Compartilhe essa Notícia:



Uma declaração do presidente Jair Bolsonaro causou surpresa aos governadores do Nordeste. Em áudio captado por microfones durante um café da manhã com jornalistas estrangeiros, o atual chefe de Estado usou expressões consideradas pejorativas ao povo nordestino e em especial ao governador do estado do Maranhão: “Daqueles governadores de... ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”, declarou o presidente.

A alegação provocou reações dos governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e da Paraíba, João Azevêdo (PSB):

Pelo Twitter, Flávio Dino escreveu que, "independentemente de suas opiniões pessoais, o presidente da República não pode determinar perseguição contra um ente da Federação". "Seja o Maranhão ou a Paraíba ou qualquer outro Estado. 'Não tem que ter nada para esse cara' é uma orientação administrativa gravemente ilegal", argumentou o governador.

Ex-juiz federal, Dino afirmou que por conhecer a Constituição e as leis brasileiras, continuará a "dialogar respeitosamente com as autoridades do governo federal e a colaborar administrativamente no que for possível". E fez referência ao artigo 37 da Carta Magna, que estabelece princípios da administração pública para dizer que respeita os princípios da legalidade e impessoalidade.

"Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população. Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia", dizem em carta aberta.

Pelo áudio da transmissão — distribuída pela TV Brasil, que pertence ao governo federal — não é possível saber o contexto da conversa. Procurada pela reportagem, o Palácio do Planalto informou que não vai comentar o episódio.

Fonte: O Globo
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

37 Comentários

  1. REALMENTE ELE NÃO MENTIU PIOR MESMO SÓ SABE E COBRAR IMPOSTOS PELO MENOS NISSO CONCORDO COM BOLSONARO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara vc é um imbecil

      Excluir
    2. Ele já aumentou o ICMS várias vezes depois que virou governador, isso durante a pior crise financeira das ultimas décadas, os aumentos de ICMS impactam mais forte na vida do pobre que é que consome os produtos mais afetados. E o pior é que o estado continua na mesma apesar dos recordes em arrecadação, nos hospitais estaduais faltam de um tudo, e quem vem de fora sempre se choca com o lixão que tá o Maranhão. Ainda tem quem defenda esse cara,

      Excluir
  2. Tá sendo o melhor até agora o cara q ganhar em primeiro turno não é fraco

    ResponderExcluir
  3. Ele mentiu ? esse governador de merda e exemplo em que ? tá pra matar o povo de imposto, comunista safado.

    ResponderExcluir
  4. Acho é pouco pra esse governador Inrresponsavel e inconsequente. Deveria parar de afrontar e provocar o presidente. Flávio dino quer é protagonismo e aparecer? Pois Pronto apareceu.

    ResponderExcluir
  5. Esse governador só trabalha pelo partido e passa o dia tentando achar uma brecha na lei para soltar lula cadê o Asfalto que liga as cidades de Esperantinópolis à Joselandia heim o povo da região Mearim necessita muito dessa obra.

    ResponderExcluir
  6. Governo paia esse aí ainda tem canalha que defende isso afff

    ResponderExcluir
  7. Dois sem futuro junto dino e bolsonaro. Ruim no e dino nao ruim e o povo que o elejeu. Desse jeito e o presidente. O povo tem o que realmemte merece peia. Muita peia pra aprander.

    ResponderExcluir
  8. Dois sem futuro junto dino e bolsonaro. Ruim no e dino nao ruim e o povo que o elejeu. Desse jeito e o presidente. O povo tem o que realmemte merece peia. Muita peia pra aprander.

    ResponderExcluir
  9. Certo bolsas cara que queima rosca não tem credibilidade

    ResponderExcluir
  10. Meneses Sousa Jozely20 de julho de 2019 às 12:02

    Quem perde é povo, mas bem feito pra queles maranhense besta q votaram no bolsobosta taí o valor do voto de vezes kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Esse bosta do Flavio Dino so aumenta os impostos ao nosso povo sofrido.

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem q Flávio dino e so do Maranhão o pior governador e ele Bolsonaro e o pior presidente o Brasil e mundo aff

    ResponderExcluir
  13. Tem que cobrar imposto mesmo já que esse presidente de bosta não manda nada pro Maranhão, depois vocês ficam cobrando pro governador pra fazer alguma coisa. Vocês bolsominios estão tudo zumbi, tudo que ele faz de errado vocês aplaude, cria vergonha buscados de Vagabundos, procure amar o nosso país e não esse verme que se chama Bolsonaro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No mínimo tu deve mamar nas tetas do governo você é um idiota ganha dinheiro fácil no minino não trabalha enrola o tempo pra receber o salário gordo no fim do mês kkkkk

      Excluir
    2. Agora é pra amar o país, qd o Lula roubava vcs nem lembravam do país!
      Bolsonaro tem q meter a chibata nesse Dino, só o q esse corrupto faz é querer a todo custo soltar o ladrão do Lula, dinossauro vai de vez em quando a Curitiba gastando dinheiro público visitar o presidiário !
      Cadeia nesse Dino!
      E agora quer se juntar aos sarneys pra tentar derrubar Bolsonaro!
      Tua hora chega governadorzinho!

      Excluir
  14. o choro é livre. BOLSONARO fez em sete meses pelo BRASIL, o que esses comunistas safados, não fizeram em vinte anos. chora ptralhada..BOLSONARO 2022, DEPOIS MAIS 8 ANOS DE MORO. comunistas socialistas vagabundos nunca mais. tão achando ruim um patriota governar o BRASIL? Vão pra cuba,venezuela, africa...la vcs vão ter o que merecem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me Cita algo importante ?

      Excluir
    2. Único governador do país a cumprir 95% das promessas eleitorais
      Mas o triste de tudo isso e ver a postura de um presidente a discriminar a parcela do seu povo mais carente
      Oque esperar daqui pra frente quando o poder máximo de uma nação diz a seu braço direito nada para eles! Se referindo a nós nordestinos
      Oque esperar desse povo que ainda o defende ao ver o seu ódio contra eles mesmo
      Lamentável

      Excluir
    3. Uiiii a colega surtou
      Deve ser bem fã do filho gay do bolsolixo vulgo CARLUXO kkkkk
      Fora traficante presidente
      Lula pra sempre

      Excluir
    4. Vou citar uma coisa importantíssima que o Bolsonaro fez.
      Chupar o ovo do Trump.

      Excluir
  15. O Bolsonaro não mentiu em relação ao Flávio Dino.

    ResponderExcluir
  16. Bolsonaro faz todo o Brasil passar vergonha diante do mundo. É um constrangimento atrás do outro. Nem termina direito a polêmica sobre o arquivamento dos inquéritos do caso Flávio Bolsonaro; e sem ainda sem previsão para ocorrer a sabatina do outro filho, indicado para ocupar a embaixada dos EUA; e nosso presidente já profere mais uma de suas bobagens, aliás, já é a segunda só nesta semana. Otávio Rêgo já deve estar exausto de tanto retificar as burrices de Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  17. Vejo aqui uns babacas defesendo o governo preconceituso. Ele não ofedeu o governador do Maranhão quando ele fez essa crítica, vejamos: quando ele diz "daqueles governadores do 'paraíba'. paraíba = Nordesde e para quem não sabe ou finge não saber, "paraíba" é a forma como as pessoas preconceituosa de outras regiões chamoam/tratam os nordestinos, ou seja, é um termo pejorativo. Ele não ofendeu o governador do Maranhão, mas sim a nação nordestina. Mas tem gente que é mesmi burras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Burro meemo é o governador que vive nas redes sociais provocando e buscando protagonismo em cima do presidente. Queria visibilidade? Pronto agora teve esse governador saliente. Acho é pouco.

      Excluir
  18. Respeite os paraibanos presidente bosta, vc não é digno nem de tocar no nome paraibanos, presidente de merda, ainda tem idiotas dando razar pra essa ruma de merda

    ResponderExcluir
  19. Bando de abestados o nosso presidente chamama-se Paulo Guedes.Bando de cornos.

    ResponderExcluir
  20. Essa novela ainda vai ter muitos capítulos Bolsonaro * Flávio Dino.

    ResponderExcluir
  21. Bem feito pra muitos nordestinos que votou nessa ruma de bosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ruma de bosta tá la em curitiba numa cela de 15 metros quadrados.quer saber o nome dele? luladrão.

      Excluir
  22. Eu acho é pouco para esses nordestinos burros principalmente do meu Maranhão que votaram nesse verme bolsolixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aí dentro cú de chita o Lula tá preso babaca!

      Excluir
  23. Todos os políticos PTralhas são canalhas essa é a verdade

    ResponderExcluir