Compartilhe essa Notícia:


A população de 17 municípios das regionais de saúde de Pedreiras, Codó e Itapecuru-Mirim receberão mais uma edição do Mutirão de Combate ao Glaucoma. O Governo do Maranhão fará o atendimento, nesta sexta-feira (12), nas cidades de Lagoa Grande do Maranhão e Lago da Pedra. No sábado (13), Lago do Junco e Esperantinópolis. O término da ação na região de Pedreiras será domingo (14) nas cidades de Poção de Pedras e Lima Campos.


Com o mutirão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua ampliando o acesso da população a exames, consultas oftalmológicas e medicamentos para combate ao glaucoma. “O diagnóstico precoce do glaucoma e a oferta do tratamento, são os dois principais focos do mutirão. O serviço amplia e fortalece o atendimento de saúde oftalmológica na capital e no interior do estado. Dessa forma, os pacientes atendidos contam com mais uma opção para diagnóstico e tratamento dessa doença, assim como otimizam a realização dos exames”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Entre os dias 25 e 27, o atendimento da SES será em 11 cidades das regionais de Codó e Itapecuru-Mirim. Durante a etapa da ação, o mutirão percorrerá os municípios de São Mateus do Maranhão, Peritoró, Miranda do Norte, Codó, Cantanhede, Timbiras, Matões do Norte, Coroatá, Vitória do Mearim e Alto Alegre do Maranhão.

Os pacientes passam por três tipos de exames, a campimetria, a tonometria e a fundoscopia. Para atendimento, os pacientes devem levar cópia da identidade e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Glaucoma

O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A doença pode causar cegueira irreversível. Para detectar essa e outras patologias oculares, durante o mutirão são realizados exames e avaliação médica.

Mutirão de Combate ao Glaucoma 

*Sexta-feira (12)
Manhã (8h) – Lagoa Grande do Maranhão – Unidade Básica de Saúde, localizada na Rua João Gomes Carlota, Bairro Waldir Filho.
Tarde (12h) – Lago da Pedra – Auditório da Prefeitura Municipal, localizado na Rua Mendes Fonseca, 222, Centro.

*Sábado (13)
Manhã (8h) – Lago do Junco – Centro de Saúde Aldenora Costa Vilarins, localizado na Rua Hosano Gomes Ferreira, s/n, Centro.
Tarde (14h) – Esperantinópolis – Centro de Saúde Edivilson Amorim Bruce, localizado na Rua Genésio Carvalho, 1029, Centro.

*Domingo (14)
Manhã (8h) – Poção de Pedras – Ambulatório Municipal Presidente Médici, localizado na Travessa São Sebastião, próximo prefeitura municipal.
Tarde (14h) – Lima Campos – Posto de Saúde Paulo Bogéa, localizado na Rua Newton Bello, 914 – Centro – em frente à Caema.

*Sexta-feira (25)
Manhã (8h) – São Mateus do Maranhão
Tarde (14h) – Peritoró
16h às 18h – Miranda do Norte

*Sábado (26)
Manhã (8h) – Codó e Cantanhede
Tarde (14h) – Timbiras e Matões do Norte

*Domingo (27)
Manhã (8h) – Coroatá e Vitória do Mearim
Tarde (14h) – Alto Alegre do Maranhão e Arari.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários