Hildo Rocha destaca pontos positivos da reforma do ensino médio
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O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) defendeu, na
tribuna da Câmara, a aprovação da Medida Provisória que institui mudanças na
estrutura curricular do ensino médio. Entre outros pontos, a MP aumenta a carga
horária das atuais 800 horas anuais para 1.000 horas; e divide o currículo
entre conteúdo comum e assuntos específicos de uma das áreas que o aluno deverá
escolher (linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e
formação técnica).
“Votei a favor da reforma do
ensino médio porque tenho certeza que as mudanças irão contribuir para melhorar
a qualidade do ensino tendo em vista que as avaliações do Pisa (Programa
Internacional de Avaliação de Estudantes) indicam que os estudantes brasileiros
não vão bem”, declarou o deputado.
Rocha disse que a reforma
precisava ser colocada em prática e destacou o empenho do ministro da educação
e do presidente da república. “O ministro Mendonça Filho e o presidente Michel
Temer estão de parabéns por terem liderado essa importante ação em defesa do ensino
no nosso país”, declarou o deputado.
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Síntese do texto aprovado
Área de formação
Já no início do curso, os alunos
poderão escolher a área na qual vão se aprofundar: linguagens; ciências da
natureza; ciências humanas e sociais aplicadas; matemática; e formação técnica
e profissional.
Base curricular
A Base Nacional Comum Curricular
deve representar 60% do currículo.
Carga horária
Em cinco anos, a carga horária do
ensino médio deve passar das atuais 800 horas anuais para pelo menos 1.000
horas anuais (5 horas diárias).
Disciplinas
Serão obrigatórias: matemática,
português, inglês, sociologia, filosofia, artes e educação física.
Apoio federal
Ajuda do governo federal para que
os estados implantem escolas em tempo integral ocorrerá por dez anos.
Professores
Professores com “notório saber”
poderão lecionar no ensino técnico e profissional;
Profissionais graduados que não
tem cursos de licenciatura poderão dar aulas no ensino médio, desde que façam
complementação pedagógica.
Permite que a formação em licenciatura de
professores se dê em faculdades isoladas, e não apenas em universidades e
institutos superiores de educação, como prevê a lei atual.
Assessoria.






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