Compartilhe essa Notícia:

A procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, apresentou no início da noite desta quarta-feira (15) impugnação ao registro de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de presidente da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Em petição encaminhada ao relator do caso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, Raquel Dodge afirma que o requerente não é elegível. Em janeiro de 2018, o ex-presidente foi condenado criminalmente em segunda instância, no âmbito da operação Lava Jato. Segundo a Lei da Ficha Limpa, esse fato retirou dele a capacidade eleitoral passiva.

No documento, a procuradora-geral Eleitoral apresenta certidão emitida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que confirmou a condenação determinada em primeira instância, e aumentou a pena para 12 anos e 1 mês de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com essa decisão, a situação do ex-presidente enquadra-se na lista de condicionantes de inelegibilidade prevista na Lei Complementar 64/1990, considerando a redação dada pela Lei da Ficha Limpa (135/2010). Segundo o texto legal, não podem se candidatar condenados em decisão proferida por órgão judicial colegiado por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção.
Continua...

Em outro trecho da impugnação, Raquel Dodge lembra que o Tribunal Superior Eleitoral já consolidou o entendimento de que condenações como a do TRF4 são causa de inelegibilidade. De acordo com a Súmula 61 da Corte, o condenado só retoma a capacidade eleitoral passiva oito anos após o término do cumprimento da pena. No caso do ex-presidente, a pena começou a ser cumprida em abril deste ano, após determinação da Justiça Federal.

Por entender que faltam ao pedido os pressupostos de validade e eficácia, o Ministério Público Eleitoral pede ao relator que o registro seja indeferido. Sustenta ainda que não há hipótese de candidatura sub judice.“Disso (da falta de capacidade eleitoral passiva) deve decorrer a rejeição liminar do requerimento, sem qualquer outro efeito jurídico que habilite o impugnado a ser considerado candidato sub judice ou a pretender o financiamento de sua candidatura com recursos públicos, que são destinados apenas a financiar campanhas dos elegíveis”, completou.
Fonte: MPF
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

31 Comentários

  1. Não tem jeito ladrão não pode se candidato.

    ResponderExcluir
  2. Esse ladrão tem que ficar e presso

    ResponderExcluir
  3. Vai protelar o quanto puder pra ver se consegue transferir votos pro Haddad, mas está difícil.

    ResponderExcluir
  4. Não voto em nenhum pra mim todos são iguais. Não tiro e nem boto.

    ResponderExcluir
  5. Vem quebrar cocô aqui no Maranhão Lula aqui.vc trabalha nem que não queira kkk

    ResponderExcluir
  6. Marina, minha candidata.

    ResponderExcluir
  7. Alegria de pobre dura pouco mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Não impugnaram nada ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for aqui no Brasil que ladrão pode ser candidato.

      Excluir
  9. ainda nao impugnaram porquê ja é uma pulga rsrsr

    ResponderExcluir
  10. Bolsonaro presidente caralho!

    ResponderExcluir
  11. adeus ptralhas É BOLSONARO 2018

    ResponderExcluir
  12. somente lula pode oferecer boa direcão a este país, dando a todos a aquisição de compras e sustento, não voto no pt.....mas outro ai certamente vai piorar a vida de muita gente, caimos na real,mas um grupo ai que quer se apoderar do brasil, é nitido,......rede globo, seu moro, essa e mais uma meia duzia, ta muito claro isso!!!!!gente acorda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu é que tem que cair na real, pois criminoso não pode ser candidato.

      Excluir
  13. Miséria de bostanaro esse vagabundo safado não ganha não

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos ele não é corrupto igual o Lula!

      Excluir
  14. Até q enfim impugnaram a candidatura desse ladrão sem escrúpulos

    ResponderExcluir
  15. Politicamente falando, a pergunta é: Para aonde iremos nós?

    ResponderExcluir
  16. Esse Lula ladrão tem que compri apena dele, toda na cadeia.

    ResponderExcluir
  17. Álvaro Dias será o eleito. É o menos ruim entre todos.

    ResponderExcluir
  18. Eu volto no Lula mais se ele não se candidatar eu não volto nem um

    ResponderExcluir
  19. antas vezes eles queiram fazer da lei eleitoral um brinquedo de criança, vai ser sempre negado, lugar de corrupto é na cadeia!

    ResponderExcluir
  20. Lula pode sim ter roubado! Mais ajudou também muitos brasileiros e principalmente os nordestinos! Tem muitos que não enxergam isso porque são um bando de hipócritas só pensam em si próprio.Muitos ricos aí querendo ver o Lula fora da política sabe porque ? Porque o Lula é o único presidente que quer ver o pobre ter seu lugar também na sociedade brasileira, ver eles chegarem a onde muitos ricos não querem! Roubando ou não o PT é o único partido que defende os trabalhadores brasileiros.

    ResponderExcluir