Compartilhe essa Notícia:



O projeto Guarda Mirim é uma iniciativa inédita da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania que surgiu mediante o requerimento de Nº 09/2019 do então vereador Ricardo Maia, aprovado por unanimidade pela câmara de vereadores de Trizidela do Vale. 


A implantação da GUARDA MIRIM é um fato inédito em todo o Maranhão no qual conta com o apoio do prefeito Fred Maia. 

Em conversa com o secretário municipal de segurança Chico da TV, esse projeto é grandioso pela justificativa que o mesmo oferece em propiciar, uma educação disciplinar voltada para o aluno que faz parte e que o mesmo não poderia deixar de incumbir essa ideia dentro das escolas, pois em se tratando de segurança e disciplina esses são requisitos fundamentais em que o prefeito Fred Maia tem se preocupado o bastante. 

Prova dessa preocupação foi a autorização da criação da ronda escolar que conta com frequentes visitas dos guardas municipais dentro da escola levando palestras educativas desde o manter da ordem no ambiente escolar. 

De início o projeto da guarda mirim contará com cerca de 120 alunos, matriculados na rede pública de ensino das escolas São Miguel e Santos Dumont na sede e João Caboclo do povoado Morro dos Caboclos.

Cada escola está dividida por grupos de 40 alunos matriculados. Em conversa, Ricardo Maia, autor do projeto, ele salienta que o mesmo tem por objetivo incentivar essas crianças e adolescentes a buscarem seus objetivos de fortalecê-los dentro do ambiente escolar ensinando-os também a convivência familiar. 

Sua culminância está prevista para o inicio do mês de agosto, porém mesmo antes a guarda municipal já começou a efetuar atividades com todos os alunos com diversas atividades de cunho social, educativo e esportivo abrangendo aspectos de patriotismo, civismo, cidadania, meio ambiente e trânsito, além de campanhas educativas feitas pela corporação.

De acordo com o guarda municipal Francisco, responsável pelas instruções na zona rural, o programa permite aos adolescentes um espaço destinado a todos os critérios aqui citados os orientando sempre em uma boa disciplina e dando-lhes a oportunidade de uma vida digna e de plena cidadania. 

Por enquanto o projeto funcionará em duas escolas da sede que terá como instrutor o guarda municipal Alan Roberto o que com o avançar desse trabalho pretende-se expandir a demais escolas.

Assecom - Assessoria de comunicação da prefeitura de Trizidela do Vale-MA. 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários