Vídeo: Fantástico da Globo mostra casos de linchamentos no Maranhão
4
Comentários
“Faltam policiais nas ruas maranhenses, menor efetivo do país, uma média de 1 policial para 892 habitantes…”
Fantástico da Rede Globo mostra para o mundo inteiro a calamidade diária da população maranhense.
Fiquem abaixo com trecho da reportagem:
Casos de linchamento tem se tornado comuns no Maranhão. Desde 2013, já foram 30 mortes por linchamento somente na Região Metropolitana de São Luís. Uma média de um caso por mês, mas o que explicaria esses números? O que passa na cabeça das pessoas que participam dessas “execuções em praça pública”?
Continua...
Continua...
Só nesta semana, aconteceram pelo menos outras duas tentativas de linchamento na região de São Luís. Na quarta-feira (8), um policial impediu que um rapaz acusado de tentar roubar uma moto fosse espancado. E, na quinta-feira (9), uma equipe da TV Mirante passava pela rua no momento que um suspeito de roubar um celular ia ser agredido pela população. A presença dos jornalistas acabou salvando o rapaz
“No momento em que você tem baixos indicadores de desenvolvimento humano, você também favorece com que essas pessoas não percebam a melhor forma, ou alternativas diferenciadas para resolver conflitos, ou para resolver situações de medo ou de violência. Então o que vai acontecer, elas vão tender a resolver à sua maneira”, diz Artenira da Silva e Silva, coordenadora do Observatório de Segurança e Sistema de Justiça- UFMA.
“Uma percepção da ausência do estado ou da incapacidade do estado de dar respostas para questões de segurança e justiça. Então, você gera uma percepção de impunidade e isso estimula ações dessa natureza”, diz Ariadne Natal do Núcleo de Estudos de Violência da USP.
Outro ponto, segundo os especialistas, é que faltam policiais nas ruas maranhenses: o Maranhão tem, proporcionalmente, o menor efetivo do país. Uma média de um policial para cada 892 habitantes, aproximadamente metade da média nacional: 472 habitantes por policial.
“O governo maranhense entende que não é só aumentar o efetivo, mas estar fazendo isso no sentido de corrigir a falha histórica do menor contingente do país. Todos os casos de homicídios, seja qual for a modalidade, passarão por uma avaliação para chegarmos a autoria e consequente punição dos envolvidos”, afirma o secretário de segurança pública do Maranhão, Jefferson Portela.
A Polícia Civil diz que já identificou os envolvidos no caso de segunda-feira (6) e que todos, tendo ou não antecedentes, vão responder por homicídio.
“O que se verifica é que pessoas, até sem registro criminal, sem antecedente penal acaba sendo levado a participar daquela situação. Mas isso para nós é irrelevante”, diz Claudio Santos Barros, delegado.
Os pais do jovem morto lamentam que o filho não tenha tido nem a chance de se defender.
Assista ao vídeo
Blog do Ricardo Santos
4 Comentários
E esse fila da puta foi assaltar sem arma? Agora vai!
ResponderExcluirIdentificar CIDADÕES É FÁCIL , e prender é + fácil ainda pq tem indereço e trabalho. VÃO prender os vagabundos bucado de mizera
Ladrões podem ateh ser vagabundos, mas nd justifica um ato tão desumano...e sem a mínima chance d defesa..espancar um pivete ateh a morte por uma tentativa de furto eh facil,,kero ver bater num politico por roubar a merenda escolar,roubar o dinheiro dos remedios do hospital,desviar emendas de obras publicas,...o Brasil tah mais q lascado...o fdp do cabral podia ter fikado lah em portugal e deixar o brasil cm os indios msm..
ResponderExcluir#porumpaíscmmenosviolenciaemaisamor
Carlinhos, coloca algo sobre a matéria que o Fantástico também exibiu na noite do último domingo, rombo milionário nos cofres públicos por ocasião de horas extras recebidas e não trabalhadas! Não foi no Maranhão, mas aqui é só o que tem. Como um bom exemplo, temos a Prefeitura de Pedreiras. Deveriam investigar por lá também.
ResponderExcluirQuando as autoridades só pensam em desviar os recursos públicos que dariam uma estrutura de segurança para a população, acontece isso.
ResponderExcluir