Compartilhe essa Notícia:


Maria Cecília, estudante do 9º ano 

Uma maranhense de Esperantinópolis se destacou no 48ª Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no mundo inteiro pela União Postal Universal e realizada no Brasil pelos Correios. Trata-se de Maria Cecília Pimenta Uchoa, estudante do 9º ano no Instituto Dom Barreto, em Teresina (PI). 

Em virtude do ótimo desempenho na competição de redação, Maria Cecília recebeu a premiação e uma grande homenagem da sua escola. A aluna exemplar, natural de Esperantinópolis, e filha da ex-prefeita Arlene Uchôa, de São Raimundo do Doca Bezerra (MA), e do médico Dr. Francisco Filho; a jovem conseguiu o 1º lugar na etapa estadual do Piauí, onde reside e estuda. 

Dr. Francisco, Arlene e os filhos em, foto recente 

O tema deste ano foi "Escreva uma carta sobre seu herói". O objetivo do Concurso Internacional de Redação de Cartas é melhorar a alfabetização e a escrita, incentivando crianças e adolescentes a expressarem sua criatividade e melhorar seus conhecimentos linguísticos. O Brasil está em segundo lugar com mais cartas vencedoras. 

A estudante esperantinopense, concludente do ensino fundamental, demonstra com tão pouca idade que tem um futuro brilhante pela frente. A ex-prefeita Arlene, o médico Dr. Francisco Filho e o povo de Esperantinópolis estão muito orgulhosos com a grande conquista da jovem. 


Instituto Dom Barreto homenageou a estudante natural de Esperantinópolis 

Entenda as etapas do concurso


O concurso é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. A seleção é composta por quatro etapas. No Brasil, os Correios organiza três fases da seleção: a escolar, estadual e nacional. A quarta é a internacional gerida pela UPU. 

Na etapa escolar, instituições de ensino pública e privada selecionam entres os alunos até duas melhores cartas para representá-las na fase estadual.

Na etapa estadual/regional: os primeiros colocados participam da etapa nacional.


Na etapa nacional: é escolhido apenas uma pessoa que representará o Brasil na última fase, a internacional, que ocorre na Suíça.    


Fotos da homenagem no Instituto Dom Barreto 






Mais fotos de Maria Cecília divulgadas nas redes sociais 




Certificação da etapa estadual 




⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

9 Comentários

  1. Carlinhos, babão.kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Sei que todos tem o direito de pensar e falar o que quiser...mais se ela morasse na roça e trabalhasse no pesado ou estudasse em escola pública que nem muitas crianças brasileiras sem as mínimas condições duvido se conseguiria esse feito agora com o dinheiro que a mãe tem que não e pouco aí fica fácil...de qualquer forma parabéns e o mínimo que ela tinha que fazer

    ResponderExcluir
  3. Velho, Dom Barreto é a melhor escola do BRASIL! Ela não fez mais que sua obrigação.

    ResponderExcluir
  4. Amigo do comentário anterior . Não podemos tirar o mérito da aluna . Pois esta escola tem muitos alunos em condições iguais a dela em condição financeiras e educacional. Se foi a primeiras colocada tem méritos pessoal sim . É muito inteligente . Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Além de inteligente é bonita . Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Era admirável se fosse uma aluna da rede pública, Dom Barreto é a melhor escola particular de Teresina, não fez mais do que a obrigação.

    ResponderExcluir
  7. E os colegas dela de turma e das varias turmas do nono ano , supostamente teriam a mesma obrigação ?.? ?

    ResponderExcluir
  8. Há, mais se menina estuda no Dom Barreto e é a melhor na redação tudo bem, quem merece destaque mesmo é a saorraimundesse ALAIANECAMPOSALVES, nunca pisou num curso de graduação e tem até mestrado kkkkk.

    ResponderExcluir
  9. caro amigo (a) do comentário acima tem algum problema com essa criança? vc deveria era si orgulhar de nois termos uma pessoa inteligente folha da nossa terra la em dom Barreto tem crianças com pai bilionário em relação a mae dela e não tirou em primeiro lugar. então vc poderia até chamar essa criança e pede uma aula de redação pq tau vez vc não sabe nem comessa uma redação

    ResponderExcluir