Compartilhe essa Notícia:



As demandas federais, o encaminhamento de propostas para as áreas de saúde e educação, discussão sobre os precatórios e as demandas dos gestores municipais foram discutidos em reunião de Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), na última terça-feira (27). O prefeito Antônio França, que está cumprindo extensa agenda oficial em São Luis (MA), participou desta reunião que tratou principalmente sobre a questão da regionalização dos abatedouros municipais.


Custos elevados, entraves da legislação e falta de informações tem impedido as prefeituras de construírem ou de regularizarem os abatedouros municipais. De acordo com as informações, nenhum dos 217 municípios maranhenses possuem abatedouros municipais regularizados pelos órgãos de inspeção animal (AGED), sendo a maioria dos abates feitos de forma clandestina.

continua...

 


A FAMEM encabeçou uma reunião em sua sede com todos os responsáveis diretamente no processo de fiscalização e controle, os quais se fizeram presentes na ocasião a AGED, a SAGRIMA, o Ministério Público, SINPA e todo o corpo técnico dos setores de saúde, projetos, agricultura e meio ambiente da federação.

Após uma ampla discussão entre os órgãos, chegou-se à conclusão que os trâmites burocráticos não permitiriam a regularização em curto prazo. E que diante dos elevados custos de construção e de manutenção, nem que todos os municípios possuíam disponibilidade orçamentária para tê-los em sua estrutura administrativa.

Diante disso, a federação está discutindo formas de resolver o problema através do Plano de Estruturação Regional para a Regularização dos Abatedouros Municipais no Estado do Maranhão, que foi apresentado e tratado com os gestores municipais. O prefeito Antônio França participou ativamente das discussões das propostas.





Fonte: Pedreiras Oficial

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários