Compartilhe essa Notícia:


 População fez propostas, sugestões e elegeu prioridades para o desenvolvimento das 16 cidades da regional
 Para o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, é decisivo que a população faça parte deste momento e se manifeste para colocar suas demandas.
Em mais uma etapa de discussões do Orçamento Participativo, o Governo do Estado promoveu audiência pública na cidade de Pedreiras, agregando as comunidades da regional do Médio Mearim (Pedreiras, Lima Campos, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Poção de Pedras, Esperantinópolis, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, entre outras).

Na audiência, a população fez propostas, sugestões e elegeu, entre as prioridades, inciativas para o desenvolvimento das 16 cidades da regional. Esta é a segunda semana de audiências e os debates vão definir a aplicação do orçamento para o quadriênio 2020-2023.

“Todo governo democrático, transparente e que tem diálogo aberto e franco com a comunidade, tem este tipo de iniciativa. As escutas vão levar aos gestores contribuições significativas e demandas importantes da sociedade, para que o Governo do Estado continue fazendo o melhor pela nossa população”, avaliou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo.

Para o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, é decisivo que a população faça parte deste momento e se manifeste para colocar suas demandas.

“Nossa região precisa de investimentos para que melhore a qualidade de vida das comunidades. É uma questão social e diferenciada do governo para levar as políticas a todos os maranhenses. Não podíamos deixar de estar aqui”, disse Fred Maia.
Prefeito Jailson Fausto de Lima Campos apresenta propostas 

As potencialidades da região são inúmeras e agregam oportunidades na agricultura, pecuária, pesca e piscicultura, extrativismo vegetal e mineral, cadeia do leite, cerâmica e a exploração de gás natural. Como demandas prioritárias, a comunidade elegeu medidas para melhoria da malha viária; incentivos ao agronegócio, turismo e artesanato; políticas de inclusão afrodescendente e quilombolas; revitalização da barragem do Rio Flores; construção de aterro sanitário; dentre outras.

Na década de 60, o Médio Mearim foi um importante ponto de escoamento da produção agrícola, principalmente Pedreiras, cidade mais antiga da região. Atualmente, a exploração de gás natural movimenta a economia da área. Pedreiras tem a maior população e a melhor infraestrutura da região, elementos contribuintes para sua escolha como polo regional.

Além de Pedreiras e Trizidela, integram a regional do Médio Mearim os municípios de Bernardo do Mearim, Capinzal do Norte, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Joselândia, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lima Campos, Poção de Pedras, Santo Antônio dos Lopes, São Raimundo do Doca Bezerra e São Roberto.

Presentes aos debates da audiência, o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo; a secretária de Estado da Mulher (Semu), Ana Mendonça; o deputado estadual Vinícius Louro, representando a Assembleia Legislativa do Maranhão, os prefeitos: Fred Maia (Trizidela do Vale); Jailson Fausto (Lima Campos); Eudina Costa (Bernardo do Mearim); Mundinho (São Roberto); Francinete Braga representou o prefeito de Pedreiras no evento. Antônio França está em Brasilia, onde disputa um prêmio nacional. Vereador Bruno Curvina representou a Câmara de Pedreiras. A reunião foi coordenada por Totota Pinheiro, superintendente do governo do Estado da regional de Pedreiras. 

Debate inclusivo
Auditório do IEMA estava lotado de representantes de municípios da regional de Pedreiras 

O processo do Orçamento Participativo ocorre desde 2015, contemplando todo o Maranhão a partir de territórios que englobam os 217 municípios. No período, as escutas territoriais possibilitaram a elaboração de mais de 990 propostas, que tiveram a saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento e assistência social entre as áreas mais demandadas e votadas pelas comunidades.

Na ocasião das reuniões do orçamento, as comunidades terão acesso a relatório sobre a situação dos municípios e, dessa forma, terão embasamento para a construção de propostas. O estudo é resultado de levantamento realizado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográfico (Imesc). Durante as audiências, haverá ainda a promoção de serviços diversos à população, ofertados pelo Governo do Estado.

População fez propostas, sugestões e elegeu prioridades para o desenvolvimento das 16 cidades da regional

Mais fotos em continua...

 População fez propostas, sugestões e elegeu prioridades para o desenvolvimento das 16 cidades da regional
Em destaque, vereador Elcinho Gírio 







Discurso da prefeita Eudina Costa, de Bernardo do Mearim

Discurso do prefeito Jailson Fausto, de Lima Campos 


Discurso do prefeito Fred Maia, de Trizidela do Vale 


Discurso do Padre José Geraldo, do Santuário de Pedreiras 

Discurso de Ana do Gás, secretária de Estado da Mulher do Maranhão 

Discurso de Lawrence Melo,  presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), 

Discurso de Simplício Araújo, secretário de Estado da Indústria e Comércio do Maranhão 

Foto das autoridades no final da mesa de honra e início das discussões do orçamento participativo 







Discursos de autoridades carregando, aguarde 


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. ISSO AI É A MAIOR ENGANAÇÃO, ESSE POVO TEM QUE SAIR DESSAS REUNIÕES IMPRODUTIVAS E PROCURAR O QUE FAZER.
    SE APRESENTAREM O QUE FOI INCLUÍDO NO EVENTO PASSADO, IREMOS VER QUE NÃO FIZERAM NEM 10% DO QUE FOI ACORDADO.
    SÓ ENGANAÇÃO.

    ResponderExcluir