fuzilamento.
O instrutor de voo livre havia sido preso em 2004, ao tentar entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raio-x, no Aeroporto Internacional de Jacarta. Archer conseguiu fugir do aeroporto, mas duas semanas depois acabou preso novamente. A Indonésia pune o tráfico de drogas com pena de morte.
Além do brasileiro, foram executados na ilha de Nusakambangan, Ang Kiem Soe, um cidadão holandês; Namaona Denis, um residente do Malawi; Daniel Enemuo, nigeriano, e uma cidadã indonésia, Rani Andriani. Outra vietnamita, Tran Thi Bich Hanh, foi executada em Boyolali, na Ilha de Java.
A presidente Dilma Rousseff divulgou nota em que disse estar “consternada e indignada”com a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira na Indonésia. O embaixador do Brasil em Jacarta, segundo a nota, será chamado para consultas.
Na linguagem diplomática, chamar um embaixador para consultas representa uma espécie de agravo ao país no qual está o embaixador. Na sexta-feira, a presidente Dilma fez um apelo por telefone ao governante da Indonésia, Joko Widodo, para poupar a vida de Archer, mas não foi atendida. Widodo respondeu que não poderia reverter a sentença de morte imposta a Archer, “pois todos os trâmites jurídicos foram seguidos conforme a lei indonésia e aos brasileiros foi garantido o devido processo legal”, segundo nota da Presidência.
 O secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, reuniu-se, em Brasília, com o embaixador da Indonésia no Brasil, Toto Riyanto, para manifestar a “profunda inconformidade” com o fuzilamento. O Itamaraty voltou a dizer que o cumprimento da sentença de morte representa uma “sombra” nas relações entre os países.
Antes da execução, em entrevista à GloboNews, o ex-cônsul do Brasil em Bali Renato Vianna explicou que Archer e os demais condenados à morte seriam transferidos para um lugar próximo à penitenciária e depois fuzilados por 12 atiradores.
Questionado sobre outros brasileiros anteriormente condenados pelo mesmo motivo na Indonésia e que conseguiram se livrar da pena de morte, Vianna destacou que, no período, as penas não eram tão rígidas com relação às drogas. Explicou ainda que a legislação foi mudada há uns 15 anos.
Marco Archer Cardoso Moreira em vídeo obtido pelo cineasta Marcos Prado, que prepara documentário sobre o controlador de voo (Foto: Reprodução/TV Globo)Marco Archer em vídeo obtido pelo cineasta Marcos
Prado (Foto: Reprodução/TV Globo)
"A Indonésia é um país tranquilo, bem aberto, mas eles são muito restritos com relação às drogas. Se a pessoa for pega com um cigarro de maconha, ela vai ser presa e está arriscada a passar até oito anos na cadeia", afirmou. Ele acrescentou que há 138 pessoas para serem executadas – metade são estrangeiras.
As leis da Indonésia contra crimes relacionados a drogas estão entre as mais rígidas do mundo e contam com o apoio da população. "Com isso [as execuções], mandamos uma mensagem clara para os membros dos cartéis do narcotráfico. Não há clemência para os traficantes", relatou à imprensa local Muhammad Prasetyo, procurador-geral da Indonésia.

Além de Marco Archer, outro brasileiro aguarda no corredor da morte da Indonésia, o paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, também por tráfico de cocaína.
Matéria de O Globo.Com
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

22 Comentários

  1. A morte nunca serviu de exemplo pra ninguém.
    Se isso fosse verdade não haveria mais crimes nos países onde há pena de morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas desse ai estamos livres n vai mas faser mal nenhum pra sociedade

      Excluir
  2. Desejar a morte de um ser humano, é ser muito hipócrita ou mesmo desumano. Mas ele cometeu um erro grave. Se fosse no Brasil ele por ser réu primário e ter residência fixa com certeza já teria saído, e tava novamente cometendo crimes. Então devo confessar que ele mereceu a pena da Indonésia. Concordo!

    ResponderExcluir
  3. Ta ai um lugar bom de se viver...
    Traficante sendo tratrado da.forma de.Traficante.....
    Aqui no brasil e assim
    Um bandido. Funta um objeto e em menos de 24 horas ele.ja.esta nas.ruas novamente..
    Quamdo um trabalhador e pego fazendo algo... As altoridades so chaman eles de muleque... Alem de outros nomess.....
    Se pega um politico ladrao...so xama ele de Dr....
    O Dr. Tal foi pego fazendo isso e aquilo.axo que ele nao. Vai nem na delegacia os pm mesmo vao na casa dels levar o papel de soltur..
    Com migo e assim se e ladrao... Pega e corta as duas maos...pr ver.o.que.ele vai fazer.aindaa.
    Se.e traficante... Corta as perna pra ver.a reaçao.....
    E político ladraommm ten que ser e fuzilado por cada eleitor que o colocou no poder pensado.
    Nois eleitor somos mais altorisades que tudo entao cultivem e semeiem com respinsabilidade....

    ResponderExcluir
  4. Esse lugar e top.
    Aquk no.brasil os presos jluxam mais que soltos...
    Tem de tudo dentro da cadeiaaa..

    Ja.ai.que.wu.axo.justooo.enpra.ser.assim.mesmo.trafico ou matou fuzila mesmoooo

    ResponderExcluir
  5. Concordo pq se aqui no Brasil as coisas fossem assim esse Brasil não tava dessa forma que se encontra hj

    ResponderExcluir
  6. O BRASIL DEVERIA ADOTAR A PENA DE MORTE, NÃO VEJO OUTRO JEITO DE ACABA COM A IMPUNIDADE QUE TEMOS HOJE. NÓS CIDADOES DE BEM MORRENDO DE TRABALHA PARA MANTER BANDIDO SAFADO NA PRISÃO COMENDO DO BOM E DO MELHOR.

    ResponderExcluir
  7. não entendo o que eles politocos deputados e senadores estão fazendo. há anos que a populção anceia por leis mais duras que venham a realmente surtir efeitos, sinto muito dezer nossas leis estão muito é avacalhadas ninguem respeita. temos que implantar em definitivo a pena de morte e acaba de vez com a sombra da ipunidade no brasil

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente, pelo menos ajudaria a equilibrar a balança um pouco, hoje aqui no brasil os bandidos matam os trabalhadores e nos temos que sustenta-los na cadeia isso quando pagamos para os advogados solta-los, com a pena de morte a balança penderia pelo menos 1 grama pelo lado dos inocentes tbem.

    ResponderExcluir
  9. Já pensou essa lei aqui em Pedreiras! Com certeza muita gente iria morrer. E, os que apensas fumam um cigarrinho e uma pedra, já estavam na cadeia há tempo. Sobre a execução, eu prefiro não dá a minha opinião, isso é muito complicado e quem sou eu para julgar alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a resposta acima. Quem somos nós para julgar alguém? Tem de haver um sistema judiciário para julgar as questões civis e criminais. Porém reconhecemos que há muitos erros nesse sistema, desde Juízes e Promotores sem um bom raciocínio lógico, outros sem firmeza e sem coragem, outros que não estudam, outros que não trabalham, alguns desonestos e que vendem pareceres e decisões. Todo um sistema de investigação ineficientes que não descobrem verdadeiros culpados e infestam as cadeias de inocentes. Confissões arrancadas sob tortura, quando "toda carne se trai". Mentiras aos montes proferidas por testemunhas descompromissadas com a verdade, focadas apenas em ajudar ou prejudicar. Tudo isso e muito mais, mostra que não estamos preparados para aplicação da pena de morte, onde não tem retorno para os casos de erros.

      Excluir
  10. QUE O CAPETA O TENHA ESSE MISERÁVEL.... VAI PAGAR PELO O QUE FEZ.... CONCORDO SEM PENA NENHUMA....

    ResponderExcluir
  11. Ele era ciente do risco que estava correndo.A Indonésia da um exemplo de como as leis tem que cumpridas,diferentemente do que ocorre no Brasil.

    ResponderExcluir
  12. País Muçulmano de FdP.

    Proponho BOICOTE ao TURISMO da indonesia..

    Quem já foi sabe. Policia corrupta. Te enxertam drogas e pedem suborno ou vc vai...virar cinzas...e ainda dão risadas....

    Mas se vc. matar 200 pessoas pega 20 anos, foi o que aconteceu com um terrorista.

    Tbem, dois ingleses mortos numa praia de lá, e os assassinos vão ficar 5 anos presos.........ah, fala sério quem apoia....

    crime contra a vida pode..........vai entender

    ResponderExcluir
  13. ERRADO. Matar alguém não é legal. PENA DE MORTE NUNCA VAI ACABAR COM A CRIMINALIDADE. NEM MESMO REDUZI-LA. Na verdade a pena de morte serve para diminuir apenas uma coisa: A VIDA HUMANA. Dessa forma, sou favorável a assertiva: VIOLÊNCIA SÓ GERA VIOLÊNCIA; bem como: PENA DE MORTE NÃO É SOLUÇÃO!!

    ResponderExcluir
  14. É TRISTE ESSA SITUAÇÃO MAS TODOS TEMOS A OBRIGAÇÃO DE RESPONSABILIBIDADES SOBRE NÓS, PERGUNTO A VCS , QUANTAS FAMÍLIAS PERDERAM SEUS ENTES QUERIDOS SEJA POR MORTE ,OU POR VÍCIO DESSAS MALDITAS DROGAS? SE NESTE PAÍS CORRUPTO TIVESSE A FELICIDADE DE TERMOS PENA DE MORTE OU PRISÃO PERPETUA, DUVÍDO QUE ALGUM BRASILEIRO QUISESSE VENDER ESSE ILÍCITO, APOSTO 100 POR COMO NUNCA MAIS NENHUM BRASILEIRO ENTRA EM TERRITÓRIO INDONÉSIO COM DRÓGAS OU COISA PROIBÍDA, E SE AQUI NESTE BRASIL FOSSE UM PRO PAREDÃO CREIO QUE NUNCA MAIS VC ENCONTRAVA DROGAS PRA VENDER A NÃO SER POR ALGUM POLÍTICO QUE TODOS NÓS SABEMOS QUE TEMOS ATÉ DEPUTADO FEDERAL ELEITO COM DINHEIRO ORIUNDO DO TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS.

    ResponderExcluir
  15. Blogueiro, descorda é sem corda? Por favor! Conserta a palavra e honra o curso que fizeste - tomara que não tenha sido Letras. Com relação à questão, o cidadão sabia do que podia acontecer-lhe ao cometer o crime em outro país? Se sabia e fez a contravenção, não cabe a mim julgar a aplicação da referida lei. E se no Brasil houvesse pena de morte, só pobre seria punido.

    ResponderExcluir
  16. Não concordo de jeito nenhum só deus pode tirar, só ele sabe nossa hora de ir..

    ResponderExcluir
  17. A questão não é concordar ou não com a pena de morte, temos que aceitar que estando em outro país (seja ele qual for) estamos sujeito as leis de lá, se não concorda não vá, se a pena na Indonésia para este tipo de crime é a morte fazer o que? A pessoa que comete este tipo de crime não é santo e sabe claramente que se pego é este o caminho, não podemos esquecer o mau que estas pessoas causam a centenas de famílias, o que não pode é o governo Brasileiro dizer que o ato representa uma SOMBRA entre os dois países, deveria sim tomar como exemplo e fazer cumprir as leis que aqui viraram piadas.

    ResponderExcluir
  18. Realmente e verdade , no Brasil tem um histórico de mandar inocente pra cadeia e deixar os bandidos soltos ,exemplo : Petrobrás contrata advogado para a defesa do diretor Nestor Ceveró, eu tbm acredito no arrependimento para a salvação, e que tenho parente que perdeu a família , perdeu contato com todos por causa dessa maldita droga, e revoltante vc ver a olho nú as vezes em frente sua casa os jovens perdendo a honra, largando os estudos ,roubando e até matando para manter o sustento desse vício maldito , sem contar com os filhos que ficaram sem pai, os pais que ficaram sem filhos, as senhoras sem os maridos, e vc sabe quantos policiais perderam a vida para traficantes ? levantamento feito pelo CMS foram 19.000 só em 2014. faça sua reflexão .

    ResponderExcluir
  19. Escreveu nao leu o chumbo comeu ......isto e para ele respeitar as familias que sofre com filho drogado.

    ResponderExcluir
  20. Olha pessoal condenar os outros é fácil na minha opinião pra começo de conversa ele não era traficante, traficante é quem vende fornece repassa ele era no dito popular ( uma mula) uma pessoa que foi aliciada para que levasse uma determinada substância proibida do ponto A ao ponto B inclusive quem geralmente dança é a mula porque o grande produtor e o traficante que iria distribuir no caso na Indonésia nunca são presos, provavelmente ele dava aula de asa delta conhecia um monte de gente devia cheirar um pó de vez em quando ai ofereceram uma grana boa e o mesmo na ganância aceitou , não considero um crime assim tão grave não ao ponto de ficar anos sabendo que vai morrer longe de todos que vc conhece em um outro pais e ainda por cima morrer com um tiro de fuzil no peito, estupro é muito mais grave uma mãe que abandona um filho recém nascido então nem se fala, há porque a droga mata , tá mais ninguém obriga vc comprar cocaína , maconha, êxtase compra porque quer ,tenho 40 anos 2 filhos já adolescentes já usei bastante porcaria desse tipo na juventude , pergunte se eu uso agora.

    ResponderExcluir