Compartilhe essa Notícia:

Joaquim Filho colocou pressão na Câmara...
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Trizidela do Vale do dia 14.10, foi apresentado em plenário o Projeto de Lei Municipal nº 12/2015, de 13 de outubro de 2015, encaminhado pelo prefeito Fred Maia, que institui a Escola de Música em Trizidela do Vale.

O projeto objetiva que a Escola de Música oferte aulas práticas e teóricas de músicas, bem como do manuseio dos diversos instrumentos musicais; cabe ao prefeito destinar profissionais devidamente habilitados para ministrar aulas na Escola Municipal de Música, entre outros detalhes, como local apropriado, onde funcionará a mesma.

O presidente da Câmara, vereador Chicutinha, colocou o projeto da Escola de Música em votação; surpreendentemente, o vereador Roberland sugeriu aos colegas que o projeto fosse votado em outra sessão, onde seria apreciado e aprovado e foi atendido pelos colegas.
Continua...


O adiamento da provação do projeto da Escola de Música em Trizidela do Vale foi reprovado pelo poeta Joaquim Filho que estava presente na sessão; em matéria no Blog Pedras Verdes, ele criticou o adiamento da sessão solicitado por Robeland. De forma brilhante, o poeta justificou sua reprovação, argumentando que o Projeto da Escola de Música é urgente, levando em conta a importância social de proteger jovens em situação de risco.
Vereador Roberland, pediu adiamento, mas foi convencido a
assinar o projeto na semana seguinte.
“Que me perdoem todos os vereadores presentes nessa sessão, mas os senhores deixaram de aprovar um PROJETO de grande importância para o município de Trizidela do Vale. Se vão aprovar em outro momento, ou não, mas nada impedia de ser aprovada hoje para que o prefeito pudesse com a máxima de urgência colocar em prática e resgatar centenas de crianças, adolescentes e jovens que estão à margem da ociosidade ou mesmo no mundo das drogas.”, apontou.

Mais em frente, Joaquim Filho elogiou o prefeito Fred Maia pela iniciativa em favor da cultura de seu município, classificando como modelo de gestor nesse sentido.

“Quem dera se todos os municípios o seu gestor estivesse com essa preocupação. Escola de Música em um município é cultura e educação pura. Não faz mal a ninguém e nem aos cofres públicos do município. Cultura não é despesa, é investimento em qualidade de vida. Fica subentendido, no meu ponto de vista, que os senhores legisladores e fiscais do povo não leram e nem entenderam a grandeza do projeto”, afirmou Joaquim Filho.

Chicutinha, depois de mais uma garfe, agiu para
corrigir o problema
As palavras do poeta ressoaram forte nas duas cidades; os vereadores percebera, o erro ou a garfe cometida diante da população (foi tornada pública pelo poeta) e, na sessão desta quarta-feira, dia 21, o Presidente Chicutinha voltou com a matéria, conversou com todos pessoalmente e explicou que o projeto deveria ser aprovado pela sua importância social na abrangência do público alvo: Crianças e jovens. Não deu outra, todos os vereadores, de forma unânime, aprovaram o Projeto da criação da Escola de Música do Município de Trizidela do Vale-MA.

Através do Blog Pedras Verdes, Joaquim Filho, comemorou a aprovação do Projeto, que sem dúvidas, graças a sua inserção, o projeto acabou aprovado depois de ser relegado em sua primeira apresentação.  

“A história hoje foi outra porque a música é uma arte, um Dom dado por Deus que serve para a elevação da alma, da mente e do corpo em uma transmutação entre o homem e o seu Criador. Hoje foi diferente porque não se trata de um projeto eleitoreiro, que tenha a finalidade de trazer dividendos ou seja lá o que for para o autor da obra. Foi diferente porque hoje sim, os senhores e senhoras Edis daquela Casa Legislativa viram que quando a coisa é séria, mesmo que o povo não acompanhe as sessões, mas respinga lá fora quando o bem que se pode fazer através de uma canetada não chega até eles”, expressou.

No mesmo texto, ele encerrou cutucando políticos que não estão despertos para a importância social da cultura e voltou a elogiar o prefeito pelo projeto.

“Pode ser que esse projeto não tenha importância para muitas pessoas que não gostem e nem vivam da música, mas para uma grande camada da sociedade que vive à mercê de ter somente uma oportunidade, esse passo foi histórico e sublime para uma terra de poetas, cantores, compositores e de uma gente que sabe cantar mesmo em meio a tantas dificuldades da vida. Parabéns, Fred Maia! Parabéns senhores Vereadores! Parabéns Vereador Chicutinha Veras por ter tido a grandeza da compreensão de não engavetar o Projeto. A arte e a cultura de Trizidela do Vale agradecem”, escreveu.

“Escola de Música Joaquim Filho”, um nome merecido, pena que a legislação não permite batizar órgãos públicos com nomes de pessoas viva; no entanto, tenho plena certeza que Joaquim Filho estará permeando o sucesso desse novo e importante projeto em Trizidela do Vale.
Joaquim filho, o poeta
“O Poeta Venceu os Brutos”, Dylan Thomas, autor e poeta americano.


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Amigo e companheiro Carlinhos, excelente blogueiro! Obrigado pela belíssima matéria. Não pelo fato de ter elogiado a minha pessoa, isso é menos importante. Mas por você ter tornado público um assunto de grande relevância que é a criação de uma escola de música em um município, E, se a gente não tivesse realmente se manifestado para essa questão, esse projeto teria caído no esquecimento e levado ao atraso que ainda vivem os nossos municípios maranhenses. Também, parabéns, por ter sido o primeiro poeta na história da internet a ter feito rolar lágrimas nos olhos do poeta quando lera seu texto. Muito me emocionou, e, ao final, eu fui às lágrimas mesmo e chorei como uma criança.

    Joaquim Ferreira Filho
    Rua Corinto Nascimento, 39 - Pedreiras/MA
    (99) 98110.3668

    ResponderExcluir