Compartilhe essa Notícia:


Um leitor do blog do Carlinhos me pediu uma opinião sobre o quadro político de Pedreiras, talvez o que ele solicitou seja o que se chama de conjuntura eleitoral.


Bom, em pouco mais de um ano provavelmente já saberemos quem será o próximo prefeito de Pedreiras.

Ficou comprovado nas duas últimas eleições (2016 e 2018) que a pré-campanha é fundamental. Dificilmente um candidato lançado de última hora consegue crescer ao ponto de vencer, nossos exemplos mais contundentes são Priscilla Louro em Pedreiras e Haddad para presidente. Os dois foram lançados de última hora. Priscilla Louro que era candidata a vice, entrou na disputa depois que o cabeça da chapa, o prefeito Totonho Chicote, desistiu de concorrer a reeleição no meio da disputa e Haddad por conta da prisão de Lula. Os dois perderam feio.

Ainda no exemplo anterior é importante salientar que Antônio França, que se elegeu prefeito, já era pré-candidato há pelo menos dois anos antes do pleito e Bolsonaro há muitos anos sustentava seu projeto de se eleger presidente do Brasil. Não deixaram duvidas sobre suas pretensões e venceram as eleições com certa folga.

******

Vamos começar nossa análise com um bom nome. O vice-prefeito Everson Veloso rompeu com o atual prefeito no começo de 2018 e se coloca como alternativa para as eleições de 2020. Everson Veloso é um bom nome, porque não sofre rejeição na cidade, tem excelente fluidez em todos os grupos políticos, bastante conversador, afável, paciente e, apesar de razoavelmente jovem, é um exímio articulador político. Apesar do rompimento com o prefeito, Everson foi o articulador na região do Médio Mearim de duas candidaturas vitoriosas: Glaubert Cutrim, reeleito deputado estadual e de Juscelino Filho, reeleito deputado federal. Com tantos pré-candidatos se oferecendo, vislumbro em Everson Veloso um nome com reais condições de crescer e vencer.  
******
O embate de Everson será com seu colega de chapa nas eleições de 2016, Antônio França, que concorrerá à reeleição no pleito do ano que vem. Antônio França já teve dias piores em se tratando de aprovação popular; graças a conclusões de obras, pagamento e boa publicidade de seu trabalho, ele deu uma guinada impressionante e, em nossa opinião, é o pré-candidato mais forte para 2020. As orações de Antônio França são poderosas.

******

Outro nome que já foi sacramentado como pré-candidato a prefeito, e por ter se antecipado, deve crescer até o ano que vem é médico Dr. Humberto Feitosa. Ficou em segundo lugar nas eleições de 2016, mas é o candidato de oposição mais conhecido da população pedreirense. Ele só tem que sair do consultório e se jogar mais na política. 


******

Elcinho Gírio, vereador de oposição atuante, aguerrido e inteligente, começa pontuar; eu também o considero como um bom nome da oposição para quebrar o circulo França/Louro/Simplício, na política local. O vereador precisa tão somente de lideranças fortes em nível estadual para garantir apoio para o pleito. É um vereador estimado e tido como uma pessoa séria em Pedreiras. O problema é que ele é meio sozinho. Preci$a de uns amigo$ forte$.

 ******

O nome de Priscilla Louro ainda é ventilado mais pela conversa que Raimundo Louro tem sempre uma pessoa na disputa, porém, o ex-deputado estadual já confidenciou ao blog, ao lado da filha, que talvez nestas eleições, o Clã Louro opte por ajudar algum candidato. Ela ficou em terceiro lugar na última disputa e a Família Louro tem muitos votos em Pedreiras. Talvez eles não consigam eleger um membro da família, mas tem cacife para eleger qualquer um que tiver a graça de receber o apoio deles, seja Everson, França ou Humberto.  

 ******

Pastor Bel confirma que será candidato a prefeito e tem feito um trabalho de pré-campanha, principalmente nas regiões rurais. Ele tem fé em Deus que será o próximo prefeito de Pedreiras.

 ******

Já o empresário Kaieno Cavalcante lançou o nome na disputa pelo Palácio Municipal de Pedreiras no começo deste ano; ele confiava no poderio político do apoio do PDT do senador Weverton Rocha e do presidente da Famem, Erlânio Xavier; parece que o projeto não foi para frente e Kaieno nunca mais foi visto em Pedreiras. Por onde andará Kaieno? é a pergunta que muitos fazem.
 ******

- Os prefeitos Fred Maia (Trizidela do Vale) e Jailson Fausto (Lima Campos), tiveram nomes comentados, mas não decolaram pela questão jurídica eleitoral. A legislação não permite terceiro mandato de prefeito. Jailson deve ir para Federal e Fred Maia vai disputar as eleições de Pedreiras em 2024. 

Penso que Jailson tem amplas possibilidade de se eleger deputado federal..
... e que nada impedirá que Fred Maia se torne prefeito de Pedreiras. Ele e a maioria dos pedreirenses parece que já estão se combinando.

 ******

Padre José Geraldo é um nome forte em Pedreiras. Para Fred Maia, ele é o candidato imbatível em uma eleição municipal na cidade, porém, o “Velho Padre”, como ele mesmo gosta de se identificar, já disse “mil vezes” que não quer concorrer a cargos eletivos.

 ******

- A suposta 3º Via, formada pelos empresários Gilmácio Saturnino e Marcílio Ximenes também não decolou e estão afastados da disputa. Estão dedicados aos negócios. A política secou.

 ******

O nome de Klebinho Branco também chegou a ser ventilado em alguns bastidores. Depois veio a informação que ele lançaria o filho, Raphael Branco, na disputa pelo cargo de prefeito; depois disso, as informações que correm agora, é que o jovem disputará uma das vagas do legislativo municipal de Pedreiras. Ou seja, por enquanto, nenhum sobrenome Branco estará na disputa pelo Executivo.

 ******

O presidente da Câmara Municipal, Bruno Curvina, andou remexendo nos bastidores para apresentar o próprio nome como alternativa ao atual prefeito, de quem ele é um importante aliado. Em Brasília, na última marcha de prefeito, Bruno Curvina, chegou acolher embaixo de suas asas, os vereadores governistas e oposicionistas que estavam dispersos pela Capital Federal; e os levou para visitarem autarquias e gabinetes. Quem via, parecia ser ele o prefeito rodeado de vereadores. Bruno Curvina, às vezes, age como um vereador de oposição, dia sim e dia não, ele alfineta o governo de França, que deveria defender. É uma demonstração de independência atípica de vereador aliado, porém, pode revelar que o filho do líder político Dr. Valber Cruz tenha realmente maios pretensões no ano que vem.

Outros políticos que sonham em ingressar na disputa:

Adonias Quineiro, Alexandre Assaiante, Sérgio Profiro, Rogério do PT, Ires Chicote, Túlio, Robson Rios...

Para finalizar uma constatação:

Querendo ou não, hoje o Antônio França é o maior político com mandato em Pedreiras. Ele está no topo da pirâmide eleitoral.

Se ele continuar intensificando sua política social, casada com obras estruturantes, como asfaltamento de mais de 60 ruas, construção do Centro Comercial do Beco do Paraíba, construção do Bosque do Seringal, reformas e melhorias em prédios públicos, salários em dias, pagamento de aposentados do município em dia, ele tem grande chances de renovar seu mandato. Mesmo que com dificuldade.



Agora é claro, falta ele combinar tudo isso com os eleitores, que estão extremamente críticos em algumas questões. Mas isso é assunto para um novo texto.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

37 Comentários

  1. Estamos firmes como uma rocha, já mostrei ao povo de Pedreiras que não tenho apego ao poder e às benesses que tanto inebriam os políticos. Tenho lado, e meu lado é o do povo. Não podemos cometer os mesmos erros, a geração a qual pertenço ainda não foi protagonista dos destinos de nossa cidade e a culpa dos velhos políticos se sucederem no poder, e não haverem opções é nossa. A alternância de poder se faz necessária, digo mais, ela é urgente! Já disse aos meus familiares, amigos, correligionários e vereadores que não sou candidato a vereador sou pré candidato a prefeito. Fui eleito e reeleito, um terceiro mandato seria bem mais fácil, mas, outros devem vir e deixar seu trabalho e suas lutas na Câmara. Quero e posso contribuir muito mais com a terra que nasci e cresci, e como todo Pedreirense sonho vê-la se modernizando, evoluindo e nosso povo alcançado pela justiça social. A cidade tem que deixar de ser estuprada e o bolo dividido entre alguns, e o povo sempre de fora. Que nosso povo, soberano que é, saiba separar o joio do trigo.

    Pedreiras tem pressa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela matéria sobre discordo do comentário sobre o vereador Elcinho o que realmente falta$ e voto que ele não tem

      Excluir
  2. Em PEDREIRAS esse discurso é velho, já passou por lá, Empresários, Evangélicos, Médicos, Dentistas, e agora o liso, e não deram jeito.
    Pra mudar a realidade de PEDREIRAS só se for um Padre ou um marçon. Os demais todos falharam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Barroso era maçom. E Dr. Walber é maçom e quando era vereador e assumiu a presidência da câmara interinamente tirou 32 diárias num mês de fevereiro. Foi o maior escândalo. Quem é mais velho lembra.

      Excluir
  3. Alexandre Assaiante é um excelente nome. Competente e inteligente. Tomara que ele seja candidato.

    ResponderExcluir
  4. Pedreiras tem jeito elcinho prefeito

    ResponderExcluir
  5. Bruno Curvina não tem obrigação nenhuma de defender o prefeito só pq são aliados.
    O dever dele é cumprir o papel de vereador, cobrar msm, pra puxar saco ja tem os babão que recebe sem trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno corvina, quem é esse cidadão? O vereador que passa perto de vc e parace intocável, esse deve ser parente de rei.

      Excluir
  6. Fred maia e um bom nome para pedreiras o resto prefiro pagar a multa.

    ResponderExcluir
  7. Olha o Chico da Tv querendo se promover. Não tem que ser marçon, padre, pastor, liso, rico,evangélico,católico, tem que ter competências pra fazer a coisa aconter, tem que ter conhecimento e experiência política. Pedreiras não tem tempo pra aprendizes, amadores políticos.

    ResponderExcluir
  8. Olha o Chico da Tv querendo se promover. Não tem que ser marçon, padre, pastor, liso, rico,evangélico,católico, tem que ter competências pra fazer a coisa aconter, tem que ter conhecimento e experiência política. Pedreiras não tem tempo pra aprendizes, amadores políticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico da Tv é um oportunista e carreirista. Pedreiras nem sabe quem é ele.

      Excluir
  9. Sei não...se meu nome vem do povo...acho que tem vaga pra mim.🤩

    ResponderExcluir
  10. Se fizermos uma análise da gestão do saudoso Pedro Barroso até a gestão do amigo Antonio França veremos que só modou o nome dos prefeitos, mas a cúpula da gestão é sempre a mesma. São sempre os que já tiveram a oportunidade e nada fizaram, quando não são estes, são filhos, netos, sobrinhos, esposa, nora, genro. Todos rejeitados nas urnas que os chefes do exetivo insiste em manter na frente de secretarias e departamentos do município, isso vale para Pedreiras e Trizidela do Vale. E todos esses pré-cadidatos irão fazera mesma coisa é só olhar os aliados.

    ResponderExcluir
  11. Assaiante é um dos melhores nomes para nossa cidade. O irmão dele está fazendo um excelente trabalho na secretaria de trânsito... confio neles.

    ResponderExcluir
  12. Dr. Humberto próximo Prefeito de Pedreiras.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Pedreiras precisa de uma política seria até hj se vende votos, princesa do Mearim antes antes q um gestor ganhe já vendeu aos padrinhos pois sabemos e vemos os gastos q um político gasta em uma campanha patrocinada pelos padrinhos e de alguma forma o dinheiro tem q sair para pagar aos credores e sai depois dos cofres públicos e os resultados de atrasos q a cidade sofre e a população sofre sem emprego e saúde segurança e estrutura e educação e falta de emprego , isso se vê nesta cidade a anos de mermisse , qdo o povo v q ao vender seus votos iram sofrer sempre em um circulo vicioso sem fim a cidade n desenvolverá eleger um gestor não e uma disputa de futebol e sim desenvolver uma cidade, nas maos dr um gestor que a empunha a um mandatário, q faça crescer uma história de vida no geral de uma política seria, pena q o povo só dá valor a quem compra seu voto,Elcinho taí um nome a ser obeservado sem mancha sem condições financeiras mas qdo o povo v o real valor de um voto o povo dechará de sofrer, não adianta ganhar 100,00 por um voto e sofrer 4 anos sem assistência devida , Pedreiras precisa acordar para isso , fica meu registro , josierick Melo Almeida.

    ResponderExcluir
  15. Dr.Humberto, é o melhor candidato !

    ResponderExcluir
  16. Elcinho para prefeito.

    ResponderExcluir
  17. Elcinho para prefeito ��

    ResponderExcluir
  18. Seria histórico uma eleição pra prefeito de um vereador que quase NÃO era eleito. Tirou um pouco mais de 300 votos. Kkkkk tenha humildade amiguinho, apoia o teu parente Humberto.

    ResponderExcluir
  19. EU NÃO VOTO EM PEDREIRAS, MORO E VOTO EM TRIZIDELA DO VALE.MAS GOSTO MUITO DE POLÍTICA, E OBSERVO O QUE ACONTECE NAS DUAS CIDADES DO MEU CORAÇÃO. NA MINHA HUMILDE OPINIÃO OS MELHORES NOMES PRA PREFEITO DE PEDREIRAS PORQUE SÃO MAIS PREPARADOS SÃO: ALEXANDRE ASSAIANTE, ROBSON RIOS, DR ALAN ROBERTO. OUTRO NOME, SÓ SE JAILSON FAUSTO E FRED MAIA, MAS NÃO PODEM.

    ResponderExcluir
  20. EU NÃO VOTO EM PEDREIRAS, MORO E VOTO EM TRIZIDELA DO VALE.MAS GOSTO MUITO DE POLÍTICA, E OBSERVO O QUE ACONTECE NAS DUAS CIDADES DO MEU CORAÇÃO. NA MINHA HUMILDE OPINIÃO OS MELHORES NOMES PRA PREFEITO DE PEDREIRAS PORQUE SÃO MAIS PREPARADOS SÃO: ALEXANDRE ASSAIANTE, ROBSON RIOS, DR ALAN ROBERTO. OUTRO NOME, SÓ SE JAILSON FAUSTO E FRED MAIA, MAS NÃO PODEM.

    ResponderExcluir
  21. Esse tal de veriado elcinho inventando de ser canidato a prefeito porque sabe que não ganha mais nem pra veriado kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na eleição passada disseram a mesma coisa e mesmo os adversários espalhando pra cidade inteira que eu n poderia ser candidato, fui reeleito e com folga!

      Excluir
  22. A maior decepção dos Pedreirenses nos últimos tempos chama-se: Antônio França. Pode conversar com qualquer um nos bairros, o homem só atrasou a cidade, ajudou a destruir o comércio local abrindo as pernas para o Mateus, nunca completou uma obra e até o jeito de maquiar as mesmas virou piada, suspeitas de corrupção rolam aos montes a boca pequena, os aliados dele no governo não fogem a regra, omissos, ambiciosos, arrogantes e tem a aversão do povo, vai ter uma grande surpresa nas urnas nas próximas eleições o seu Antônio França.

    ResponderExcluir
  23. Até que cheguei a cogitar Humberto como candidato ideal. Mas o homem tá caladinho com relação as coisas erradas da atual administração repensei meu voto.

    ResponderExcluir
  24. Dr. Humberto é o nome mais preparado para ter o comando da gestão de Pedreiras.
    E um médico ético e compromissado com a dignidade humana. Não aceitará fatiar a prefeitura como se um bolo, cono fazem esses grupões pra corromper a cidade.
    Dr. Humberto 2020 este sim é digno.

    ResponderExcluir
  25. Amigo, o fato de eu ser PRÉ-CANDIDATO a prefeito já demonstra, indubitavelmente, a minha grande insatisfação em relação à gestão AF e também à do antecessor, com uma ressalva: Não compartilho do QUANTO PIOR MELHOR, por isso estou “ calado “, como dizes, mas o que se constrói em silêncio, sem alarde e desespero, tem qualidade e sustentabilidade. Entendo que o povo de Pedreiras está atento e saberá dar a resposta no momento certo, nas urnas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sabedoria, continue assim e não se deixe cair nas provocações dos ratos velhos de Pedreiras. Boa sorte!

      Excluir
  26. Não precisa Dr Humberto sair falando mal do Prefeito o povo não é cego

    ResponderExcluir
  27. Dr Humberto não precisa falar mal do Prefeito, o povo não é cego

    ResponderExcluir