Compartilhe essa Notícia:



Presidente falou sobre o editor do site The Intercept durante evento no Rio. Abraji criticou declaração e afirmou que ele 'instiga graves agressões à liberdade de expressão'.


O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (27) que o jornalista Glenn Greenwald "talvez pegue uma cana no Brasil". Ele fez o comentário a jornalistas durante evento na Vila Militar, na Zona Oeste do Rio.

Bolsonaro fez a afirmação após ser questionado sobra a portaria publicada recentemente por Sérgio Moro permitindo a deportação sumária de estrangeiros. O presidente afirmou que o ministro tem "carta branca" e, por ele, teria sido editado um decreto.

"Ele tem 'carta branca'. Eu teria feito um decreto. Tem que mandar pra fora. Quem não presta, tem que mandar embora. Tem nada a ver com o caso desse Glenn não sei o quê (Glenn Greenwald, editor do The Intercept), aí. Tem nada a ver com o caso dele. Tanto é que não se encaixa na portaria o crime que ele tá cometendo."

Ao negar que a portaria tenha tido qualquer relação com Glenn Greenwald, que é norteamericano, Bolsonaro citou que o editor do site The Intercept é "casado com outro homem" e tem filhos brasileiros.

"Até porque ele é casado com outro homem, e tem meninos adotados no Brasil. Tá certo? Malandro, malandro, pra evitar um problema desse, casa com outro malandro, ou não casa, e adota criança no Brasil. É um problema que nós temos...Ele não vai embora. O Glenn pode ficar tranquilo. Talvez ele pegue uma cana, aqui, no Brasil. Não vai pegar lá fora, não."

Glenn Greenwald critica Bolsonaro

O jornalista Glenn Greenwald criticou numa rede social o presidente Bolsonaro por insinuar que ele se casou com o hoje deputado do PSOL David Miranda e adotou dois filhos brasileiros com o objetivo de evitar a lei de deportação.

O jornalista chamou atenção para o fato de ter ser casado há 14 anos, quando era advogado, antes, portanto, de se tornar jornalista. E disse que o presidente acha que ele tem o poder de prever o futuro, referindo-se às matérias que o site The Intercept, do qual é editor, passou a publicar em 9 de Junho com diálogos atribuídos ao então juiz Sérgio Moro e a procuradores da Lava-Jato.

Greenwald afirmou: "Ao contrário dos desejos de Bolsonaro, ele não é (ainda) um ditador". E disse que ele não tem o poder de prender pessoas, porque ainda existem tribunais em funcionamento. E que, para prender alguém, tem que apresentar provas para um tribunal. “Essa evidência não existe.”, disse o jornalista.

Associações condenam declaração do presidente

A Associação Brasileira da Jornalismo Investigativo (Abraji) também criticou a fala do presidente e afirmou que ele "instiga graves agressões à liberdade de expressão".

"Ao ameaçar de prisão um jornalista que publica informações que o desagradam, o presidente Bolsonaro promove e instiga graves agressões à liberdade de expressão. Sem jornalismo livre, as outras liberdades também morrerão. Chega de perseguição. #defendaojornalismo", afirmou a associação.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) afirmou, em nota, que a fala do presidente é uma tentativa de intimidação.

"A ameaça de Bolsonaro a Greenwald nada mais é do que uma tentativa de intimidar um jornalista independente e uma ameaça à liberdade de imprensa. O Greenwald já declarou que Bolsonaro não é um ditador. A ABI endossa essa sua declaração porque ela sempre esteve na trincheira em defesa da liberdade de expressão", afirmou a ABI.

G1

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

21 Comentários

  1. É pra pegar uma cana e desaparecerem com ele. Esse pilantra esquerdista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse presidente pilantra ele podia colocar esse tres filho dele ladrao na cadeia

      Excluir
    2. Vc tinha que morar em Cuba ou na Coreia do norte, pra saber o que é não poder falar, e pedir benção pro ditador todo dia e trabalhar de graça.

      Excluir
  2. Sabia qui tinha dedo do Pt no meio

    ResponderExcluir
  3. Bandido defendendo bandido. o Bolsonaro tem que meter esse americano baitola na cadeia.

    ResponderExcluir
  4. O primeiro pilantra a sair é o proprio filho dele, pilantra de primeira.

    ResponderExcluir
  5. Tem dedo é do BolsoM...., tentando intimidar mesmo!!! Dá-lhe Glenn!!!!

    ResponderExcluir
  6. O vagabundo do Bolsonaro metendo o pau no cu do nordestino, e ainda tem vagabundo achando bom, só quero vê depois que ele terminar de lascar com o brasil

    ResponderExcluir
  7. E cana grossa. Vamos para a Rua pedir isso. É um Canalha.

    ResponderExcluir
  8. Esse juiz pilantra. Sacana se no fosse esses hackeres mesmo sendo crime. Jamais saberiamos. Quem sao os verdadeiros pilantras da historia. Esse juiz e esse peocurador. Tudo corupto. Bando de sacana. Esse presidente canalha nem gosta de nordesrino. Muito menos de maranhense. Bando de canalhas. Como diz ha musica pobre cada vez fica mais pobre, e eles cada dia mais rico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai tomar bem no meio de seu cu baitola

      Excluir
    2. Vai tomar bem no meio de seu cu baitola

      Excluir
    3. Eis as evidências de uma doença degenerativa e incurável. A pessoa fica cega, surda, sem cérebro e com a língua solta, além da ausência de sentimentos. Será possível que os genocídios em vários países, com exemplo a Venezuela, não é o suficiente para o convencimento de que essa ideologia não funciona?

      Excluir
  9. Polícia de pedreiras e trizidela do vale vamos limpar Aruã tira essa turma de vagabundo quer fica furtando roubando assaltando arrombando loja vamos limpar joga tudo na cadeia

    ResponderExcluir
  10. Vai tomar no meio do cu voce. Ze ruela esse presidente acaba com nordetino e voce ainda o defendi. Vai ser burro assim la longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aí dentro filho do luladrao,acostumado com esmolas que não tem coragem de trabalhar!

      Excluir
    2. olha o nível da ptralhada. o choro é livre. o luladrão tá preso babaca

      Excluir
  11. Lula ta preso seu babaca. Provas forjadas.por um juiz corrupto, e um procurador, canalha, e umq supremo todo corrompido. Tem audios e email que comprovam isso. Os filhos do presidente; tudo involvido com melicianos, com laranjas. Currupcao corre solta e juiz sergio fulero? Faz vista grossa pra tudo. Que pais fudido e esse.

    ResponderExcluir