Compartilhe essa Notícia:

Campanha contra á dengue em Lago da Pedra
Ações de combate à dengue estão sendo intensificadas em diversos bairros de Lago da Pedra. Além das equipes de agentes de saúde e de endemias, outros profissionais da saúde também estão mobilizados na campanha, que prioriza os trabalhos de visitas nas residências, palestras nas unidades básicas de saúde e nas escolas da rede municipal de ensino.

Além da dengue, a estratégia tem agora uma nova preocupação, a prevenção contra o Chikungunya, novo vírus que também é transmitido pelo mosquito aedes aegypiti, provocando sintomas ainda mais intensos no organismo humano.
Continua...

Tratada pelas autoridades de saúde como mal do século, a prevenção e combate a dengue precisam ser trabalhados de forma coletiva, lembrou a coordenadora da vigilância epidemiológica no município Dalva Leite, enfatizando que a população tem papel fundamental e não pode esperar apenas pelas ações das equipes de saúde, todos precisam e devem fazer sua parte, disse ela.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 2009 foi o ano que registrou o maior número de casos da dengue no município, chegando a cerca de 80 pessoas notificadas com a doença. Para diminuir os índices negativos, foi elaborado um plano de contingência para prevenção e controle de epidemias de dengue, que prioriza  ações de rotina da vigilância epidemiológica que faz o acompanhamento de indicadores epidemiológicos e operação, vigilância de campo e ações de controle, monitoramento de ocorrência de casos, atenção ao paciente, além de um trabalho de comunicação voltado para mobilização e publicidade junto a população, trabalho que tem alcançado resultados positivos.

Segundo  Dalva Leite, Lago da Pedra está em com uma meta satisfatória com base na meta nacional e estadual. No município a incidência é de 1,5% para dengue e  0,5% para albopictus, que causa chikungunya.

“ Nós estamos com uma meta muito satisfatória, mas isso não é fácil, nós precisamos está com a nossa população orientada e uma população que ajude, que reconheça o seu papel importante para  que tenha esse decréssimo nos índices, “ enfatizou a coordenadora da vigilância epidemiológica.

As ações de combate a dengue não se concentram apenas na sede do município. Povoados da zona rural também estão recebendo atenção das equipes de saúde. No Povoado Centro do Agostinho, os agentes de saúde e de endemias realizaram uma mobilização junto a comunidade, passaram de casa em casa orientando os moradores, distribuíram panfletos informativos e explicaram para a comunidade a importância da prevenção contra a dengue e febre chikungunya.

Veja mas fotos da campanha cotra á dengue em Lago da Pedra





Assessoria

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários