Compartilhe essa Notícia:



Os governadores do Nordeste divulgaram, na manhã deste domingo (30), uma carta sobre os diálogos entre membros do Judiciário e do Ministério Público, publicados pelo site The Intercept Brasil e outros veículos de comunicação. No documento, eles cobram “a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência”. 


Na carta em questão, os governadores afirmam que as informações publicadas pelo The Intercept “são de muita gravidade” e que as conversas “configuram um flagrante desrespeito às leis, como se os fins justificassem os meios”. Em referência ao diálogo em que Dallagnol pede um mandato supostamente ilegítimo de busca e apreensão na casa do hoje Senador pela Bahia, Jaques Wagner, os governadores criticam: “ou seja, ao lixo o direito”.

Leia a carta na íntegra:


CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE
ABUSOS DEVEM SER INVESTIGADOS

"As seguidas revelações de conversas e acordos informais entre membros do Judiciário e do Ministério Público, em Curitiba, divulgadas pelo TheIntercept.com e outros veículos de comunicação, são de muita gravidade. As conversas anormais configuram um flagrante desrespeito às leis, como se os fins justificassem os meios.


Não se trata de pequenos erros; são vidas de seres humanos e suas histórias que se revelam alteradas em julgamentos fora das regras constitucionais, legais e éticas. Todos sabem que um juiz deve ser imparcial e por isso não pode se juntar com uma das partes para prejudicar a outra parte. Acreditamos que a defesa da real imparcialidade dos juízes é um tema de alto interesse inclusive para eles próprios. Assim, manifestamos nossa confiança de que a imensa maioria dos magistrados e membros do Ministério Público que, com seriedade e respeito à lei fazem o verdadeiro combate à corrupção e outros crimes, podem apoiar as necessárias investigações nesse caso.

Agora, um dos trechos das conversas divulgadas destacam o Procurador Deltan Dallagnol sugerindo busca e apreensão na residência do hoje Senador pela Bahia, Jaques Wagner. E a justificativa do coordenador da Lava Jato? “Questão simbólica”, ou seja, ao lixo o direito. É mais uma revelação de extrema gravidade.

É inadmissível uma atuação que se denuncia  ilegal entre membros do Ministério Público e do Judiciário, combinando previamente passos de uma importante investigação, com o intuito de perseguir e prender pessoas. Em discurso recente, na Cúpula Pan-Americana de Juízes, o Papa Francisco já demonstrou a sua preocupação com atos abusivos e de perseguição por meio de processos judiciais sem base legítima.

Reivindicamos a pronta e ágil apuração de tudo, com independência e transparência. É preciso também avaliar o afastamento dos envolvidos. Defendemos, ainda, a revisão ou anulação de todo e qualquer julgamento realizado fora da legalidade.

Outrossim, sublinhamos a relevância de o Congresso Nacional concluir a votação do Projeto de Lei sobre Abuso de Autoridade.

Apoiamos firmemente o combate à corrupção, porém consideramos que também é uma forma de corrupção conduzir processos jurídicos desrespeitando deliberadamente a lei.

- Governadores do Nordeste do Brasil

Fonte: Rede Brasil Atual
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

25 Comentários

  1. Se nem Os advogados não está conseguindo Tirar esse inocente da cadeia. Esse ex presidente foi condenado em todas as instâncias. Ainda tem gente que está falando que ele é inocente. Esse governador do Maranhão, tem que criar vergonha e ir trabalhar, e não ficar falando besteira na Net!

    ResponderExcluir
  2. Sem brincadeira comparo esse pedido de soltura e afastamento igual a mestruacao de pablo vitar nunca vai acontecer kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. que representantes o povo tem, governadores pedindo a liberdade de um ladrão, e pedindo o afastamento de quem realmente tá fazendo algo de bom em prol da população!
    O Lula roubou babaca!
    O Lula tá preso babacas!
    O xoro é livre babacas!


    ResponderExcluir
  4. Sou nordestino com orgulho e nenhum desses vagabundo me representa! corja de ladrão.

    ResponderExcluir
  5. Vergonha de ver uma matéria como essas, esses governadores não tem o que fazer ficam pedindo para soltar bandido.
    Vão trabalhar! Flávio Dino tem muito trabalho pra vc no maranhão a saúde está um desgraça vai trabalhar.

    ResponderExcluir
  6. Bocado de vagabundos. Eram pra estar junto com ele apodrecendo na cadeia.

    ResponderExcluir
  7. inversão de valores! Solta Barrabás.

    ResponderExcluir
  8. Esses governadores deveriam ser enquadrados como formação de quadrilha, pois estão defendendo um bandido condenado.

    ResponderExcluir
  9. Tenho nojo dessa corja de vagabundos ladrõed que se perpetuam no poder, principalmente aqui no nordeste que conseguem controlar o povo carente

    ResponderExcluir
  10. Solta os gatos, se gritar pegar ladrão, não fica um meu irmão!

    ResponderExcluir
  11. Parabens aos govenadores do Nordeste que reconhecem o que o Presidente LULA fez pela nossa região e pelo nosso povo.

    ResponderExcluir
  12. Se o Flávio Dino empregasse o "dinheiro que ele está gastando com passagens" ou melhor o nosso dinheiro. Já dava pra ter feito essa estrada de Pedreiras pr SLG do Maranhão. E prefeito só calado. Vai tomar suco de cajú.

    ResponderExcluir
  13. Tudo farinha do mesmo saco procurando piolho em cobra. Lula tá preso babacas. Procurem trabalhar por nosso povo que já é muito sofrido.

    ResponderExcluir
  14. Os governadores do Nordeste,corrúptos,estão,é claro, todos com medo de Moro! Pois vai chegar neles !

    ResponderExcluir
  15. Esses governadores são da mesma laia, por isso estão preocupados !

    ResponderExcluir
  16. Tenho nôjo de voces! serem nordestinos e falarem mal do nordeste.babacas

    ResponderExcluir
  17. Tenho nôjo de voces! serem nordestinos e falarem mal do nordeste.babacas

    ResponderExcluir
  18. Esses governadores canalhas querem os PTralhas de volta ao poder pra fazer o famoso "toma lá dá cá " isso vai mudar acabou as propinas chega de impunidade

    ResponderExcluir
  19. Flávio Dino chamava sarney de satanás agora está se aliando a ele o que seria então Dino heim respondam aí PTralhas

    ResponderExcluir
  20. É muito triste p nós brasileiros nordestinos ter políticos q diz representar o povo, e luta contra a justiça e a favor da corrupção,q isso sirva como reflexão e não voltemos a cometer erros nas próximas eleições; como votar nestes políticos e nem em seus parentes, só assim mudaremos a cara do nosso Nordeste.

    ResponderExcluir
  21. É muito triste p nós brasileiros nordestinos ter políticos q diz representar o povo, e luta contra a justiça e a favor da corrupção,q isso sirva como reflexão e não voltemos a cometer erros nas próximas eleições; como votar nestes políticos e nem em seus parentes, só assim mudaremos a cara do nosso Nordeste.

    ResponderExcluir