A relação entre prefeito e vice-prefeito em nossa região tem sido marcada por exemplos de desacordos e rompimentos políticos ao longo do atual mandato. As desavenças chamaram atenção do blog para um cenário político bastante diferente das ultimas eleições municipais. A maioria dos prefeitos que vão tentar a reeleição em 2020 formarão chapas distintas das eleições de 2016. “O prefeito brigou com o vice”; “o vice brigou com o prefeito”; “ambos brigaram e se desentenderam”, não importa o motivo, mas matérias sobre o fim da parceria política entre prefeito e seu vice foram muito corriqueiras nos últimos dois anos.

Vamos relembrar alguns rompimentos entre prefeito e vice da nossa região.

São Roberto do Maranhão

O vice-prefeito Edinar do PT rompeu com o prefeito Mundinho. O petista se sentiu desprestigiado no governo e pediu para sair. Ele é pré-candidato a prefeito contra Mundinho nas eleições do ano que vem. Mundinho pode formar chapa com Ouro Nava, que ficou em segundo lugar para prefeito em 2016.
 
Edinar e Mundinho 
Esperantinópolis

O prefeito Aluisinho do Posto e o vice-prefeito Dr. Rogério, apesar de serem do mesmo partido, o PCdoB de Flávio Dino, não falam a mesma língua há muito tempo e se separaram politicamente. Rogério assumiu o comando do grupo de oposição e se lançou pré-candidato a prefeito contra o atual prefeito, de quem é vice.


Igarapé Grande

O prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier, vai procurar um novo vice para disputar as eleições municipais de 2020. Ele não brigou com a vice-prefeita, Dra. Diene. A médica não mora mais no município e já avisou que não pretende mais se envolver em política. No caso não houve desacordo, a vice não quer concorrer e abriu espaço para o prefeito escolher um novo vice.

Pedreiras

Em Pedreiras, a relação do vice-prefeito Everson Veloso com o prefeito não estava caminhando bem, mas azedou de vez, quando o prefeito demitiu a professora Conceição Cunha do cargo de secretária municipal de Educação. A educadora chegou ao cargo indicada pelo grupo do vice e sua exoneração foi o estopim para o fim da parceria entre ele e o prefeito Antônio França. Os dois agora são adversários políticos.
 
Antônio França e Everson Veloso
Lago dos Rodrigues

O prefeito Edjarcir Leite não deve repetir a chapa vitoriosa de 2016. Segundo informações, o vice, Branco Sabino, é aliado do ex-prefeito Valdemar da Serraria, adversário do prefeito. Alguém informou para o presente blog, que Edjarcir vai convidar alguém do grupo de Cícero do Nena para ser o seu candidato a vice. Acácio do Nena é o mais comentado, no entanto, ele tem negado essa informação. “O prefeito nunca veio conversar com a gente, então isso não procede”, disse ele. Então, só falta o prefeito fazer o convite.

Lago da Pedra

O prefeito Laércio Arruda também não pretende repetir a mesma chapa de 2016, mas diferente dos casos anteriores, ele não brigou com o seu vice-prefeito, Rodrigo Neto. Os dois continuam parceiros e no mesmo grupo para enfrentar as eleições do ano que vem. Ocorre que Rodrigo Neto teve que ceder a vaga de vice para Fabiana, esposa do ex-prefeito Osmani.
 
Rodrigo e Laércio 
São Raimundo do Doca Bezerra

O prefeito Séliton Miranda tem excelente relação de amizade e parceria política com a vice Dra. Raibel. Ainda assim, existe a informação de que eles não formarão chapa em 2020. Segundo boatos que chegaram ao blog e não foram confirmados, o prefeito deve convidar uma forte liderança de oposição para compor chapa com ele em 2020 e a atual vice, Dra. Raibel, deve tentar uma vaga na Câmara. São os boatos.
 
Dra. Raibel e Séliton Miranda 
Paulo Ramos

Há informações ainda não confirmadas que o atual vice Francimar não será mais o candidato a vice de Deusimar Serra no pleito do ano que vem. O prefeito ainda não confirmou a informação, porém, tudo indica que ele deve procurar um novo parceiro de chapa para enfrentar as eleições de 2020 contra o fortíssimo Adailson. Francimar vai tentar voltar para a Câmara Municipal.
Francimar e Deusimar

Marajá do Sena

Em Marajá do Sena, segundo informações, Danilo Soares será o candidato a vice-prefeito pela chapa governista. O jovem substituirá o avô, Riba Soares que está atualmente no cargo. O convite do prefeito Lindomar para o jovem empresário aconteceu recentemente e Danilo desistiu de sua pré-candidatura a prefeito para ser o futuro candidato a vice do Lindomar.

São José dos Basilios 

Nada decidido em São José dos Basilios. O prefeito Farinha Paé e o vice-prefeito Evandro Martins estão conversando; talvez o prefeito encontre um novo candidato a vice para disputar a reeleição em 2020. Vamos aguardar a movimentação de Creginaldo Rodrigues, o "Farinha Paé". 

Ainda sobre os vices...

Capinzal do Norte – A relação do prefeito André Portela com sua vice, Preta do Arnaldo, é de parceria, amizade e lealdade. Segundo informações, ele tem tudo para repetir a mesma chapa que foi vitoriosa em 2016 nas eleições do ano que vem. O grupo do prefeito está unido e forte para enfrentar o pleito de 2020.

Trizidela do Vale – Fred Maia está em seu segundo mandato e não poderá mais concorrer. O seu vice, o médico Dr. Deibson Balé, renunciou ao mandato em junho do corrente por conta de acúmulo de cargos, mas será o candidato a prefeito em 2020 com apoio do atual gestor. Não teve briga entre prefeito e vice em Trizidela do Vale.
 
Fred Maia e Dr. Deibson
Poção de Pedras – É excelente a relação entre o prefeito Cascaria e seu vice Adenilson. Os dois são reeleitos e não vão concorrer a mandato do executivo em 2020.
 
Adenilson e Cascaria 
Bernardo do Mearim - O vice-prefeito de Bernardo do Mearim é um grande parceiro da prefeita Eudina. Os dois estão juntos apoiando a pré-candidatura de Júnior Xavier para prefeito nas eleições de 2020. Nunca houve desacordo entre Eudina e Bidor, parceria leal, forte e vencedora.
Osvaldo, Eudina e Bidor 

Lima Campos - O prefeito Jailson está em seu segundo mandato e teve uma relação excelente de trabalho e amizade com seu vice, porém, desde que o grupo do prefeito optou por apoiar Dirce Prazeres, o vice Estevinho demonstra insatisfação e ensaia deixar o grupo do prefeito para se candidatar a prefeito pela oposição.
 
Jailson e Estevinho 
Santo Antônio dos Lopes – É o prefeito Bigu que afirma que não será candidato em 2020, mas ele não indica a vice Priscyla para sucedê-lo. Os dois tiveram um arranca rabo no começo do governo, mas depois se acertaram.
 
Priscyla e Bigu
Joselândia – O vice Derick Menezes tem boa amizade com o prefeito Biné e se apresenta como pré-candidato a prefeito do grupo da situação. O prefeito Biné ainda não divulgou oficialmente o nome de seu futuro candidato a sua sucessão. Marcelo Queiroz corre por fora, porém, o vice tá com mais moral.
Biné e Derick