Compartilhe essa Notícia:

Prefeito Antônio França agraciando os agentes de saúde com os kits

“É nosso compromisso desde o início do nosso governo, aparelhar e capacitar melhor nossos profissionais de saúde”, assim define o prefeito Antônio França às ações realizadas nesta terça-feira (12), em que fez a entrega de kits com equipamentos de trabalho e promoveu capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

A Prefeitura de Pedreiras distribuiu 112 kits compostos por aparelho de pressão arterial, balança e fita métrica. O material que irá contribuir com o trabalho desses profissionais e facilitar os atendimentos à população durante as visitas domiciliares, que são a base da Estratégia Saúde da Família.

Para a ACS Ruth Rodrigues, que atua na comunidade de São Raimundo, o material ajudará muito em seu trabalho. “Vamos cuidar melhor dos nossos pacientes, principalmente os hipertensos. Em relação à questão do peso há uma nova regra que é acompanhamento de crianças de 0 a 13 anos de idade, e assim, esse material dará mais qualidade ao nosso trabalho e aproximar mais a comunidade com os serviços de atenção básica da saúde”, afirmou.

“Há muito tempo que a gente precisava deste suporte, porque a minha área, por exemplo, é muito grande e sobrecarrega as UBS com aferição de peso e de pressão arterial e podemos fazer durante nossa abordagem”, disse a ACS Francineide Almeida, que trabalha na área Mutirão I. Ela ainda complementa que “havíamos recebido estes equipamentos no início do programa, há 23 anos, de lá para cá nunca mais tínhamos recebido material de trabalho como este”, relatou.

Capacitação sobre hanseníase

A profissional de enfermagem Lidyane Passos ministrou a palestra sobre hanseníase, destacando sintomas, diagnóstico, acompanhamento e tratamento da doença. Em 2018 foram registrados 36 casos na cidade de Pedreiras.

“O Maranhão é um estado endêmico, então estamos capacitando nossos agentes no trabalho para o acompanhamento e a eliminação desses agravos”, afirma Laís Amélia, coordenadora de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde.

Ruth Rodrigues destaca a importância da capacitação. “Ajuda a gente a informar à população, pois as pessoas não conhecem muito sobre a doença, como se contrai, como ela se desenvolve, se é contagiosa, etc., então estamos aprendendo nesta capacitação para ensinarmos nas nossas comunidades”, disse.

O prefeito Antônio França participou da solenidade e fez a entrega dos kits aos agentes comunitários de saúde. “Temos dado um grande suporte aos nossos profissionais de saúde, preparando-os para trabalharem em favor da nossa população. São equipamentos e capacitações que contribuirão para o desempenho dos agentes e beneficiarão diretamente o nosso povo”, finalizou.



Continua...






Fonte: Pedreiras Oficial
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários