Compartilhe essa Notícia:

A caminhada se encerrou na Praça Correa de Araújo, reunindo além do público, autoridades municipais e do Poder Judiciário da região

Na última quarta-feira (25), as ruas de Pedreiras ficaram agitadas com a Caminhada Juntos Pela Vida, que contou com a participação de centenas de pessoas de todas as idades, incluindo estudantes, autoridades municipais e do poder judiciário. O evento foi parte da Campanha do Setembro Amarelo, cujo objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Organizado em conjunto pela Prefeitura de Pedreiras e Poder Judiciário, com o apoio de vários órgãos, a caminhada teve início na Praça do Cinquentenário e chamou a atenção da população para um problema cada vez mais recorrente em Pedreiras, Trizidela do Vale e região, que é a saúde mental, com ênfase ao suicídio.


“Esta caminhada trata de questões muito ligadas aos nossos jovens, que é o suicídio, depressão, autoestima, que precisamos trabalhar muito junto aos nossos alunos”, destaca Waldirene Tavares, gestora da Unidade Escolar Carlos Martins.

Um dos idealizadores da caminhada, o juiz Marco Adriano avalia. “Setembro Amarelo é uma campanha voltada para a saúde mental e prevenção ao suicídio, então a Secretaria de Educação de Pedreiras em parceria com o CAPS já estavam desenvolvendo ações nas escolas e hoje aqui contando com a parceria do Poder Judiciário, estamos realizando esta caminhada para demonstrar nossa preocupação e mobilizar a sociedade acerca deste problema”.

A secretária Municipal de Educação, Débora Regina Sousa, destaca que a educação está diretamente ligada a esta problemática, assim como a saúde. “Este setembro amarelo é uma ação de parceria da Prefeitura de Pedreiras com o Poder Judiciário. Estamos desenvolvendo ações conjuntas com a participação de todas as secretarias da Gestão Honra e Trabalho. Estamos festejando a vida, prevenção ao suicídio começa pela escola, pela educação, chamando os jovens e conversando de forma aberta. Suicídio é algo infelizmente crescente e muito preocupante entre os jovens, uma questão de saúde pública, que perpassa pela educação também e que precisamos enfrentar”, disse.

O professor Alisson Rodrigues disse que, “temos acompanhado o aumento deste problema entre os jovens e estamos fazendo esta mobilização neste sentido, de alertar a população, nossos jovens de forma especial para esta sensibilização”, pontua.

“Este evento é de grande importância para a nossa sociedade, precisamos estar conscientizando o nosso povo quanto a saúde mental de maneira geral, o suicídio, a depressão, em que a pessoa passa por situação difícil e se isola, e é um momento em que precisa de apoio da família e dos amigos. Temos hoje uma caminhada idealizada pelo juiz Dr. Marco Adriano, abraçada por toda a nossa gestão, pela Prefeitura de Trizidela do Vale, pelo Ciretran, igrejas, escolas. É uma movimentação buscando dar orientação para que as pessoas lutem em favor da vida”, afirma o prefeito Antônio França.









- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreiras
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários