Compartilhe essa Notícia:

Em Lago da Pedra a Secretaria Municipal de Saúde antecipou a campanha de vacinação contra a raiva animal para cães e gatos.  Segundo a coordenadora de vigilância em saúde, Dalva Leite, a antecipação da campanha visa otimizar os serviços das equipes uma vez que são 82 localidades a serem assistidas,  incluído sede e zona rural do município, com uma meta de vacinar mais de 8 mil animais.

“A população é nossa principal aliada, ela precisa está abrindo sua casa, segurando o seu animal para que o agente de endemia esteja lá trabalhando. Todos nós estamos trabalhando para que o nosso município esteja livre da raiva, pois é uma doença letal”, disse a coordenadora.
Continua...
As equipes de agentes de endemias já estão atuando nos bairros da cidade para vacinar os animais.  Dona Maria das Neves, moradora da Vila Mangueira, fez que questão de receber a equipe para vacinar seu gato e o seu  cachorro. “Tenho eles há três anos e todo ano vacino, me preocupo com a saúde deles”, disse a dona de casa.

Além de vacinar os animais, os agentes de endemias estão levando orientações à comunidade sobre a importância da prevenção contra a raiva animal, doença que pode ser transmitida ao homem.

Para evitar contaminação é preciso vacinar os animais anualmente, não se aproximar de cães e gatos sem donos, principalmente quando estiverem se alimentando ou dormindo, e nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, pois trata-se de uma doença infecciosa que acomete o sistema nervoso do animal e não tem cura.

A transmissão da raiva se dá pelo vírus da doença contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida ou arranhado. Neste caso, deve-se lavar o ferimento imediata e abundantemente com água e sabão e procurar a assistência médica o mais rápido possível após a agressão. O médico ou enfermeiro vai indicar o esquema de profilaxia mais adequado.


Ascom Lago da Pedra.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários