Compartilhe essa Notícia:

O titular do presente Blog, Carlinhos Filho, sentiu-se lesado com a ‘servergonhice’ da operadora de telefonia móvel Claro. Eu que andava irritado com os péssimos serviços da Oi e da Tim, adquiri um chip da Claro. Em todos os lugares da nossa região ergueram Torres da Claro; também andei escutando vários elogios a velocidade  da internet desta operadora; infelizmente, parece que o roubo e a inoperância desta operadora, ainda é maior que as outras. Veja o que aconteceu em uma recarga.

Necessitando falar com uma pessoa em Lago da Pedra que possui um número da Claro 984... fiz uma módica recarga no valor de R$ 10,00 (dez reais) às 14h30 da terça-feira, dia 15. Veja a imagem do celular do Blogueiro Carlinhos Filho.

Liguei para o número desejado, mas não conseguia completar a ligação.  

Para a minha surpresa, às 14h37, a Claro descontou indevidamente o valor de R$ 4,99, segundo o sms, era referente a uma renovação semanal da assinatura de uma tal de Mania de Prêmio. Veja a imagem do celular do Blogueiro Carlinhos Filho.
Continua...


 
Restou só cinco reais. Continuei tentando ligar para o número desejado, mas não conseguia...

Às 15h31, veio um novo desconto igualmente indevido: R$ 3,99 de uma renovação de um tal de Curso de Espanhol. Ave Maria Muchacho!!! Não sei nem como funciona isso.
 
Dos R$ 10,00 em menos de uma hora só restou apenas R$ 1 real.

Como não conseguia completar a ligação, decidi deixar para telefonar para o número desejado no período da noite, mas...

Às 17h06, veio a facada final:

0,99 foi descontada de uma tal de Quero descontos Renovada.
 
Eu não fiz a inscrição em nenhuma assinatura da Claro. Porém, mas, no entanto... o valor é tão pequeno que não dá nem para ingressar na justiça. No entanto, entre milhões de usuário, a Claro deve levar uma bolada milionária todos os dias. E comigo ficou a desagradável sensação de ser lesado, feito de besta e o receio de fazer novas recargas.

Ah, eu liguei para o call center da Claro; o computador que nos atende apenas informa que os descontos procedem, porque o cliente fez a assinatura. Depois de cinco tentativas, percebi que é impossível falar com um atendente humano.

Desliguei...
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários

  1. Meus ilustres amigos, vão ao site da Anell, e registrem as reclamações na ouvidoria, pois lá a mais chance de se resolver, mais uma dica, sempre que for ao banco, qualquer banco, vá com o telefone da ouvidoria do bacen, e faça sua ligação na frente de quem estiver lhe atendendo, a anel demora mais pra mostrar resultado, porem o bacen, é no máximo em 15 dias...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, amigo, não sei se foi por conta dessa matéria, mas hoje, por volta das 13h00, a Claro me ligou através de uma atendente, me pedindo desculpas e afirmando que não haverá mais descontos, que os créditos serão devolvidos, para não me preocupar mais, que esses descontos são de empresas terceirizadas, mas que a Claro já comunicou para não voltar e descontar créditos em meu número. agradeci.

    ResponderExcluir
  3. Com a Tim é a mesma coisa. Fazia recargas e pouco tempo depois descobria que não tinha mais créditos. Liguei e disseram que eu tinha assinatura de jogos etc., coisa que nunca fiz. Imprimi um demonstrativo no "site" da Tim e verifiquei que em poucos meses, por meio dessa "técnica" de roubar o povo, a Tim já havia me surrupiado mais de R$ 70,00. Voltei a ligar e fui orientado a cancelar as tais "assinaturas" depois de identificá-las pelo demonstrativo. Depois disso, recargas só em último caso. Uso o WhatsApp. Chegam até a mandar mensagem dizendo que irão cancelar o número do celular se não for feita recarga.

    Uma sugestão: mesmo os valores sendo pequenos (e é de grão em grão que a galinha enche o papo), além de reclamar à Anatel, seria o caso de ingressar com uma ação judicial no Juizado Especial, pedindo a restituição em dobro do valor indevidamente descontado, mais indenização por danos morais, com base no princípio da dignidade da pessoa humana, pois o que fazem é um desrespeito e se ninguém fizer nada vão continuar agindo assim. A saída é, cada vez que for lesado, o cidadão ingressa com uma ação de restituição cumulada com indenização por danos morais, no valor máximo de até 20 salários mínimos (R$ 15.760,00), pois com esse valor sequer precisará de advogado, e pode ser feito diretamente no Juizado Especial, que deve ter um servidor para atender a casos dessa natureza e que não há despesa ao cidadão.
    Se a operadora, por exemplo, surrupiou R$ 10,00, pede se a restituição de R$ 20,00 e a diferença em relação ao valor máximo de 20 salários mínimos, que, no caso deste exemplo será de R$ 15.740,00, ficando assim: restituição em dobro: R$ 20,00; indenização por danos morais: R$ 15.740,00. Valor da causa: R$ 15.760,00.
    Na pior das hipóteses, a operadora já ficará no prejuízo com as despesas com advogado, deslocamento, hotel, etc., e, quem sabe, aprenderá a respeitar mais se todos os que se sentirem lesados agirem assim.

    ResponderExcluir