Compartilhe essa Notícia:


A iniciativa do governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e Hospital Nossa Senhora das Graças, beneficiará 11 cidades que integram a Regional de Saúde de Pedreiras.

Moradores da região do Médio Mearim foram beneficiados com mutirão de cirurgia oftalmológica. Ação aconteceu no dia 12 e 13 de Outubro, buscando reduzir a espera por esse tipo de procedimento na região e promover qualidade de vida aos cidadãos. A iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, beneficia 11 cidades que integram a Regional de Saúde Pedreiras.

No dia 12 foram realizadas 464 consultas e avaliações para diagnóstico de catarata, além de exames laboratoriais, eletrocardiograma e exames específicos como tonometria, mapeamento de retina, ceratometria, biometria ultrassônica,microscopia especular e ultrassonografia do globo ocular. E, ainda no final de semana, os pacientes com recomendação médica de cirurgia foram operados.

Para o diretor regional de saúde de Pedreiras, Marcos Louro, a frequência de ações de saúde realizada pelo público estadual ajuizou tratamento dos usuários do SUS no interior do Estado. "Essa ação é muito importante. Com o mutirão conseguimos diminuir as filas e proporcionar saúde e qualidade à população", explicou o diretor.

O mutirão beneficiou moradores de vários municípios, como é o caso de Raimundo Damasceno, morador de Pedreiras. "esse mutirão vem beneficiar toda a população de Pedreiras e a gente tem muita confiança de que vai melhorar muito a nossa vida. Eu estou muito feliz em poder ter a chance de melhorar minha visão", contou.

Maria Anchieta Ribeiro, moradora de Pedreiras, elogiou a rapidez atendimento a qualidade do serviço oferecido. "Eu quero dizer que é muito bom. Os médicos me trataram muito bem, Só tenho que agradecer ao governo foram ter esquecido do Povo de pedreiras", disse.

O mutirão também superou as expectativas de Raimundo Mesquita. "É muito bom ter um serviço desses de graça, uma cirurgia dessa é muito cara, foi muito bem tratada por todos e estou muito feliz", elogiou.

Além de Pedreiras, os pacientes encaminhados dos municípios de São Raimundo, Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande, São Roberto, Poção de Pedras, Lago do Junco, Bernardo do Mearim e Esperantinópolis também foram contemplados pelo mutirão de cirurgias oftalmológicas.

Dados da catarata

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com Cataratas tende a crescer.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários