Um acidente, muitas perguntas
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O mês de abril se iniciou
com trágico acidente aéreo no Maranhão. Na tarde do domingo (1°), a queda de um
helicóptero foi fatal para os quatro tripulantes que estavam a bordo da
aeronave que seguiria para o município de Paço do Lumiar. A viagem foi brutalmente
interrompida com a queda, entre os povoados de Miritil e Lentel, próximos à
Cidade de Rosário a 75 km da capital que matou na hora o piloto e os três
passageiros.
Os passageiros eram três
médicos que atuavam na rede de saúde municipal de São Luís. Eles trabalhavam nos hospitais municipais
Djalma Marques e Clementino Moura (Socorrão I e II). José Cleber Luiz Araújo era coordenador da
Cirurgia Geral do Socorrão I, enquanto Jonas Eloi da Luz era o responsável do
setor de Anestesiologia do Socorrão II. Rodrigo capobiango Braga, que era
cirurgião vascular, atuava nos dois hospitais. O piloto era o policial civil
Alfredo Oliveira Barbosa Neto, que tinha bastante experiência e gols anteriores
com a mesma aeronave além de ter trabalhado no grupo tático aéreo (GTA).
Nas redes sociais, várias
mensagens foram compartilhadas nas páginas das vítimas e o clima era de
tristeza e comoção. Na manhã de ontem (02), uma grande quantidade de pessoas acompanhou
o velório e enterro das vítimas.
A aeronave
Outros voos já haviam sido
feitos nesta mesma aeronave sobre o comando do piloto Alfredo Barbosa, que
conhecia bem Seu funcionamento. Em 2011, no entanto, ela já havia apresentado
problemas de pane elétrica que obrigaram o piloto a fazer um pouso forçado em
uma praia do Piauí. O caso aconteceu em outubro de 2011 em uma viagem de São
Luís com destino a Camocim, no Ceará, em que Alfredo solicitou permissão para
aterrissar na praia, alegando que uma pane foi percebido após uma luz vermelha
se acender na aeronave. Na época, o problema foi resolvido pelo piloto, que
seguiu viagem com os passageiro após meia hora. De acordo com informações da
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave registrada em nome da
empresa mineira WRV Empreendimentos e Participações Ltda estava em situação
regular. Ele aparece relacionado declaração de bens do deputado federal Toninho
Pinheiro (PP/MG). O helicóptero
fabricado tinha inspeção anual de manutenção (IAM) válido até o dia 21 de
setembro deste ano, e sua Categoria de Registro era privada destinada destinado
serviços Aéreos privados. No Maranhão, segundo a Anac, existem atualmente 29
helicópteros devidamente regulares. A fiscalização e regularidades é realizada
pela agência no país inteiro de forma programada, não programada e por meio de
denúncias.
Na sede do Conselho Regional
de Medicina (CRM-MA), onde os três médicos foram velados, choro e sentimento de
informação com três vidas perdidas tão cedo. Na Igreja Nossa Senhora do
Perpétuo Socorro, na Cohab, onde o policial e piloto Alfredo recebia as últimas
homenagens de amigos e parentes a pergunta que parava sobre o silêncio e a dor
de quem conhecia, por ser alegre e prestativo era o que teria causado tal
acidente.
As Investigações
As investigações para
determinar as causas do acidente estão a cargo da Aeronáutica através do
Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seria),
setor integrado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
(Cenipa), com sede na cidade de Belém, no Pará. De acordo com o chefe do Seripa
I, Major viador Cláudio Luiz da Costa Júnior, por estarem no início, às
investigações ainda não tem como apontar possíveis causas para o acidente, pois
seriam precoces. Segundo o major, serão feitos todos os procedimentos de
perícia e averiguação tanto da aeronave, quanto do local da queda, para
levantar informações mais precisas sobre o acidente. “Estamos iniciando os
trabalhos, vamos levar alguns componentes da aeronave para Belém, a fim de
realizar perícias e obter mais informações”.
Na ação inicial do processo de
Investigações, além dos materiais recolhidos, devem ser feitos entrevista com
as pessoas que tinham relacionamento com a tripulação que estavam a bordo da
aeronave Para que sejam coletados dados que irão de servir como base do
processo investigativo. Não existe previsão de prazo para a conclusão da
investigação, que dependerá da complexidade do acidente. O Centro de
Comunicação Social da Aeronáutica informou ainda que as investigações a serem
realizadas sobre o acidente são para fins de prevenção, não sendo apuradas
responsabilidades de culpados como ocorrido. O órgão disse à reportagem que o
intuito é entender o que aconteceu neste acidente, para aprender com ele e
evitar novos acidentes parecidos no futuro e que fins de apuração de responsabilidade
as investigações devem ser conduzida pelas autoridades policiais em nota
enviada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, foi informado que a
investigação sobre este Episódio caberá à aeronáutica.
2 Comentários
Nos todos estamos muito triste com esta grande perda do amigo dr Jonas que ajudava as pessoas nos momentos mais difíceis é lamentável que Deus tenha ele e os outro foi junto no eterno descanso vai com Deus dr Jonas
ResponderExcluirEsse helicóptero era uma sucata voadora.
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