sexta-feira, 26 de abril de 2019

PEDREIRAS 99 ANOS: Programa Juventude no Campo certifica alunos de Agroecologia

Prefeito Antônio França junto com os alunos formados no curso de Agroecologia
Investir na capacitação do ser humano é estimular uma sociedade melhor. Quando isso se dá voltado para o homem do campo, o peso é ainda maior, e sendo para jovens do campo é algo indescritível. Numa noite memorável, 17 alunos da primeira turma do curso de Agroecologia receberam certificados de conclusão do curso, em solenidade nesta quinta-feira (25/04), no auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A Prefeitura de Pedreiras, através da Secretaria Municipal de Juventude e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA - Campus Pedreiras) realizou a sessão solene de colação de grau do curso de extensão em agroecologia, realizado em parceria com o Núcleo de Extensão Rural (LABEX/UEMA) e Centro de Ciências Agrárias (CCA/UEMA).

Membros da Mesa de Honra do evento.

A mesa de honra da sessão solene foi composta pelo prefeito Antônio França; o secretário Municipal de Juventude, Phelipe Figueiredo; o secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves, representando o Governo do Estado, e Dr. Itaan de Jesus Pastor Santos, coordenador do Núcleo de Extensão Rural (LABEX),  entre outras autoridades.


Na oportunidade foi feita a entrega de certificados de "Amigos da Juventude Pedreirense" às pessoas que colaboraram para a realização do curso de Agroecologia. O gestor municipal foi homenageado com o título "Prefeito Amigo da Juventude", assinado por todos os alunos participantes do curso.

Coroando a noite foi realizada a certificação dos participantes, individualmente, e para encerrar, as autoridades se pronunciaram.

Dr Itaan entregando certificado para aluno.

O aluno João Vitor avaliou que “o curso nos propiciou crescimento e conhecimento e nos abre novas possibilidades. E nós precisamos desse conhecimento”, disse.

“O curso é voltado para a agricultura com foco em diminuir impactos ambientais, cujo conteúdo objetiva repassar esses conhecimentos com respeito ao meio ambiente, o trato com o solo, o manejo e toda a parte de produção e comercialização da produção. A partir de agora eles estão aptos a executar projetos em suas áreas, então nossa sensação é que foi um absoluto sucesso”, explicou o professor Itaan Santos.

“É um momento histórico para a gestão Honra e Trabalho, para os jovens pedreirenses e para o estado do Maranhão. Só temos a agradecera rede de parceiros que contribuíram para que este projeto saísse do papel e ganhasse forma de saber acadêmico”, ressaltou o secretário Municipal de Juventude, Phelipe Figueiredo.

O secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves prestigiou o evento e afirmou. “Este curso é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa com respeito ao maio ambiente, trabalhando a agricultura de forma sustentável. É uma semente que está sendo plantada e estamos buscando contribuir para trazer mais cursos desta magnitude para Pedreiras”, afirmou.

“Estamos muito felizes com esta parceria com a UEMA, que contribui de forma essencial para proporcionarmos mais conhecimentos aos nossos jovens, o que certamente refletirá no futuro do nosso município”, finalizou o prefeito Antônio França.

O curso Extensão em Agroecologia foi realizado em caráter semipresencial, com duração de dois anos, através dessa parceria firmada desde 2017 entre a Prefeitura de Pedreiras e Universidade Estadual do Maranhão. As aulas foram realizadas em dois encontros mensais, perfazendo um total de 390 horas de estudos.



Continua...






 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário